As 10 melhores VPNs para Mac

Uma seleção do iFeed das melhores VPNs do mercado para computadores Mac.
Escrito por Redação iFeed e
8 mins de leitura
As 10 melhores VPNs para Mac
Publicidade
Publicidade

Uma VPN é uma rede virtual privada que pode ser utilizada para aceder a redes públicas de forma mais segura. Milhares de pessoas recorrem a serviços de VPN para encriptar os seus dados e ocultar o seu endereço de IP enquanto navegam online. Com a ajuda de uma VPN, é possível protegeres os teus dados online e adicionar uma segunda camada de proteção a dispositivos da Apple.

As VPNs são uma tecnologia extremamente popular, e por isso existem cada vez mais soluções no mercado. Mas quais são as VPN que valem realmente a pena utilizar no Mac? Neste artigo, podes encontrar as 10 melhores VPNs da atualidade para o sistema macOS e ficar a par dos pontos fortes—e fracos—de cada uma.

Como escolher a melhor VPN para Mac?

Existem vários fatores que permitem avaliar a qualidade de uma VPN. Neste artigo, o nosso foco passou pelos seguintes:

  • Segurança: uma VPN é, essencialmente, uma ferramenta de segurança. Por esse motivo, uma VPN de qualidade deve conseguir estabelecer ligações seguras à Internet, assegurar a privacidade de todos os seus utilizadores, e contar com uma ou mais funcionalidades de cibersegurança adicionais.
  • Transparência: uma VPN deve ser transparente e disponibilizar o máximo de informação possível acerca dos seus serviços. Isto inclui não só informações básicas sobre o provedor de VPN como dados detalhados acerca do número de servidores disponíveis, protocolos de privacidade, ou planos de pagamento.
  • Velocidade: uma VPN de excelência para Mac deve ser veloz e permitir o acesso aos teus conteúdos favoritos sem problemas. Uma VPN vai inevitavelmente desacelerar a tua conexão à Internet, mas o seu efeito deve ser tangencial ou, idealmente, impercetível.
  • Facilidade de uso: as VPNs deixaram há muito de ser uma tecnologia de nicho, pelo que devem ser fáceis de navegar e utilizar funcionalidades de modo simples e direto. Uma boa interface e um design intuitivo são essenciais para garantir que uma VPN é fácil de usar.
  • Preço: como acontece com todos os produtos e serviços, as VPNs de qualidade superior tendem a ser mais caras do que os seus competidores. Contudo, um bom balanço entre qualidade e preço é importante na hora de escolher uma VPN de qualidade para utilizar no Mac.

As 3 melhores VPNs da atualidade para Mac

1. NordVPN: a nossa VPN número um para Mac

pastedGraphic.png

✓ Política de zero registos

✓ Velocidade impressionante

✓ Várias funcionalidades extra

✓ Disponível em 6 dispositivos em simultâneo

A NordVPN é uma VPN de referência internacional que merece estar no topo da lista. Ainda que as velocidades de conexão possam variar extensivamente de servidor para servidor, a NordVPN não possui nenhum ponto fraco óbvio que seja digno de nota. No sentido contrário, é tida como a VPN mais rápida do mercado (segundo uma avaliação independente da AV-TEST) e conta com um leque extensivo de funcionalidades extra.

Algumas das funcionalidades adicionais mais interessantes da NordVPN incluem o Kill Switch Automático e a Proteção Contra Ameaças. O Kill Switch é uma medida de segurança de última instância que bloqueia o acesso do teu dispositivo à Internet caso a sua ligação ao servidor remoto seja hackeada ou interrompida. Já a Proteção Contra Ameaças é um pacote de funcionalidades de segurança completo com proteção contra malware, um bloqueador de cookies, e um bloqueador de anúncios.

Finalmente, é importante mencionar que a NordVPN garante o acesso a até seis dispositivos em simultâneo e conta com uma política austera de zero registos. Isto quer dizer que a NordVPN não guarda nenhum registo da tua atividade enquanto navegas online. Deste modo, a tua identidade e dados privados nunca se encontram expostos e não são partilhados com terceiros.

2. Surfshark: VPN com excelente relação qualidade-preço para Mac

pastedGraphic_1.png

✓ Velocidade rápida

✓ Protocolo WireGuard

✓ Excelente para streaming

✓ Conexões simultâneas ilimitadas

☓ Serviço de apoio ao cliente duvidoso

Para além de contar com uma das melhores relações qualidade-preço do mercado, a Surfshark é uma VPN de confiança para Mac que é especialmente apropriada para utilizadores que gostem de ver séries e privilegiem encriptação de alto nível. A Surfshark recorre a um protocolo de encriptação de primeira linha conhecido como WireGuard que foi descrito—nas palavras de Linus Torvalds, o criador do sistema operativo Linux—como uma "obra de arte."

Para além de encriptação avançada, o protocolo WireGuard também ajuda a Surfshark a estabelecer conexões extremamente rápidas. A velocidade de navegação é excelente e o acesso a serviços de streaming (incluindo conteúdos bloqueados em sites como a Netflix) encontra-se entre os melhores da atualidade. Infelizmente, alguns utilizadores deixaram queixas relativamente ao serviço de apoio ao cliente da Surfshark, nem sempre tão eficiente quanto seria desejável.

De resto, a Surfshark tem tudo o que se exige de uma VPN de excelência para Mac, oferecendo ainda conexões simultâneas ilimitadas a um preço muito interessante. Tal como a NordVPN, a Surfshark leva a privacidade dos seus utilizadores muito a sério e também conta com uma política de zero registos.

3. AtlasVPN: ideal para utilizadores inexperientes

pastedGraphic_2.png

✓ Autenticação de múltiplos fatores (2FA)

✓ Funcionalidade SafeSwap

✓ Período de teste até 30 dias

✓ Apoio ao cliente rápido e eficaz

☓ Poucos servidores

Ainda que disponibilize menos de 1.000 servidores, a norte-americana AtlasVPN é uma VPN de qualidade que pode ser testada gratuitamente por um período de 30 dias. Com um serviço de encriptação também assente no protocolo WireGuard, a AtlasVPN garante conexões rápidas e segurança avançada apesar do número limitado de servidores.

Outro dos pontos fortes da AtlasVPN passa pelo acesso imediato a autenticação de dois fatores (ou 2FA), uma das funcionalidades básicas deste excelente provedor de VPN. Entre os serviços únicos da AtlasVPN consta ainda a funcionalidade SafeSwap, que oferece um nível extra de privacidade online. A SafeSwap oferece-te a possibilidade de navegares na Internet utilizando múltiplos endereços de IP rotativos—o que faz com que seja muito mais difícil descobrir o teu "verdadeiro" endereço de IP.

Finalmente, a AtlasVPN destaca-se ainda por contar com um dos serviços de apoio ao cliente mais elogiados do mercado. Por este motivo e também por oferecer um período de testes gratuito, a AtlasVPN é uma das melhores VPNs para Mac do setor para utilizadores que estejam à procura da sua primeira VPN e não precisem de uma solução muito cara ou extremamente sofisticada.

Outras VPNs de qualidade para Mac

4. CyberGhost

pastedGraphic_3.png

✓ Fácil de usar

✓ Várias funcionalidades extra

✓ Perfeita para utilizadores da Apple na Europa

☓ Sem auditoria de segurança

☓ Servidores podem ficar "entupidos"

Com um design moderno e intuitivo, a CyberGhost é uma VPN para Mac que não se encontra entre as mais acessíveis do mercado, mas que é extremamente fácil de usar. A CyberGhost destaca-se ainda pelo bom número de funcionalidades extra, que incluem um Kill Switch Automático e um bloqueador de malware.

Ótima para utilizadores portugueses (as velocidades de streaming são excelentes na Europa), a CyberGhost fica um pouco atrás dos seus competidores mais fortes por não contar com uma auditoria de segurança independente e por nem sempre permitir o acesso aos seus servidores. Alguns utilizadores queixaram-se de ter de esperar para utilizar a VPN, já que os servidores se encontravam demasiado saturados.

5. ExpressVPN

pastedGraphic_4.png

✓ Velocidades rápidas

✓ Boa aplicação Mac

✓ Apoio ao cliente incansável

☓ Mais cara do que a média

☓ Apenas 3 conexões simultâneas

A ExpressVPN é uma VPN muito interessante para Mac porque conta com uma boa aplicação desenvolvida para o sistema operativo da Apple (muitos provedores de VPN são maioritariamente orientados para Windows). No entanto, também se encontra entre as menos acessíveis do mercado. Valerá a pena o preço?

Ainda que garanta velocidades rápidas e seja uma referência no setor, a ExpressVPN pode ser relativamente cara—principalmente se tivermos em conta outras VPNs para Mac. O apoio ao cliente é de alta qualidade e encontra-se disponível 24/7, mas a impossibilidade de conectar apenas três dispositivos em simultâneo e as baixas velocidades em OpenVPN fazem com que a ExpressVPN fique fora do pódio principal.

6. Private Internet Access

pastedGraphic_5.png

✓ Várias opções de encriptação

✓ Open source

✓ Até 10 dispositivos em simultâneo

☓ Netflix pode ser lento

☓ Sem exclusão de aplicações

Open source e com uma política de zero registos, o Private Internet Access é uma VPN para Mac que prima pela segurança. Encontra-se também entre as mais flexíveis do mercado, permitindo aos utilizadores recorrer a várias opções de encriptação.

No sentido contrário, o Private Internet Access é um pouco lento para streaming (a Netflix pode fazer buffering) e não possui uma opção de exclusão de aplicações, o que pode ser bastante irritante.

7. PureVPN

pastedGraphic_6.png

✓ Preço acessível

✓ Redirecionamento de portas

☓ Problemas de conexão

☓ Algumas funcionalidades não resultam com WireGuard

Os pacotes anuais da PureVPN encontram-se entre os mais proveitosos do mercado, mas vale a pena poupar para aceder a esta VPN? Ainda que a PureVPN inclua tecnologia de redirecionamento de portas, deixa a desejar devido aos seus problemas de conexão e bugs ocasionais, muitas vezes relacionados com falhas WireGuard.

8. Mullvad

pastedGraphic_7.png

✓ Boa velocidade de conexão

✓ Kill Switch automático

✓ Disponível na China

☓ Não funciona com todos os serviços de streaming

☓ Website pouco informativo

Menos transparente do que seria desejável, o Mullvad é um serviço VPN relativamente desconhecido que se destaca essencialmente pela sua velocidade de conexão, pelo acesso a ferramentas de segurança adicionais como o Kill Switch automático e a disponibilidade na China, onde nem todas as VPNs funcionam.

9. PrivateVPN

pastedGraphic_8.png

✓ Até 10 dispositivos em simultâneo

✓  Política de zero registos

☓ Poucos servidores

☓ Sem Kill Switch para macOS

Como o nome indica, a PrivateVPN coloca a privacidade dos seus utilizadores em primeiro lugar com uma boa política de zero registos e encriptação de nível standard. Pode não ser a melhor VPN para Mac, porque algumas das suas funcionalidades—como o KillSwitch—só se encontram disponíveis na versão Windows.

10. IPVanish

pastedGraphic_9.png

✓ Disponibilidade

✓ Encriptação de respeito

☓ Sem servidores otimizados

☓ Partilha de dados

No mundo das VPNs, uma controvérsia pode ser tudo o que é preciso para acabar com a reputação do serviço. Ainda que a IPVanish detenha as suas próprias infraestruturas e ofereça encriptação de respeito, ficou para sempre marcada por uma controvérsia de partilha de dados em 2018.

A IPVanish garantiu que tem uma política de zero registos, mas nunca contratou os serviços de auditores independentes para pôr os seus próprios sistemas à prova.

Conclusão

Existem muitas VPNs de qualidade para Mac, mas os grandes destaques são a NordVPN, a Surfshark, e a AtlasVPN. Escolher a VPN certa para usar no Mac nem sempre é fácil, mas a tua segurança e privacidade estarão sempre asseguradas com qualquer uma das nossas três primeiras escolhas.

Devido ao controlo apertado do seu hardware e software, os computadores Mac são mais seguros do que os PCs Windows. No entanto, continua a ser fundamental instalares uma VPN em qualquer que seja o computador da Apple para navegares online de forma segura e privada.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo