Tentaste carregar o iPhone e recebeste um aviso de que foi detetado líquido no conetor? Não entres em pânico... Esta mensagem tem como objetivo evitar que possíveis danos no equipamento e é mais comum do que possas imaginar.
Neste artigo, explicamos-te o que pode originar este alerta e que passos deves dar para voltares a carregar o iPhone com a máxima segurança.
Por que razão existe este aviso?
Os iPhones mais recentes são resistentes à água, mas não são à prova de água. Isto significa que uma breve exposição a líquidos pode não causar danos no aparelho, mas há sempre risco de a humidade chegar às zonas mais sensíveis, como o conetor USB-C ou Lightning. Quando isso acontece, o sistema operativo interrompe o carregamento através do cabo e apresenta o alerta de deteção de líquidos.
Esse aviso também pode surgir por engano, devido à presença de humidade, sujidade ou até de um cabo defeituoso.
O que fazer quando o alerta surgir?
1. Seca bem a porta de carregamento
Mesmo que o iPhone pareça seco, a presença de pequenas gotas dentro do conetor pode ser suficiente para bloquear o carregamento. Para secar a porta de carregamento, deverás evitar usar secadores, cotonetes ou objetos pontiagudos.
Sugerimos que coloques o iPhone na vertical (com o conetor virado para baixo) e dês leves toques no telefone para que a água seja removida do orifício. Depois, deixa-o a secar ao ar livre durante, pelo menos, 30 minutos (ou várias horas, caso tenha estado submerso).
Lembra-te que durante este tempo, não deves carregar o iPhone com o cabo. Em vez disso, opta por usar um carregador sem fios até teres a certeza de que o dispositivo está completamente seco.
2. Verifica o cabo

O alerta também pode aparecer no ecrã do iPhone se estiveres a usar um cabo específico. Por este motivo, deves testar outro cabo ou carregador.
Se o problema desaparecer, é provável que o cabo antigo esteja danificado ou que tenha absorvido humidade.
Prefere sempre os cabos originais da Apple ou aqueles que têm certificação MFi (Made for iPhone). Estes são os mais compatíveis e seguros do mercado.
3. Limpa o conetor com cuidado
Sujidade, pó ou resíduos podem desencadear um alerta. Por isso, deves usar uma palheta fina ou um clipe de abertura (os que servem para abrir a gaveta de suporte para cartões SIM) para remover suavemente quaisquer obstruções. Evita usar ar comprimido, líquidos ou produtos de limpeza.
4. Reinicia o iPhone
Reiniciar o iPhone pode ajudar a resolver falhas de software que estejam a gerar o alerta erroneamente.
Para reiniciares o dispositivo, mantém premido o botão lateral e um dos botões de volume até veres o controlo deslizante. Depois, arrasta o botão para desligares o iPhone e liga-o novamente.
5. Atualiza o iOS
Se o teu iPhone tem uma versão antiga do sistema operativo, pode haver bugs que causem o aparecimento deste aviso.
Aconselhamos-te a abrir as Definições e acederes a Geral > Atualização de software. Neste espaço, verifica se existem atualizações disponíveis.
Devo usar a opção “Ignorar Aviso”?

Por vezes, o iPhone apresenta a opção "Ignorar Aviso" (ou Emergency Override), permitindo carregar o dispositivo mesmo com a exibição deste alerta.
No entanto, só deverás recorrer a esta opção se tiveres a certeza absoluta de que o iPhone está seco e o aviso se deve a um erro. Forçar o carregamento pode provocar curtos-circuitos ou danos permanentes na porta de carregamento.
Se quiseres carregar o iPhone com urgência e não confias na porta física, a melhor solução é usares um carregador sem fios compatível com MagSafe ou Qi, desde que a parte traseira do equipamento esteja seca.