CarPlay Ultra estreia-se nos EUA e Canadá com a Aston Martin

O CarPlay Ultra traz o melhor do iPhone para o teu automóvel. O sistema deverá chegar a mais mercados ao longo dos próximos meses.

15 de Mai de 2025
CarPlay Ultra estreia-se nos EUA e Canadá com a Aston Martin

Volvidos três anos desde o anúncio oficial, a Apple está finalmente pronta para lançar a nova geração do seu sistema automóvel, o CarPlay 2, agora rebatizado como CarPlay Ultra. A estreia ocorrerá inicialmente nos Estados Unidos e no Canadá, e virá instalada nos veículos da Aston Martin.

A fabricante britânica será a primeira a proporcionar a tão aguardada experiência automóvel de última geração da Apple, integrada de raiz em todos os veículos encomendados a partir destes dois mercados. Para os atuais proprietários, a boa notícia é que a atualização estará disponível a partir de junho nos concessionários autorizados, mas com algumas condições.

0:00
/0:13

Para usufruírem do CarPlay Ultra, os condutores terão de possuir um dos modelo Aston Martin equipados com o mais recente sistema de infoentretenimento da marca, lançado em 2023. Além disso, será necessário utilizar um iPhone 12 ou superior, com o iOS 18.5 (ou versão mais recente) instalado.

Entre os modelos elegíveis para a atualização, destacam-se o SUV DBX e os principais desportivos da marca: Vanquish, Vantage e DB12. Por agora, a novidade ficará restrita aos Estados Unidos e ao Canadá, mas a Apple já confirmou que o CarPlay Ultra irá chegar a outros mercados ao longo dos próximos 12 meses.

Apresentado inicialmente na WWDC de 2022, o novo sistema promete uma integração profunda entre o software da Apple e o design dos veículos. O CarPlay Ultra irá abranger não só o ecrã central de infoentretenimento, mas também o painel de instrumentos, adaptando-se à linguagem visual do fabricante automóvel para uma experiência harmoniosa e personalizada.

Com esta nova abordagem, os condutores poderão visualizar toda a informação essencial como o velocímetro ou o conta-rotações, além de poderem ver as playlists do Apple Music ou as direções do Google Maps. Elementos até agora ausentes, como os monitores de pressão dos pneus ou os controlos do ar condicionado, poderão também surgir integrados na interface.

Permanece, no entanto, a dúvida sobre como será o desempenho da Siri nesta nova versão. Com a evolução da inteligência artificial da Apple, espera-se que a assistente digital permita interações mais sofisticadas, nomeadamente através da nova Apple Intelligence, desde que esta funcionalidade tenha sido ativada no iPhone.

A Aston Martin não estará sozinha por muito tempo. Marcas como Porsche, Audi, Honda, Jaguar Land Rover, Hyundai, Kia e Genesis já manifestaram a intenção de também adotar o CarPlay Ultra.