Chegou o iPhone 14 e o iPhone 14... Plus!

Cá estão os novos iPhones! Neste artigo damos-te a conhecer o iPhone 14 e o iPhone 14 Plus.
4 mins de leitura
Chegou o iPhone 14 e o iPhone 14... Plus!
Publicidade
Publicidade

Se no ano passado não passavam de rumores, parece que este ano a profecia se concretizou. Adeus, iPhone mini. Pelo menos no meu caso, não deixas grandes saudades.

O segmento abaixo dos Pro do iPhone tem agora uma excelente novidade: o formato Plus!

É certo que a Apple está a tomar um tipo de atitude que eu considero não propriamente interessante: manter o processador do modelo anterior, mas com algumas melhorias para que te valha a pena comprá-lo, sobretudo se tiveres um 12 ou um 11, por exemplo.

O preço é também obviamente diferente. Vamos lá ver o que esta décima quarta iteração dos modelos convencionais dos iPhones nos traz este ano.

Notch mais pequeno ou desaparecido? Seria pedir demais. Não… infelizmente, se não quiseres esta secção negra no topo do teu iPhone, terás que comprar a versão Pro. Mas, alegria: agora já podes ter a opção Plus, o que significa que poderás ter um iPhone com 6.7 polegadas, para além das 6.1 polegadas habituais. Sim, não poderia chamar-se Max, porque isso está reservado para os Pro.

E quanto às cores? meia-noite, luz das estrelas, azul, roxo (PRODUCT) RED e rosa!

Esta não me passa do goto. Modelo 14, o mesmo processador A15 Bionic, com um GPU de 5 núcleos (18% mais rápido), CPU de 6 núcleos e um Neural Engine de 16 núcleos. Tem uma Processador Sinal de Imagem específico para a câmara.

Dotado de novos núcleos de alta performance e um Neural Engine muto mais rápido, todas as suas capacidades irão muito além. Este processador foi também apetrechado com novos Display Engines, Video Encoders e Decoders, bem um novo sistema de cache duplo e novos processadores de sinal de imagem.

Se as câmaras do seu predecessor já surpreenderam e muito, agora estamos noutro patamar. A sua disposição continua diagonal e não horizontal.

Temos uma nova câmara traseira de 12MP com uma abertura maior que permite a captação de mais 47% de luz, e melhorias extraordinárias, na ordem do incremento de 49% para fotografias com pouca luz (através da tecnologia Photonic Engine). Já reparaste nas melhorias que a Apple desenvolveu nesta nova versão do iPhone? Quer nas fotografias, quer nos vídeos!

Gravações em 4K com Dolby Vision, modo inteligente Dolby Vision HDR, e de, modo Retrato, cada vez melhor e mais detalhado. A estabilização foi intensamente melhorada através do Modo Ação. Mesmo para as mãos mais trémulas, fotografias desfocadas ou filmagens tremidas sejam vetadas ao passado. É difícil não adorar.

A Câmara Frontal tem uma Câmara TrueDepth de 12 Megapixels com AutoFocus, apresentando um sistema híbrido que te permitirá selfies como nunca viste.

Os novos iPhones 14 e 14 Pro também continuam a suportar o modo retrato em vídeo!

Mantendo, mas tendo desenvolvido o ecrã Super Retina XDR True Tone, o novo iPhone consegue atingir 12000 nits de luminosidade em modo HDR, e um contraste de 2.000.000:1.

Para além do 5G, o eSIM continua uma forte aposta da Apple. Podes inclusivamente ter vários eSIM neste novo iPhone!

Finalmente a ligação por satélite! Mas só para SOS de emergência. Tens no iOS todas as indicações que te permitem apontar para o satélite, podendo enviar uma mensagem numa situação de emergência. Ainda algo incipiente, mas profundamente útil. Será lançado em novembro apenas nos EUA e Canadá.

Tal como os novos Apple Watch, o iPhone tem agora sistema de deteção de quedas e um giroscópio e acelerómetros melhorados que te permite auxílio no caso de algum problema. Espera-se que nunca venhas a precisar. Mas ficas pelo menos mais sossegado até porque, tal como falei no ponto anterior, o satélite assegura que nunca fiques sem auxílio em locais onde não apanhas rede.

Os novos iPhones 14 e 14 Plus estarão disponíveis para pré-compra a partir de 1039€ e 1189€, respectivamente, já esta sexta-feira, dia 9 de setembro, e para compra na sexta-feira seguinte, dia 16 de setembro. No caso do 14 Plus só no dia 7 de outubro é que ocorrerá o lançamento.


A cobertura do iFeed ao evento da Apple é patrocinada pela iMazing e 1Password. A iMazing é a aplicação líder para gestão de dispositivos iOS, que inclui recursos exclusivos e soluções avançadas de conectividade, backup e diagnóstico para o teu iPhone e iPad. A 1Password é a mais popular aplicação de gestão de palavras-passe que sincroniza facilmente os dados do utilizador em todas as plataformas - iOS, Android, Mac e Windows. Interessado em saber mais? Vê aqui as nossas reviews completas da iMazing e 1Password. Obrigado aos nossos patrocinadores pelo apoio nesta cobertura!

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo