Como bloquear chamadas spam e robocalls no iPhone

Cansado de receber chamadas de números aleatórios suspeitos? Não deixes o spam mexer contigo. Aprende a evitar spam e robocalls irritantes com estas dicas rápidas.
Escrito por Redação iFeed e
4 mins de leitura
Como bloquear chamadas spam e robocalls no iPhone
Publicidade
Publicidade

O que são chamadas spam, robocalls e chamadas fraudulentas?

Ora, para além de serem irritantes e um enorme distrativo, o que têm chamadas spam, robocalls, e chamadas fraudulentas de diferente?

  • Robocalls: Quando atendes o telemóvel e ouves uma mensagem automatizada e pré-gravada.
  • Spam: Chamadas não desejadas de vendedores ou instituições de caridade (por exemplo), que geralmente contactam um grande número de pessoas com um guião genérico e semelhante. Estes podem mesmo ter obtido o teu consentimento, ainda que não saibas. (Consulta a dica 1 no final desta secção).
  • Chamadas fraudulentas: Uma chamada maliciosa de alguém que finge ser algo que não é – como o teu banco, a tua universidade, ou o teu médico.

Até podes pensar que é fácil identificar uma fraude, mas basta um momento de distração para seres enganado por um agente ilegítimo com acesso à tua informação. Por exemplo:

  • Atualmente, os robocallers conseguem fazer com que os seus números aparentem ser números de telefone locais e genuínos. Assim, é muito mais fácil apanhar-te desprevenido.
  • Por vezes, o agente que comete a fraude já sabe o teu nome e morada, o que o faz parecer mais legítimo e oficial.
  • Em ataques de whaling e phishing, um spammer pode personificar o teu chefe, um dos teus colegas, ou até o CEO da companhia para a qual trabalhas. A empresa de aviação austríaca FACC perdeu 56 milhões de dólares após um ataque de whaling em janeiro de 2016. No mesmo ano, o departamento de recursos humanos da Seagate partilhou os detalhes pessoais de 10.000 funcionários com um scammer que se fez passar pelo CEO da empresa.

Como bloquear chamadas spam e robocalls no iPhone

É bastante fácil bloquear números que fazem chamadas spam um por um, nas definições do telemóvel. Para proteção a longo-termo contra chamadas spam, é aconselhável experimentares as nossas dicas na secção final.

Como bloquear chamadas spam no iPhone

  1. Vai até à aplicação Phone.
  2. Seleciona “Recentes.”
  3. Encontra o número que pretendes bloquear e seleciona o ícone de informação azul que se encontra do lado direito do número.
  4. Seleciona “Bloquear este número.”

Mais maneiras de bloquear spam, chamadas spam, e robocalls

Confia no teu provedor de Internet

Alguns provedores de Internet oferecem algum nível de proteção contra spam como parte dos seus planos para clientes. Melhorias na rede e tecnologias como a tecnologia SHAKEN/STIR fazem com que seja possível verificar a legitimidade de chamadas e detetar números falsos na tua área.

Utiliza uma aplicação para te protegeres contra spam

Aplicações como a Truecaller, YouMail, Hiya, UnknownPhone, ou Calls Blacklist identificam chamadas spam e robocalls, bloqueiam números de telefone maliciosos, e até te ajudam a criar uma lista negra personalizada.

A maioria destas aplicações requer uma subscrição anual ou mensal, mas recorrem a uma lista em constante atualização de robocallers, spammers, e agentes fraudulentos para lutar contra o spam

Inscreve-te no Do Not Call Registry

Nos Estados Unidos, vendedores devem honrar o Do Not Call Registry local, onde qualquer pessoa se pode inscrever através do site www.donotcall.gov. Em Portugal, o Do Not Call Registry é conhecido como Robinson.

O Do Not Call Registry apenas é eficaz contra chamadas de vendedores. Instituições de caridade, grupos políticos, coletores de dívidas, ou questionários vão continuar a poder ligar-te. Robocallers e agentes fraudulentos não costumam respeitar o Do Not Call Registry, pelo que precisarás de proteção adicional para lidar com eles.

Como parar o spam e as robocalls para sempre

Bem, talvez não para sempre. No entanto, estas dicas vão certamente ajudar-te a lidar com o spam e as robocalls a longo prazo.

Para de partilhar as tuas informações pessoais sem saber

Quando crias uma conta numa aplicação ou fazes um perfil numa loja online, consulta a política de privacidade. Muitas vezes, aceitas não só receber chamadas, e-mails, e mensagens de texto acerca de serviços e promoções, mas também que as tuas informações pessoais sejam partilhadas com terceiros.

Usa um endereço de e-mail descartável

Cria um endereço de e-mail extra que possa ser usado para te inscreveres em lojas online, fóruns, ou plataformas de jogos. Assim, caso ocorra qualquer género de violação de dados, o teu verdadeiro endereço de e-mail não será divulgado.

Pensa duas vezes antes de clicar em links

Num e-mail de phishing, um link pode ser malicioso. Se clicas em links que se encontram em e-mails suspeitos, estes podem levar-te a sites falsos especialmente desenhados para roubar as tuas informações pessoais.

Imaginemos que um scammer falsifica um e-mail da FedEX e que depois te envia uma mensagem a pedir que remarques a entrega de um produto mediante o pagamento de uma pequena taxa. Clicas no link para remarcar a entrega e introduzes o teu nome, morada, e detalhes bancários no site falso providenciado pelo scammer. Agora o scammer sabe todas as tuas informações, e não há nada que possas fazer para reverter a situação.

A funcionalidade Proteção contra ameaças da NordVPN pode ajudar-te, já que bloqueia o acesso a sites falsificados e identifica ficheiros que contêm malware. Esta funcionalidade reduz a probabilidade do teu dispositivo ser exposto a ciberataques.

Aprende a detetar spam

Os scammers não são as pessoas mais inteligentes do mundo, pelo que basta procurar por pequenos erros como gralhas gramaticais, imagens com baixa resolução, ou linguagem estranha.

Um truque comum, por exemplo, é quando um scammer troca o “l” em “PayPal” por um “i” maiúsculo, criando um link para “https://www.paypal.com/us/home” em vez de “https://www.paypaI.com/us/home.” Isto permite ao scammer roubar os teus detalhes pessoais, por isso é importante teres cuidado!

Artigo redigido pela NordVPN

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo