Como exportar fotos do Google Fotos para o iCloud

Como exportar fotos do Google Fotos para o iCloud

O Google Fotos deixará de ter armazenamento ilimitado a partir de 2021. Deixamos-te aqui dicas de como exportar as tuas fotos e importar para o iCloud.

Daniel Gomes
∙ 3 minutos de leitura

Quando em 2015 a Google lançou o Google Fotos, grande parte da sua promoção baseou-se em armazenamento ilimitado de fotos, o que criou uma elevada popularidade deste serviço até entre utilizadores de iPhone. Agora, a empresa de Redmond anunciou que em 2021 este serviço passará a ser pago. Se és um utilizador da aplicação, ensinamos-te aqui como exportar os teus dados do Google Fotos para o iCloud.

Com toda a popularidade em torno da aplicação, muitos utilizadores fizeram uso desta aplicação para guardar anos de memórias. Atualmente, o Google Fotos conta com mais de mil milhões de utilizadores a nível mundial, o que representa um acréscimo da necessidade de espaço (e custo associado) de armazenamento. Por isso mesmo, a Google anunciou que a partir de 1 de Junho de 2021, todos os novos uploads de fotos e videos passarão a contar para 15GB de armazenamento incluido com a conta Google.

Ora, quer com isto dizer que todo o conteúdo que atualmente tens no Google Fotos deverá manter-se seguro. Apenas os novos uploads a partir de 1 de Junho de 2021 é que passarão a contar para o espaço limitado gratuito. A Google apresenta também um conjunto de planos de upgrade do espaço disponível. Contudo, se estás investido no ecossistema Apple, poderá ser uma boa opção considerares atualizar o teu plano do iCloud, principalmente numa altura em que a Apple apresentou o pacote de serviços Apple One, que inclui armazenamento no iCloud.

Para migrares as fotos do Google Fotos para o iCloud, terás primeiro que tudo de exportar todas as fotos da biblioteca do Google Fotos, e posteriormente carregá-las para o iCloud. De seguida, apresentamos-te passo a passo como o fazer.

Exportar fotos do Google Fotos

Pra procederes a este passo, tens 2 opções: descarregar todo o conteúdo de uma vez no serviço disponibilizado Google Takeout ou descarregar conteúdo específico através da aplicação ou website Google Fotos. Mostramos-te como o fazer em qualquer uma das opções.

Se pretenderes extrair todos os teus dados do Google Fotos de uma só vez, deves:

  1. Aceder a takeout.google.com;
  2. Para exportar apenas as fotos, desseleciona todas as checkboxes exceto a do Google Fotos;
  3. Desce na página até ao botão "Passo seguinte" e clica no mesmo;
  4. Escolhe as tuas preferências de exportação, como a frequência e o tipo de ficheiro de exportação;
  5. Clica em "Criar exportação". A partir daqui, irá iniciar o processo de exportação  e quando o mesmo estiver pronto, aparecerá um botão de download;
  6. Caso a tua biblioteca seja muito grande, o processo de exportação poderá indicar-te uma data de "horas ou dias". Nesse caso, a Google enviar-te-á um e-mail a informar que podes iniciar o processo de download.

Caso pretendas extrair um conjunto selecionado de fotos, podes seguir pelos seguintes passos para o acesso através do browser:

  1. Acede ao site photos.google.com e autentica-te com a conta Google na qual tens as fotos associadas;
  2. Passa com o rato por cima das fotos e no canto superior esquerdo de cada foto verás um ícone de seleção. Seleciona o conjunto de fotos que pretendes;
  3. Para descarregar, clica em Shift+D e a transferência terá inicio.

Se preferires descarregar fotos através da aplicação para iOS:

  1. Abre a aplicação Google Fotos no iPhone ou iPad;
  2. Clica numa foto durante algum tempo para a selecionares;
  3. Clica no botão de partilhar;
  4. Seleciona "Partilhar com...";
  5. Por fim, podes enviá-las por AirDrop ou enviar por e-mail.

Importar fotos para o iCloud

Agora que já tens as tuas fotos extraídas do Google Fotos, estás pronto para as carregar no iCloud. Se o pretendes fazer através do teu Mac:

  1. Abre a aplicação Fotografias;
  2. Podes arrastar as fotos que descarregaste para aqui;
  3. Na barra superior de menu, clica em Fotografias > Preferências. Abre o separador iCloud e garante que a checkbox está selecionada. Assim, todos os ficheiros ficarão sincronizados.

Caso o prefiras fazer através do browser, também é possível. Para isso:

  1. Acede ao website do iCloud;
  2. Seleciona Fotografias;
  3. Seleciona o símbolo da nuvem com uma seta (para upload);
  4. Por fim, basta selecionares as fotos que pretendes carregar para o iCloud.

Em suma, não só tens várias alternativas para exportares as fotoso do Google Fotos como também de importação para o iCloud. Atualmente, que solução usas para armazenar as tuas fotografias? Partilha connosco na secção de comentários.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.