Muitos gamers e também produtores de conteúdos gostam de gravar o ecrã dos seus smartphones para mostrarem os seus jogos ou até mesmo para fazerem algum tutorial para ajudar os seus seguidores. Sabias que o teu iPhone e iPad permite gravar o ecrã nativamente direto do iOS e iPadOS?!

A partir do iOS 11 os dispositivos móveis da Apple passaram a ter este recurso direto da central de controlo, mas poucos utilizadores acabam por saber da sua existência, por isto, vamos mostrar-te como podes ativar e usar o recurso. Confere o passo a passo a seguir:

  • Primeiro acede às Definiçoes > Central de controlo > Personalizar Controlos;
  • Adiciona o atalho de Gravação do ecrã à tua lista de atalhos da central de controlo;
  • Agora abre a Central de controlo e toca no ícone redondo de gravação para começar a gravar o ecrã. Caso queiras ativar a captura de voz no momento da gravação faz um toque longo no ícone para expandir o menu de gravação do ecrã. Toca no ícone de microfone que quando ativo, ficará marcado com a cor vermelha. Quando estiveres pronto, é só tocar em "iniciar gravação/ start recording".
  • Irá iniciar-se uma contagem regressiva de 3 segundos e estás a gravar a partir daí.

O sistema vai mostrar-te que estás a gravar quando o ícone estiver a piscar com a cor vermelha e a tua barra de status estiver da mesma cor. Para encerrar uma gravação, basta tocar novamente no ícone na central de controlo ou na barra superior e depois tocar em "parar/ stop".

O dispositivo irá renderizar rapidamento o vídeo e mostrará uma notificação avisando que o salvou na tua app de Fotos. Se gravares sem querer com o microfone ligado, podes desativar o áudio do vídeo na app Fotos, editando e tocando no ícone de som, no canto superior esquerdo. Depois disto, só terás que salvar e partilhar.

Também há várias apps que permitem a partilha de ecrã, já mostramos aqui em outro tutorial um exemplo demonstrando como funciona no Messenger do Facebook.

Gostaste desta dica? Irás usar para mandar algum vídeo do teu jogo favorito para os teus amigos? Aproveita!