À semelhança do iPad Pro de última geração, os novos iPhone 12 Pro e 12 Pro Max vêm equipados com LiDAR, um sensor muito útil para a perceção espacial e que ganha ênfase em aplicações de realidade aumentada. No entanto, a Apple aproveitou este sensor para incluir uma nova funcionalidade com os novos modelos Pro do iPhone, permitindo medir instantaneamente a altura de uma pessoa.

Para fazeres uso desta funcionalidade, começa por abrir a aplicação Fita Métrica no teu iPhone 12 Pro ou 12 Pro Max. De seguida, enquadra a pessoa que pretendes medir com o ecrã do iPhone, garantindo que a mesma fica visível dos pés à cabeça. Assim que a pessoa estiver centrada, basta aguardares um pouco e uma linha irá percorrer o teu ecrã e posicionar-se no topo da cabeça da pessoa medida, com a respetiva altura ao lado. Se quiseres registar a altura, pressiona o obturador de fotografia à direita do botão "+". Quando pressionares no botão para tirar fotografia, a mesma aparecer-te-á num pop-up no canto inferior esquerdo, à semelhança de um captura de ecrã. A partir daqui, poderás guardá-la e rever a fotografia na tua galeria.

O website MacRumors preparou um curto vídeo que demonstra o funcionamento da funcionalidade, que podes ver de seguida.

Para tirar uma nova medida, basta desviares a câmara da pessoa durante alguns segundos e o iPhone irá reiniciar as medidas tiradas. Depois, é só apontares novamente para tirar uma nova medida. Curiosamente, esta funcionalidade também executa se a pessoa estiver sentada, neste caso medindo a altura da pessoa desde o chão até à cabeça.

Já conhecias esta funcionalidade? Que outros usos dás à aplicação Fita Métrica? E ao sensor LiDAR? Partilha connosco na secção de comentários.