Dicas úteis para protegeres os teus dados caso o teu iPhone seja roubado

Dicas úteis para protegeres os teus dados caso o teu iPhone seja roubado

Todos imaginamos a dor de cabeça que perder um iPhone causa, por isso, é importante conheceres estas dicas que vão salvaguardar os teus dados.

Ricardo Crespo
∙ 4 minutos de leitura

Perder algo é sempre inconveniente, mas perder algo tão pessoal e valioso como um iPhone é ainda mais incoveniente. Ainda mais doloroso é quando se trata de um roubo.

Para além do valor financeiro e emocional que atribuimos ao nosso iPhone, muitas vezes esquecemo-nos que ele possui algo tão ou mais valioso que estes, as nossas informações mais pessoais.

Desde os nossos dados pessoais, às nossas redes sociais, fotografias e vídeos, palavras-passe, e-mails e contas bancárias, tudo pode estar em risco se não tomarmos as devidas precauções.

Vou listar hoje alguns cuidados a ter no que diz respeito à segurança do iPhone, de maneira a salvaguardar os teus dados e informações.

Senhas de segurança

Embora a chegada do Touch ID e Face ID tenha facilitado a vida de quem odiava inserir o código de desbloqueio, este não deve ser esquecido e deve ser uma chave forte e que consigas memorizar facilmente – enquanto dificulta a vida de quem estiver a tentar aceder ao teu iPhone.

Ter um código de desbloqueio não te vai tornar imune a todas as possibilidades envolvidas num roubo do iPhone, mas com certeza vai ajudar a proteger da maioria dos incidentes.

Para tal deves ir a Definições -> Touch ID/Face ID e código -> Ativar código;

Para além do habitual código de desbloqueio do ecrã principal deves criar também uma senha para o teu cartão SIM.

Cartão SIM iPhone com marcas do MagSafe

Criando uma senha para o cartão SIM da tua operadora, o sistema irá pedir o código sempre que alguém trocar o cartão SIM ou desligar o iPhone.

Basta ires a Definições -> Rede móvel -> PIN do SIM;

Estes dois códigos acrescentarão uma camada extra de segurança, assegurando que os teus dados não estejam diretamente acessíveis mal te roubem o iPhone.


Não definas o teu próprio número como recuperação de contas

Redes Sociais no iPhone

Várias aplicações, serviços e redes sociais permitem que recuperes os teus dados de acesso através do teu número de telemóvel. Aplicações como o Facebook, Twitter, Instagram são alguns exemplos que admitem a validação via SMS, o que deixa a tua conta completamente vulnerável caso o teu iPhone tenha sido roubado e deixes de ter acesso ao teu número de telemóvel.

Neste caso, o ideal seria configurares outro tipo de confirmação, ou quando não é possível, colocar outro número de confiança que não o teu, como o número do teu namorado ou namorada, dos teus pais, de um amigo em quem confies. Deste modo, se roubarem o teu iPhone e o teu número, os avisos de recuperação não chegarão no próprio.


Ativa a Autenticação de Dois Fatores

De seguida deves ativar a Autenticação de Dois Fatores para impedir que acedam ao teu iPhone.

A Autenticação de Dois Fatores é uma camada extra de segurança que a Apple, e muitas outras empresas e serviços, disponibiliza na conta do iCloud. Com ela ativada, consegues proteger todas as tuas informações, pagamentos, fotos e arquivos armazenados no iCloud, já que o ladrão teria que ter em mãos outro dispositivo teu para fornecer a segunda senha exigida no ato do acesso.

Este recurso requer que, ao iniciar sessão num dispositivo pela primeira vez, precisarás de fornecer duas informações: a senha e o código de verificação de seis dígitos, que é automaticamente exibido nos dispositivos confiáveis da conta do iCloud. Ou seja, mesmo que o ladrão saiba a tua senha, não conseguirá entrar na conta.


Cuidado com as mensagens recebidas

Quando temos o nosso iPhone roubado, de seguida temos de ir à nossa operadora para bloquear a rede, adquirir um novo cartão e manter o mesmo número de telemóvel.

Caso quem te roubou o iPhone ainda não tenha conseguido aceder à tua conta do iCloud, poderás começar a receber mensagens extras, por SMS ou WhatsApp, alegando serem da polícia ou do suporte da Apple.

Este esquema diz-te que o teu iPhone foi encontrado e que para te devolverem e descobrir a sua localização, é necessário acederes a um link fornecido por eles e entrar com o ID e a palavra-passe do iCloud.

Mensagens fraudulentas no WhatsApp

Nunca acredites neste tipo de mensagem. A Apple não entrará em contacto contigo, e muito menos por SMS ou WhatsApp.


Ativa a opção Encontrar iPhone

App Encontrar no iPhone e iPad

A aplicação Encontrar da Apple não interfere em nada com o desempenho do iPhone e é mais um recurso de segurança para os seus utilizadores.

Com ele ativo, podes rastrear o teu iPhone perdido ou roubado a partir de outro dispositivo iOS ou Mac, com a localização exata do mesmo no mapa. Em alguns casos podes até formatá-lo remotamente para evitar que qualquer informação importante seja revelada.

O Encontrar iPhone é o recurso de segurança mais importante do ecossistema da Apple. Graças a ele, podes rastrear o teu dispositivo, bloqueá-lo e até mesmo formatá-lo a distância. Portanto, é imprescindível que ele esteja ativo.

Para ativar o Encontrar iPhone vai a Definições -> iCloud -> Encontrar, e ativa a opção.


De maneira a prevenir a tua segurança e a segurança dos teus dados não te esqueças de te precaver com algumas, se não, todas estas dicas!

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.