Europa continua sem iPhone Mirroring com o novo macOS Tahoe

A Apple esclarece porque motivo o iPhone Mirroring (Replicação do iPhone), apresentado há cerca de um ano, continuará inacessível na União Europeia.

24 de Jun de 2025
Europa continua sem iPhone Mirroring com o novo macOS Tahoe
Imagem de José Adorno para o site BGR

O iPhone Mirroring (Replicação do iPhone, em português), uma funcionalidade que permite controlar o iPhone a partir do Mac, continuará indisponível na União Europeia, mesmo depois do lançamento do macOS Tahoe. A confirmação foi dada pela própria Apple ao site francês Numerama, durante a edição deste ano da WWDC.

Regulamentação europeia impede disponibilização da funcionalidade

Apesar do entusiasmo em torno da ferramenta, o iPhone Mirroring permanecerá bloqueado na União Europeia. Isto porque, ao que tudo indica, a Apple continua preocupada com a regulamentação imposta pela Comissão Europeia. Especula-se que a empresa de Cupertino tenha receio que, ao lançar a Replicação do iPhone no macOS dentro do mercado europeu, a Comissão Europeia considere o sistema operativo da Apple como uma "plataforma gatekeeper", algo que já acontece com o iOS e o iPadOS. Este estatuto, conforme definido pela Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act), implicaria obrigações legais mais rigorosas e potenciais exigências de interoperabilidade, como o suporte para a replicação de dispositivos Android no Mac ou do iPhone em computadores com Windows.

Utilizadores europeus continuam a ser prejudicados

Por enquanto, quem tenta ativar o iPhone Mirroring dentro da UE depara-se com uma simples mensagem de erro. Enquanto isso, os utilizadores de outras regiões já podem usufruir desta funcionalidade, que promete facilitar a produtividade e melhorar o fluxo de trabalho entre os diversos dispositivos da Apple.

Este bloqueio é mais um exemplo da tensão que existe entre as grandes tecnológicas norte-americanas e os reguladores europeus, num contexto onde as questões de concorrência, privacidade e interoperabilidade se mantêm no centro do debate.

A disponibilização desta funcionalidade continua, por isso, adiada. Resta-nos esperar que a Apple e a Comissão Europeia cheguem a um entendimento que permita desbloquear esta inovação sem comprometer os princípios regulatórios em vigor.

Até lá, os utilizadores da UE terão de continuar a recorrer a métodos mais convencionais para interagir com os seus iPhones a partir do Mac – ou então observar, à distância, os avanços de que outros já desfrutam.