Ao contrário de muitos smartphones Android, o iPhone nunca teve um pequeno LED dedicado para notificações – algo que víamos garantidamente há 10 anos ou mais. Alguns até, com LEDs de vários tons para a aplicação que definisses como a merecedora do tom verde, azul ou vermelho, por exemplo.
No iPhone, essa realidade nunca existiu, mas verdade seja dita, há vários anos que a Apple disponibiliza uma funcionalidade de acessibilidade que permite usar o flash da câmara como alerta visual sempre que chega uma chamada, mensagem ou notificação. E há mais gente que o usa do que possas imaginar.

Agora, com o iOS 26.2, essa opção foi alargada: Assim, além do flash traseiro, também é possível fazer piscar o próprio ecrã do iPhone quando surge um aviso. Esta opção foi pensada sobretudo para pessoas surdas ou com dificuldades auditivas, mas pode ser útil em muitos outros contextos, nomeadamente em ambientes que privilegiam o silêncio, como bibliotecas, bem como em situações em que o iPhone possa estar pousado numa mesa e fora do campo de visão.
A grande novidade é que o utilizador pode escolher qual o tipo de alerta visual que prefere – ou ambos é claro. Assim sendo, se tens um iPhone com iOS 26.2 ou superior, segue estes passos:
- Abre a app Definições
- Entra em Acessibilidade
- Toca em Áudio e Visual
- Desce até encontrares Piscar para alertas
- Ativa a opção e escolhe entre Flash LED (câmara traseira), Ecrã ou Ambos
Dentro deste menu, também podes definir:
- Se o alerta visual funciona com o iPhone desbloqueado
- Se deve piscar mesmo quando o telefone está em Silêncio
Uma vez mais, há mesmo vários recursos de relevo que foram introduzidos no iOS 26.2. Este, ainda que não substitua um LED de notificações tradicional, oferece uma solução prática e personalizável para quem prefere este tipo de alertas visuais.
Em suma, com a possibilidade de ativar o piscar do ecrã e do flash em simultâneo, o aviso é visível independentemente da posição do iPhone, tornando esta opção mais versátil do que nunca e, acima de tudo, um exemplo de acessibilidade para qualquer utilizador.