O popular jogo battle royale Fortnite está novamente disponível para iPhone e iPad na App Store norte-americana. O título também pode ser descarregado através da Epic Games Store e da AltStore na União Europeia.
Fortnite is BACK on the App Store in the U.S. on iPhones and iPads... and on the Epic Games Store and AltStore in the E.U! It’ll show up in Search soon!
— Fortnite (@Fortnite) May 20, 2025
Get Fortnite on the App Store in the U.S. ➡️ https://t.co/HQu3pYCXFm pic.twitter.com/w74QPFFkOS
O regresso de Fortnite à loja de aplicações da Apple marca o fim de uma ausência de quase cinco anos. A Apple removeu o jogo da plataforma em agosto de 2020, tendo alegado que a Epic Games violou as regras de compras integradas da sua loja. Na altura, a Epic Games tinha desafiado a política da empresa de Cupertino e introduzido um sistema de pagamento próprio dentro da aplicação, por forma a contornar as taxas cobradas pela Apple.
A medida levou ao encerramento da conta de programador da Epic nos Estados Unidos e ao início de um processo judicial que se arrastou durante vários anos. Em setembro de 2021, foi proferida uma decisão inicial, da qual ambas as partes recorreram. O caso teve novos desenvolvimentos no início deste mês, quando a juíza Yvonne Gonzalez Rogers emitiu uma injunção que proibia a Apple de cobrar comissões ou interferir com os meios utilizados pelos programadores para redirecionar os utilizadores para métodos de pagamento alternativos.

No dia 9 de maio, a Epic anunciou a submissão de uma nova versão de Fortnite na App Store norte-americana, utilizando a sua conta sueca. Esta versão incluía tanto o sistema de compras Integradas da Apple como uma opção de pagamento externa via Epic Games Store.
Contudo, uma semana depois, a Epic acusou a Apple de ter bloqueado a submissão global da aplicação, incluindo a sua disponibilização em mercados alternativos na União Europeia. A Apple negou qualquer bloqueio e explicou que solicitou apenas a remoção da loja dos EUA da versão destinada à UE.
Até agora, a Apple mantinha a posição de aguardar pela decisão judicial relativamente ao pedido de suspensão da injunção antes de tomar qualquer medida sobre a aceitação da app. Paralelamente, a empresa deu início ao processo formal de recurso da decisão do tribunal.
A situação ganhou novo fôlego ontem, quando a juíza Gonzalez Rogers determinou que o responsável da Apple por garantir o cumprimento da decisão judicial teria de comparecer em tribunal no dia 27 de maio, caso as partes não resolvessem o impasse. A pressão surtiu efeito e, esta quarta-feira, a Apple cedeu, permitindo que Fortnite regressasse oficialmente à App Store nos Estados Unidos.
Até ao momento, a Apple ainda não se pronunciou publicamente sobre a decisão.