HomePod 2 vs HomePod original vs HomePod mini: quais as diferenças?

Comparamos os HomePod atualmente em gama com a versão original, já descontinuada.
Escrito por Pedro Alves e
4 mins de leitura
HomePod 2 vs HomePod original vs HomePod mini: quais as diferenças?
Publicidade
Publicidade

A Apple apanhou toda a gente de surpresa quando, com pouco que o fizesse prever, lançou esta semana um novo HomePod. Este modelo chegou para substituir diretamente a versão original, descontinuada há cerca de dois anos. Não obstante a distância entre gerações, são várias as semelhanças entre ambas as colunas inteligentes, quer por dentro, quer (principalmente) por fora. Apesar disso, novas capacidades e tecnologias também estão agora à disposição daqueles que pretenderem fazer o upgrade, no entanto há que ter em conta um outro elemento nesta família, que pode também constituir uma opção válida: o HomePod mini.

Vamos comparar entre si estes três equipamentos, de forma a percebermos, por um lado, o que há de novo no HomePod "maior", e por outro quais as diferenças para o seu irmão mais modesto.

Áudio e especificações

Apple HomePod white

Em termos sonoros, o HomePod 2 não oferece novidades quando comparado com o seu antecessor. Aliás, o som produzido por um é praticamente indistinguível do som produzido pelo outro. A única diferença mencionada pela Apple, que pode ter algum relevo, é a presença de um mais avançado áudio computacional, enquanto o HomePod original e o mini apenas contam com os préstimos de áudio computacional "comum". No que diz respeito ao áudio espacial e Dolby Atmos, somente as versões maiores suportam esta característica, ficando o HomePod mais acessível de fora.

Características comuns aos três equipamentos são o áudio AirPlay multidivisão, e a possibilidade de serem emparelhados com outro dispositivo igual, para obter som stereo; neste ponto há que reforçar o termo "igual", porque por exemplo um HomePod original e um HomePod 2 não suportam emparelhamento stereo entre si.

Conectividade, sensores e casa inteligente

É a partir deste ponto específico que se começam a destacar as diferenças entre o HomePod 2 e o original. A nova versão ganhou suporte ao protocolo Matter, mas também chips S7 e U1, de forma a garantir maior velocidade de resposta e uma deteção da proximidade de iPhones mais eficaz. Além disso, o mais recente membro da família conta com os préstimos da informação capturada por sensores integrados de temperatura e humidade, algo que partilha apenas com o HomePod mini.

O reconhecimento sonoro, ausente do HomePod original, chega agora ao HomePod 2, sendo esta mais uma característica em comum deste último com o mini. Já o painel tátil superior é igual nas duas versões maiores.

HomePod 2 HomePod original HomePod mini
HomeKit + Siri
Matter
Wi-Fi 802.11n 802.11ac 802.11n
Bluetooth 5.0 5.0 5.0
Chip U1
Chip principal S7 A8 S5
Reconhecimento sonoro
Sensor de temperatura e humidade
Intercomunicador

Colunas e microfones

No HomePod 2, a Apple procedeu a alguns ajustes no que a este campo diz respeito. Colocou um woofer supostamente maior, com 4", e dizemos "supostamente" porque a marca destacou esta característica, mas o tamanho do woofer do HomePod original é desconhecido... Já os tweeters passaram a ser cinco, enquanto que no modelo descontinuado eram sete. Redução sofreu também o número de microfones, que desceu de seis para quatro. Claro que uma redução no número de componentes não significa, por si só, uma diminuição na qualidade do conteúdo (no caso, áudio) entregue ao utilizador final, pois, como referimos ao início, a Apple está confiante que a qualidade sonora do novo produto é tão boa ou melhor do que a facultada pelo equipamento original.

HomePod 2 HomePod original HomePod mini
Woofer 4" tamanho desconhecido
Colunas 5 tweeters 7 tweeters Driver de alcance total
Microfones 4 6 4

Cores e tamanhos

HomePod mini in Blue.

O mais recente HomePod possui praticamente as mesmas dimensões do seu predecessor, sendo apenas ligeiramente mais baixo e mais leve, por uma margem mínima. Já o mini, como o próprio nome indica, é bem mais discreto e compacto.

No que a cores diz respeito, o HomePod 2 pode ser adquirido em branco e meia-noite, enquanto o HomePod mini existe em cinzento espacial, azul, branco, amarelo e laranja.

Preço

Infelizmente, a Apple não vende oficialmente em Portugal nenhum modelo de HomePod... Como tal, vamos aproveitar o site oficial da nossa vizinha Espanha para dar a conhecer os preços destes equipamentos, que podem ser adquiridos por cá em lojas de retalho especializado não oficiais Apple, por valores mais ou menos idênticos.

O HomePod original, por motivos óbvios, já não se encontra à venda, mas o seu substituto tem o preço de 349€. O HomePod mini custa, em qualquer cor, 109€.


Apesar de "oficialmente" ausente de Portugal, o HomePod 2 é uma excelente adição ao portfólio da Apple, principalmente devido à adição de suporte ao protocolo Matter, muito importante numa altura em que as casas inteligentes estão muito em voga. Os amantes da Apple, e de tudo o que faz parte do seu ecossistema, certamente que há muito desejavam pelo regresso da maior coluna da maçã, e como tal têm agora a oportunidade de a adicionar aos seus espaços, quer profissionais, quer domésticos.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo