A Apple acaba de disponibilizar um novo conjunto de atualizações para praticamente todo o seu ecossistema de softwares. Deste modo, as versões iOS 26.3, iPadOS 26.3, macOS Tahoe 26.3, watchOS 26.3, tvOS 26.3 e visionOS 26.3 já podem ser descarregadas pelos utilizadores nos dispositivos compatíveis, que são todos aqueles que tenham por instalar ou já instalada a versão 26 do sistema operativo.
Ao contrário do que é habitual nestas atualizações intermédias, o foco está sobretudo na correcção de erros, melhorias de estabilidade e reforço da segurança, em vez da introdução de novas funcionalidades visíveis.

Porém, para além de correções mencionada e de melhorias no desempenho geral dos sistemas, há novos recursos interessantes introduzidos para iOS. Quais? Ora, para países pertencentes à União Europeia, o iOS 26.3 traz uma novidade particularmente relevante que é o facto de permitir encaminhar notificações recebidas no iPhone para dispositivos de terceiros, algo que até agora estava bastante limitado. Isto é, outros relógios inteligentes que não o Apple Watch, bem como earphones que não apenas os AirPods, terão agora uma sincronização mais completa com o smartphone da Apple.
Por outro lado, o iOS 26.3 vem acompanhado da possibilidade de migrar com maior facilidade informações e dados entre o iPhone e equipamentos Android. Por último, os papéis de parede da Meteorologia têm agora uma secção dedicada, com três opções predefinidas. Esta pequena mudança simplifica a descoberta e gestão de papéis de parede baseados no clima dentro do sistema operativo.

Já nos restantes sistemas operativos, tal como referido anteriormente, nomeadamente no macOS Tahoe 26.3, a atualização surge também como uma forma de garantir maior compatibilidade e estabilidade em diferentes modelos de Mac, especialmente nos mais recentes.
Para que possas atualizar o teu produto Apple – como o iPhone, iPad ou Mac - deverás ir até às Definições, Geral e aí encontras a opção de Atualização de Software. Contudo, lembra-te que, antes de avançares, é sempre aconselhável garantir que existe uma cópia de segurança recente, sobretudo em dispositivos usados diariamente.