iPhone 11 Pro é agora um produto vintage para a Apple

iPhone 11 Pro é agora um produto vintage para a Apple

Novo ano, novo update na lista de produtos “Vintage” da Apple. A empresa de Cupertino, mantém a sua habitual lista de equipamentos considerados “vintage” ou “obsoletos”, e a mais recente atualização inclui alguns dispositivos que foram mesmo muito importantes para o desenvolvimento do iPhone ao ponto que em que está atualmente.

Entre eles, está o iPhone 11 Pro, que se pensarmos corretamente, foi o primeiro a trazer o módulo da câmara com as três lentes. O design, ainda que com alterações, foi sendo adotado até então, sem “grandes alterações” até ao modelo 16 Pro. Isto claro, no que às câmaras diz respeito.

Contudo, há ainda outros aspetos peculiares neste caso. Isto porque, apesar de ter sido lançado em 2019, o iPhone 11 Pro continua a receber atualizações de software, sendo atualmente o modelo mais antigo compatível com o iOS 26. Isso faz com que a sua inclusão na lista vintage seja particularmente relevante para muitos utilizadores.

Mas afinal, o que implica esta designação para quem ainda utiliza estes equipamentos?

Como saberás, segundo os critérios da Apple, um produto passa a vintage quando já não é vendido há mais de cinco anos. Por outro lado, um equipamento é considerado obsoleto após sete anos desde a sua descontinuação.

A diferença é relevante, na medida em que, enquanto os produtos obsoletos deixam de ser elegíveis para reparações oficiais, os modelos vintage ainda podem ser reparados, embora com disponibilidade limitada de peças.

Além do iPhone 11 Pro, a Apple adicionou recentemente à categoria vintage:

  • Apple Watch Series 5
  • MacBook Air de 13 polegadas (2020, com processador Intel)
  • iPad Air 3 com conectividade celular
  • iPhone 8 Plus com 128GB de armazenamento

Para já, ainda é possível recorrer à Apple para reparações, nomeadamente na substituição de bateria ou outros componentes. No entanto, dentro de cerca de dois anos, o equipamento passará a obsoleto e deixará de ter suporte oficial para assistência técnica.

Assim sendo, para quem utiliza o iPhone 11 Pro como dispositivo principal ou secundário, esta mudança não implica uma ação imediata. Mas, pode ser um bom momento para ponderar manutenções preventivas, especialmente em componentes sujeitos a desgaste, como a bateria.