Depois de meses de especulações, finalmente chegou o grande momento! A Apple acaba de apresentar um novo iPhone "low-cost"... que de acessível tem pouco! Ah, e já agora, não, não é um SE!
Isso mesmo: a gigante de Cupertino decidiu dar uma reviravolta na sua estratégia e, em vez de apresentar uma nova versão do iPhone SE, fez chegar o iPhone 16e!
Parece confuso, mas é simples. A Apple quer continuar a oferecer opções variadas para todo o tipo de carteiras, e é aqui que se encaixa o novo iPhone 16e. Ele traz boa parte do que tornou o iPhone 16 (ou anteriores) tão apreciado a um preço mais baixo, porém... não tão acessível como um SE foi no passado. Mas, relativamente à questão do preço, já perceberás o que te digo.
Ecrã OLED, Face ID e Apple Intelligence
Os rumores já nos deixavam antever o design deste novo modelo da Apple. Basta bater o olho para perceber que estamos perante uma mistura do iPhone 14 com o XR, e uma pitada do seu irmão, o iPhone 16. Um frankenstein, portanto.

A começar no ecrã, estamos perante um Super Retina OLED de 6,1 polegadas. Uma surpresa é o regresso do notch, que nada tem a ver com o iPhone 16... Aliás, é algo que já não víamos num iPhone há dois anos. A razão é simples: cortar custos.
Mas há mais novidades no design: O famoso botão de Ação! Depois de chegar aos flagships em 2023, agora também marca presença neste modelo acessível da Apple, substituindo o clássico switch de silêncio. Com ele, podes ativar rapidamente funções como a lanterna, o gravador de voz, o Shazam e até criar atalhos personalizados.
Debaixo do capô, temos o processador A18, o mesmo dos iPhones 16 e 16 Plus, garantindo um desempenho rápido e fluido. E, graças a este chip, o iPhone 16e é compatível com a Apple Intelligence – a nova plataforma de IA da marca, que traz funcionalidades como o Image Playground, Genmojis (emojis personalizados) e ferramentas avançadas de escrita. Ah, e a melhor parte? A Apple Intelligence chega a Portugal já em abril!

As novidades não ficam por aqui e esta é bem interessante! Pela primeira vez num iPhone, o 16e traz um modem 5G feito pela própria Apple. Juntando forças com o A18, o Apple C1 promete ser o modem mais eficiente de sempre num iPhone, com uma conexão 5G rápida e superfiável sem gastar muita bateria.
Autonomia de relevo, câmara principal de 48MP e… USB-C!
Na traseira, temos uma única câmara, mas não te deixes enganar – é poderosíssima! Outra tecnologia herdada do iPhone 16: estamos perante o mesmo sensor de 48 MP, que torna possível um zoom ótico de 2x e o modo Noite em fotografias.

Sobre a bateria: A Apple promete até 26 horas de reprodução de vídeo (!!!), ou seja, são mais 4 horas que o iPhone 16, mas 1 hora a menos que o 16 Plus. Parecem extraordinários números, no papel.
E o carregamento? USB-C! A Apple seguiu as regras da UE e disse adeus ao Lightning de vez. Para quem estava na expectativa, nada de MagSafe, mas pelo menos ainda dá para carregar sem fios via Qi a 7.5W.

Disponibilidade e preço
O iPhone 16e chega com um preço inicial (salgadito, permitam-me o comentário...) de 739€ e três opções de armazenamento: 128GB, 256GB e 512GB. Em termos de cores, a escolha é simples – preto ou branco. A pré-venda começa já esta sexta-feira, 21 de fevereiro, e o lançamento oficial acontece no dia 28.