• Home
  • Dicas
  • Já ouviste falar em economia circular? A Swappie ajuda-te a percebê-la!
Já ouviste falar em economia circular? A Swappie ajuda-te a percebê-la!
Pedro Alves

Já ouviste falar em economia circular? A Swappie ajuda-te a percebê-la!

PUB

Vivemos numa era em que, cada vez mais, temos de pensar na herança que pretendemos deixar aos nossos sucessores. Se até aqui a preocupação com o planeta e com o ambiente não era real, hoje em dia o cenário é totalmente o oposto. Finalmente vemos os governos e as organizações com um foco vincado e dirigido a essa problemática, algo que já levou à execução de diversas mudanças- a esmagadora maioria para melhor.

Contudo, temos de ganhar consciência que não cabe só às altas entidades a responsabilidade de cuidar daquilo que é nosso. Cada um de nós tem o dever social de fazer o que estiver ao seu alcance, e contribuir da melhor forma possível para a sustentabilidade ambiental e económica.

Ora, uma excelente forma de minimizar o impacto no mundo dos nossos desejos e vontades é adquirir aquilo que já existe, em vez de criar algo novo de cada vez que achemos necessário ter algo mais. Por outras palavras: se já há, para quê construir de novo, e consequentemente gastar recursos com isso? É exatamente desta sensibilidade que a Swappie pretende dotar todos os seus clientes.

Economia circular em ação

A Swappie trabalha diariamente de forma a manter em circulação iPhones que, por um motivo ou por outro, tenham sido descartados anteriormente, mesmo estando perfeitamente funcionais ou sendo possível colocá-los nesse estado. O círculo perfeito consiste na Swappie comprar os iPhones que já não queremos, pagar-nos por isso, recondicionar os mesmos, e no fim voltar a colocá-los no mercado, nas mãos de um novo dono. Se pensarmos bem, este círculo é interminável- afinal, os iPhones não são perecíveis, não possuem data de validade.

As vantagens deste cenário são imensas: por um lado, os clientes poupam pois estão a comprar um iPhone tão funcional como um novo, a um preço muito mais baixo; por outro, não se gastam recursos do planeta no fabrico de um novo equipamento, pois o que foi vendido já por cá andava. Não há quem não fique a ganhar com isto.

A Swappie refere que o simples prolongamento da vida útil de um smartphone em um ano diminui a pegada de carbono em um terço. Isto, por si só, deveria ser suficiente para abrir a mente dos consumidores mais céticos; porém, como sabemos que tal argumento não chega, decidimos mencionar anteriormente a poupança económica que a escolha de um recondicionado traz agregada. Será preciso repetir?

Na hora de mudares de iPhone, pensa no ambiente e no planeta: em que estado queres que os teus filhos e netos o encontrem? Se ainda não tens a resposta para esta pergunta, contacta a Swappie ou visita o seu site e verás que todas as questões ficarão esclarecidas.

Pedro Alves profile image Pedro Alves
Publicado a
Dicas Patrocinado