Quem diria? A Apple, conhecida pelas inovações tecnológicas e especialmente pelos gadgets que conquistaram o mundo, também se aventurou um dia no mundo da moda. Sim, leste bem. Embora a marca de Cupertino seja sinónimo de tecnologia, ela tentou explorar um território inesperado com o lançamento da sua própria linha de roupas e acessórios nos anos 80: a “Apple Collection”.
Já ouviste falar na Apple Collection?
Steve Jobs tentou reforçar a marca da Apple com mais produtos e ramificá-la para mais vertentes. Deste modo, em 1986, foi lançada a Apple Collection. Apesar da empresa ser considerada ainda jovem no mercado, o seu nome já estava bem presente, e Jobs acreditou que isso fosse criar atração pelos seus produtos.
Como o próprio nome indica, a Apple Collection era uma variedade de produtos, e entre eles poderíamos encontrar roupas e acessórios de moda com uma estética bastante característica dos anos 80, com cores muito vibrantes e o logo da maçã com as cores do arco-íris.
Dentro das roupas, a empresa vendia sweats, polos, camisas, bonés e casacos. Já nos acessórios, poderíamos encontrar bolsas, cintos, mochilas e até guarda-chuvas!
O público não aceitou bem a nova oferta de produtos da Apple, pois a empresa era uma marca de tecnologia, não de vestuário, e esse investimento no ramo da moda foi considerado fora de contexto. Além disso, a estética dos produtos parecia datada e sem potencial para ser usada além daquela década.
Outro motivo que contribuiu para o fracasso da Apple Collection foi o preço exorbitante das roupas e acessórios. A Apple estava a vender esses produtos a preços premium, o que, apesar do interesse de alguns, afastou muitos potenciais clientes devido ao custo extremamente alto.
Rapidamente, a Apple Collection foi descontinuada, e hoje em dia pouco são os vestígios desses produtos. Ainda é possível encontrar algumas imagens desses produtos quando começaram a ser publicados em catálogos. Para quem tem produtos desta coleção, provavelmente possui itens de colecionador. Os que ainda existem são vendidos em leilões e associados a curiosidades históricas, e não à moda. Este é um dos fracassos da Apple que provavelmente a empresa não irá voltar a repetir.
Queres saber tudo e mais alguma coisa sobre a Apple? Fica pelo iFeed:
Deixa o teu comentário