Live Home 3D: constrói a casa dos teus sonhos

Todos temos um arquiteto ou um decorador de interiores dentro de nós. Todos gostaríamos de saber como criar a nossa ideia no computador. Com o Live Home 3D, tal proeza é possível.
4 mins de leitura
Live Home 3D: constrói a casa dos teus sonhos
Publicidade
Publicidade

Com alguns passos, tornas-te quase um profissional

Se achavas que precisavas de ter um curso de arquitetura para lidar com software capaz de desenhar a casa dos teus sonhos, desengana-te. Não estou, evidentemente, com isto a dizer que te podes substituir a um arquiteto (mas quase). Mas que o Live Home 3D é uma experiência muitíssimo interessante, lá isso é.

Honestamente não te vou dizer que, de um momento para o outro, consegues dominar este software. Mas o facto é que, com algum empenho, todas as suas funcionalidades começam a revelar-se, graças à simplicidade da sua apresentação e, claro, de uma excelente barra lateral de ajuda e de todo o material explicativo à disposição no website da empresa.

O que é o Live Home 3D?

Compatível com iOS, macOS e Windows, o Live Home 3D premite-te criar ao detalhe uma casa. E quando digo "ao detalhe", refiro-me a todos os materiais de construção, mobília, exteriores, e mesmo a regulação da incidência da luz solar, de modo a obteres uma simulação em 2D e em 3D incrível. Mas melhor: consegues criar videos fantásticos do exterior e do interior da tua casa, quase parecendo aqueles programas de Home Makeover da televisão.

Claro que o Live Home faz isto e muito mais. E vou-te dar aqui alguns exemplos do que esta interessantíssima app pode fazer.

Parte de um template ou de uma folha em branco

A escolha é tua. Eu recomendo que comeces a partir de um template para de ires familiarizando com todas as ferramentas. Vai clicando nos objetos, paredes, enfim, no que quiseres, e a barra lateral mostra-te tudo o que poderás fazer. Nota que, ao lado direito, eu mantenho sempre a janela de ajuda sempre ativa.

O que aqui vês já é o resultado das minhas experiências. O menu permite-se aceder às várias funções de construção (paredes, chão, tecto, etc.), do espaço envolvente da casa, representação em 2D ou em 3D e os vários modos de observar a tua obra: dentro de casa, fora de casa, em planta, em formato 3D, etc.

E o mais interessante é que podes, como ali vês, ter em duas janelas diferentes, a planta e a imagem de como está tudo na casa. E podes, inclusivamente, interagir com tudo numa ou noutra janela, isto é, não se resume a trabalhares na planta e ver como fica tudo no 3D. Podes mover as coisas e isso reflete-se na planta.

Pintar as paredes e arranjar o chão

Tal como na vida real, escolhe a cor das paredes e o tipo de chão que queres aplicar na tua casa.

Escolhe a cor das paredes, clica na que queres e já está. Rigorosamente o mesmo para o chão, tecto, tipo de madeira nas portas, e mesmo muito mais.

Estou só a falar nas paredes e no chão, mas o Live Home 3D dá-te possibilidades quase ilimitadas. Por exemplo: reconheces aquele sofá, mesas de apoio e cadeiras e mesa de jantar? Não sei se posso estar aqui a fazer grandes publicidades, mas todos sabemos que dos espaços comerciais mais visitados para mobiliar uma casa é aquela empresa sueca onde se comem cachorros-quentes muito saborosos e baratos.

Decidi experimentar na opção "3D Warehouse". E o que é isto? Bom, não te chegarem todas as opções naquela barra da direita, entras nesta secção e vais às "compras".

Procura bem que encontras exatamente o que precisas. E é tão simples como clicar sobre o produto que desejas, e automaticamente surge-te dentro da divisão em que estás a trabalhar.

Ao detalhe e com qualidade

Tal como te disse no início, este software não é exatamente para toda a gente. Requer algum estudo e habituação. Também não é um AutoCAD, impossível de trabalhar para quem não tem formação aprofundada.

Se te interessas realmente por esta área, seja para fins semi-profissionais, para conseguires criar por ti mesmo uma visão que posteriormente apresentarás a um arquiteto ou a um decorador de interiores, ou mesmo apenas para te divertires, então este é o programa certo.

Vais até onde desejas ir. Podes, desde escolher todos os materiais de construção com medidas precisas e exatas (reboco da parede, tipo de tijolos, elevação do chão, etc.), até regular orientação no terreno com horário solar para perceberes de que modo incide luminosidade em todas as secções da casa.

O Live Home 3D é de facto uma app de grande qualidade, dotada de ferramentas, funcionalidades e complexidade acessível a quem a ela queira dedicar algum tempo. Mas mais ainda: está conectada com o mundo real. O que ali se vê é tangível e sabe-se que é aproximado ao que existe nas lojas, permitindo estudar em detalhe o que se pretende num tão importante projeto como é a criação de uma casa.

E, por tudo isto, considero seguro dizer que o Live Home 3D, com algum trabalho e dedicação, consegue democratizar o acesso a quem não tenha tantos meios para chamar logo um profissional.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo