Mac Studio ganha duas novas versões com M4 Max e M3 Ultra

Mac Studio ganha duas novas versões com M4 Max e M3 Ultra

Numa semana repleta de breves anúncios por parte da Apple, a empresa de Cupertino também atualizou o Mac Studio com uma novidade curiosa. Agora, este pedaço de tecnologia conta com o M4 Max para o modelo base e um M3 Ultra para o modelo melhorado.  

Ambas as configurações podem ser já reservadas (ou pré-encomendadas), por 2549€ e 5099€ cada, respetivamente, para o modelo com o M4 Max e M3 Ultra. Tal como o novo MacBook Air com M4, ficarão disponíveis a 12 de março.

Processadores M4 Max e M3 Ultra integram as novas versões do Mac Studio

Por outro lado, a Apple afirma que o Mac Studio com M4 Max é até 3,5 vezes mais rápido que a versão original com M1 Max, contando com uma CPU de 14 a 16 núcleos e uma GPU de 32 a 40 núcleos.  

Tal como o MacBook Pro com M4 Max, esta versão do Studio tem como variante mais básica, passe a expressão, 36GB de RAM (um aumento face aos 32GB do modelo M2) e pode ser configurada com até 128GB, ultrapassando o teto de 96GB do Studio com M2 Max. Assim como o seu antecessor, a versão mais barata conta com 512GB de armazenamento SSD, podendo chegar aos 8TB.

Por outro lado, o Mac Studio com o processador M3 Ultra promete realmente impressionar...não só no preço! Dispõe de até 32 núcleos, dos quais 24 são núcleos de performance que, segundo a Apple, representa 50% a mais do que qualquer processador Ultra de gerações anteriores. 

Para teres uma ideia mais clara, a empresa de Cupertino promete que, com o novo modelo composto pelo M3 Ultra, poderás ter até 24 streams de vídeo ProRes 8K em simultâneo e usá-lo com 8 monitores. A GPU tem uma configuração base de 60 núcleos que pode chegar aos 80, e a Apple afirma que conta com um Neural Engine de 32 núcleos para aplicações de machine learning e AI. 

A versão com M3 Ultra do Studio vem com 96GB de RAM como base, podendo ser ampliada até a impressionantes 512GB. Por fim, podes aumentar o armazenamento interno base de 1TB até aos 16TB.

Por fora, o novo Mac Studio mantém a mesma caixa prateada, com 2 portas USB‑C ou Thunderbolt 5 na parte da frente e, na traseira, 4 portas Thunderbolt 5, Ethernet de 10Gb, 2 entradas USB‑A, uma entrada HDMI e uma saída para auscultadores, bem como uma ranhura para cartões SDXC.

Aspetos a teres em consideração...

Finalmente, uma nota acerca da escolha da Apple – entre o M4 Max e o M3 Ultra – que se pode tornar um pouco complexa. Ainda que o M4 Max pertença à gama M4, o sufixo que o acompanha coloca-o numa linha de produto menos potente do que o M3 Ultra.

Ou seja, seja na CPU, GPU, memória unificada e armazenamento, o Mac Studio com M3 Ultra pode ir além do M4 Max em todos esses aspetos. Se procuras um dispositivo de alta performance para edição de vídeo, renderização e outras tarefas criativas, ambos serão ótimas escolhas para ti. No entanto, se queres ir mais além e precisas de usar o computador para projetos extremamente pesados, como grandes simulações, desenvolvimento de AI local e tarefas de computação intensiva, muito provavelmente, o modelo com M3 Ultra será uma escolha mais acertada. 

Ainda que não haja, para já, muito mais informação acerca do desempenho de ambos no dia a dia de um utilizador, não te deixes enganar. A relevância do Max vs. Ultra, neste caso, vai além do número do processador.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: