O arranque do mais relevante evento dedicado ao software de Cupertino, o Worldwide Developers Conference (WWDC) trouxe-nos o refrescar de toda a "alma" da Apple.
Em direto de Cupertino, foi pela mão de Tim Cook, pelas 18h de Portugal que ficamos a conhecer as novidades do macOS 15, apelidado este ano de "Sequoia".
O foco, tal como apontavam as previsões, foi a Inteligência Artificial (IA) e respetiva implementação nos serviços, software e máquinas da Apple. Este é o novo capítulo de produtividade e criatividade para os seus computadores
Chegou o novo macOS 15 Sequoia
Mais possibilidade de expressão nas Mensagens, novas opções nas Notas e um poderoso recurso que une o nosso telefone ao computador.
Modo Continuidade agora com Espelhamento do iPhone
Podemos agora ver tudo o que se passa, tudo o que temos no nosso iPhone e, em tempo real, poderemos agora interagir e utilizar o telefone a partir, por exemplo, do nosso iMac ou MacBook Air. Note-se, por exemplo, que também o áudio do iPhone passa diretamente para o Mac com esta nova implementação.
Imaginem um iPhone virtual, mas o vosso iPhone, com espelhamento total, tanto em aspeto como em funcionamento, no nosso computador com macOS Sequoia.
Temos, inclusive, as notificações do iPhone a chegar aos computadores com macOS 15 Sequoia. Importa frisar que, enquanto o utilizador está a tirar partido do telemóvel no modo Espelhamento de iPhone, o telefone permanece bloqueado para maior privacidade.
A isto soma-se a produtividade do Final Cut Pro que nos permitirá utilizar e tirar mais partido dos conteúdos presentes no iPhone, na nossa galeria, ou rolo da câmara para maximizar as nossas possibilidades de criação de conteúdos.
Videochamadas - macOS 15 Sequoia
Temos agora um novo Modo de Apresentador que funcionará com o Zoom e Facetime, dando-nos um maior controlo sobre tudo quanto queremos que os espectadores vejam durante uma apresentação. Na prática, este será um poderoso recurso para garantir a privacidade de quem está a liderar uma determinada apresentação.
Mais organização com o macOS 15 Sequoia
O novo macOS Sequoia dar-nos-á novas possibilidade de organização das várias janelas (e programas) abertos no computador. Ou seja, uma melhoria para os utilizadores mais intensivos, otimizando o multitasking.
Do Porta-chaves à nova aplicação Palavras-Passe
Destaca-se o reforço na aplicação Passwords (ou Palavras Passe), também ela alvo de rumores, que nos permitirá um acesso rápido às palavras-passe, códigos de acesso e verificação e não só.
Ou seja, reune os dados dos sistemas operativos da Apple, e estará disponível, também, para Windows para proteger e agregar as nossas credenciais.
Temos agora a aplicação Palavra Passe (Passwords). Temos esta nova aplicação presente não só no macOS Sequoia, como também no iPhone, iPad e Apple Vision Pro, bem como até no Windows.
Safari traz-nos mais velocidade e concentração
A chegada do macOS Sequoia traz-nos novidades para o navegador proprietário da Apple que se torna ainda mais rápido e mais poupado no consumo energético.
Ademais, temos um reforço de privacidade na normal utilização do navegador, além de mais ferramentas como os Perfis, Tradução, Extensões e muito mais.
Por exemplo, temos agora os "Destaques" que nos dá mais informação contextual sobre um determinado sítio com base naquilo que vemos numa determinada página.
O Modo de Leitura, ou simplemsente "Leitor", temos uma súmula automática dos conteúdos escritos, sempre que o Safari reconhece, automaticamente, um bloco de texto
Temos ainda o novo modo "Visualização" que opera uma mesma premissa. Ou seja, sempre que o navegador nativo da Apple deteta a presença de um vídeo na página web, o modo "Visualização" vem diminuir automaticamente as distrações para que toda a nossa energia visual se concentre, ora bem, no vídeo em questão.
Gaming reforçado no macOS 15 Sequoia
A Apple colocou também energia nas capacidades para jogos dos seus dispositivos, não só os computadores, mas também no iPhone, iPad e Apple Vision Pro, piscando o olho não só aos utilizadores, como também e sobretudo aos programadores.
Mais concretamente, com o Game Porting Toolkit 2, será mais fácil para os programadores trazerem os seus jogos para o Mac, além de oferecer mais suporte para jogos mais exigentes no iPhone e iPad.
Por fim, este segmento findou com um novo vislumbre do novo Assassin's Creed Visions da Ubisoft a chegar aos computadores com macOS Sequoia, bem como aos tablets iPad até ao final deste ano.
As novidades do macOS 15 Sequoia
O novo macOS 15 Sequoia ficará disponível no outono na sua versão estável. Até lá, porém, pode ser instalado na sua versão prévia (preview) em breve.
Deixa o teu comentário