• Home
  • Curiosidades
  • MWC: porque é que a Apple não participa no maior evento tecnológico do mundo?
MWC: porque é que a Apple não participa no maior evento tecnológico do mundo?
Miguel Valente

MWC: porque é que a Apple não participa no maior evento tecnológico do mundo?

PUB

A Apple, conhecida por revolucionar o mercado tecnológico com os seus produtos inovadores - sendo o Vision Pro, neste momento, o exemplo mais flagrante - tem uma notável ausência nos eventos mais importantes da indústria, nomeadamente no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

Neste sentido, importa discorrer sobre as razões que levam a esta postura por parte da gigante da maçã.

Independência, exclusividade e mistério

people standing in front of white wall
Photo by Jimmy Jin / Unsplash

Primeiramente, a ausência da Apple do MWC pode ser interpretada como resultado da independência e confiança da própria marca. A empresa não depende de plataformas externas para se destacar, uma vez que pode contar com uma base de apaixonados que aguardam ansiosamente por cada novidade, independentemente do contexto ou local.

A aura da gigante da maçã foi construída ao longo de várias décadas e constituída pelo sucesso de inúmeros produtos, o que fortalece a sua imagem como líder na inovação tecnológica e, não menos importante, permite cultivar uma relação única e direta com o público.

A filosofia da Apple foi caracterizada, desde cedo, pela criação de uma caminho próprio alicerçado numa estratégia de marketing distinta da concorrência e bem vincada. Além disso, a fabricante americana prefere organizar os seus próprios eventos, onde pode controlar ao detalhe a apresentação, narrativa e experiência dos participantes.

Assim, a gigante de Cupertino lança os seus produtos e serviços num ambiente alinhado com seus padrões, não havendo a necessidade - nem vontade - de partilhar o palco com outras marcas. Por outro lado, esta abordagem é muito útil para a marca, permitindo-lhe ter flexibilidade para ajustar o calendário de lançamentos e até mesmo cancelar eventos, se necessário.

Apple

Esta estratégia, claro está, só é possível devido ao estatuto da marca; os eventos da Apple, como a Worldwide Developers Conference (WWDC) e os eventos de lançamento de produtos, são aguardados com grande expectativa e cobertos extensivamente em todo o mundo.

Assim sendo, porque quer e, acima de tudo, porque pode, a Apple opta por seguir o seu próprio caminho, confiante na sua capacidade de cativar o público e manter-se na vanguarda da indústria, sem se prender às tendências estabelecidas por outros.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Curiosidades