• Home
  • Dicas
  • O iPhone 14 ainda vale a pena em 2024?
O iPhone 14 ainda vale a pena em 2024?
Miguel Valente

O iPhone 14 ainda vale a pena em 2024?

Apesar do lançamento anual de novos iPhones manter a frescura na comunidade da Apple, também limita as oportunidades de inovação.

O iPhone 14, lançado em setembro de 2022, por si só, continua a ser uma escolha atrativa, já que foi lançado há menos de dois anos e inclui todos os atributos de um ótimo smartphone. Além disso, inclui algumas funcionalidades que não estão presentes no iPhone 13 e que devem ser valorizadas, como a deteção de acidente e o SOS emergência via satélite.

Gama de cores do iPhone 14 colocada em linha.
Imagem Apple

Ainda assim, quando pensado em comparação com o seu antecessor, surgem algumas dúvidas sobre se este dispositivo ainda vale a pena em 2024.

Muitos utilizadores criticaram a opção da Apple de manter no modelo base do iPhone 14 o chip A15 Bionic presente no iPhone 13. Ainda que a fabricante americana tenha adicionado um núcleo de GPU ao chip na versão mais recente, apresentando melhorias de desempenho de até 18%, a diferença é pouco notória e pode contribuir para uma menor autonomia da bateria do iPhone 14.

Não obstante, o A15 Bionic continua a ser uma opção bastante sólida, superando muitos concorrentes no mercado atual.

Imagem Apple

As câmaras do iPhone 14 apresentam algumas melhorias em relação ao iPhone 13, com um sensor maior e uma abertura mais rápida na câmara principal. A câmara frontal foi igualmente melhorada, tendo uma abertura de f/1.9 (no iPhone 13, é de f/2.2) e foco automático. Todavia, tais upgrades não se materializam numa qualidade muito superior e não justificam uma diferença de preço de 120€.

Na maior parte das situações, a câmara do iPhone 13 é mais do que suficiente e o salto de qualidade do iPhone 14 para o iPhone 15 - que vai descer de preço aquando do lançamento do iPhone 16 - é superior.

Embora o iPhone 14 mantenha todas as funcionalidades dos modelos anteriores e seja um ótimo smartphone, no cômputo geral, as melhorias em relação ao iPhone 13 não se mostram assim tão relevantes, sendo que este último apresenta uma melhor relação qualidade/preço e constitui uma escolha mais acertada em 2024, principalmente para os utilizadores que não estão à procura de um topo de gama.

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas