O HomeKit e a aplicação Casa não tiveram grande destaque na edição deste ano da WWDC. No entanto, novidades não lhes faltam. Como este é um tema que agrada a muitos utilizadores trazemos as novidades fresquinhas do HomeKit que a Apple introduziu este ano com o iOS 14!

Configuração do acessório

Este ano a Apple optou por simplificar ainda mais o processo de emparelhar novos acessórios ao teu iPhone. Nesse sentido, modernizou a aparência desse mesmo processo tornando-o semelhante ao de emparelhar os AirPods ou o HomePod.

Assim, se houver algum acessório nas proximidades que esteja pronto a ser emparelhado, um pop-up sobrepõe-se ao ecrã principal onde é mostrado o tipo de dispositivo a emparelhar. A partir dessa janela pode-se, de forma simples e intuitiva, adicionar o acessório à aplicação, alterar o nome para um a gosto, escolher em que divisão se encontra o acessório e, ainda, adicioná-lo a alguma automatização sugerida.

Se gostavas do modo anterior podes, igualmente, adicionar um novo acessório através do botão "+" no canto superior direito e, em seguida, em "Adicionar acessório". A janela de leitura dos códigos QR também sofreu modificações de modo a assemelhar-se a todas as outras janelas referidas acima.  

Central de controlo

A central de controlo recebeu boas novidades com o novo iOS 14. Agora, ao invés de teres de clicar no ícone da Casa na central de controlo para poderes controlar os acessórios a Apple trouxe alguns acessórios diretamente para a central de controlo.

Os acessórios são do mesmo tamanho que os ícones mais pequenos como o da câmara e da lanterna, por exemplo, e permitem controlo rápido a partir de qualquer zona do iPhone/iPad. Para além de acessórios individuais, as cenas também têm um lugar nesta nova versão da central de controlo. Estas, tal como na aplicação Casa, ocupam um lugar maior de destaque.

Infelizmente, até ao momento, a Apple não permite selecionar quais os acessórios e cenas que queremos ver na central de controlo, sendo este um processo dinâmico e baseado em AI. Nesse sentido, os acessórios e cenas aparecem com base na hora do dia e no tipo de utilização dada a cada um deles. No entanto, isto pode mudar uma vez que o sistema se encontra ainda em fase de beta, durante a qual novas e velhas funcionalidades podem ainda sofrer grandes alterações.

Aplicação Casa

Aplicação Casa

Na aplicação Casa a grande novidade são os ícones redondos no topo de cada divisão. Estes mostram o estado de cada categoria de acessórios de uma forma simples e prática, substituindo o texto que, atualmente, expressa o estado de cada divisão. Por outras palavras, se tiveres 2 tomadas ativadas, 3 luzes ligadas, uma persiana aberta e um sensor de temperatura, por exemplo, poderás vê-los nos ícones superiores. Assim, ao entrares na aba de cada divisão consegues facilmente perceber qual o estado da mesma, sem teres de correr a lista de todos os acessórios e avaliar o seu estado individualmente.

Outra das novidades está na forma de acesso às configurações da casa e de cada divisão, que agora é feito no canto superior esquerdo, através do botão da casa.

Por falar em configurações, na página de definições de cada acessório existe agora uma lista com todas as automatizações a que o acessório está associado, mostrando também qual o seu estado (ativo ou desativo). Há, de igual modo, a opção de adicionar uma automatização ao acessório diretamente da própria zona de configurações.

Aplicação Casa no iPadOS

No iPadOS houve pequenas melhorias que acompanham as mudanças visuais introduzidas pela Apple em todo sistema, juntamente com o iPadOS 14. Dessa forma a aplicação Casa passa a contar com uma sidebar (menu lateral) como forma de navegar entre divisões.

Luz adaptativa

Luz amarelada durante a noite
Luz amarelada (quente) durante a noite

A luz adaptativa surge por inspiração no Night Shift, introduzido com o iOS 9.3. Para os mais distraídos, o Night Shift é uma opção que permite que o ecrã apresente tons mais amarelados nas horas mais próximas da hora de dormir. Agora, com o iOS 14, a Apple pretende trazer esse mesmo conceito para as luzes de casa.

Para compreender o conceito por trás desta tecnologia é necessário perceber um pouco do funcionamento do corpo humano. Resumidamente, durante o dia, a luz do sol inibe o nosso corpo de produzir melatonina. A melatonina é uma hormona responsável pela nossa vontade de dormir que nos dá sono e permite dormir uma noite descansada. Dessa forma, assim que o sol se começa a por e a noite aparece, o nosso corpo começa a produção de melatonina, que deixa assim de estar inibida.

Para além da melatonina, há uma outra substância no nosso corpo que ajuda a manter-nos acordados e despertos: a histamina. A quantidade desta substância no nosso corpo aumenta quando há presença de luz com pequeno comprimento de onda.  

Com efeito, um dos maiores problemas atualmente é a produção de luz de pequeno comprimento de onda que resulta em alterações dessas mesmas substâncias no nosso corpo. Os ecrãs dos smartphones e computadores produzem uma luz com essa característica. Quando utilizamos estes dispositivos à noite, essa luz altera a produção da histamina e melatonina no nosso corpo que, por consequência, vai prejudicar o nosso sono.

Assim, o Night Shift vem reduzir essa luz azul dos ecrãs dos dispositivos que utilizamos diariamente, de forma a não alterar a produção dessas substâncias no nosso corpo.

Agora que já sabes qual a razão do Night Shift, é clara a razão da existência da luz adaptativa nas luzes compatíveis com HomeKit.

Desse modo, a luz adaptativa faz uso das lâmpadas inteligentes espalhadas por nossa casa e regula-as automaticamente mediante a hora do dia. Nesse sentido, assim que este modo estiver ativado, o HomeKit vai ajustar as cores e intensidade das luzes para tons mais frios durante o dia e para tons mais amarelados durante a noite.

Luz branca durante o dia
Luz branca (fria) durante o dia

A Apple não especificou se esta funcionalidade irá funcionar em todas as lâmpadas já existentes ou se irá requerer uma atualização de firmware das mesmas. No entanto, na minha experiência pessoal, com o beta instalado, ainda não consegui fazer uso desta funcionalidade aqui por casa.

Deteção de rosto

Deteção de rosto na aplicação da Casa

O iOS 14 fica marcado como o ano em que a Apple levou a segurança da casa a um outro nível. Com a introdução do HomeKit Secure Video e, através de um hub HomeKit como, por exemplo, um iPad, Apple TV ou HomePod, o utilizador passa a receber notificações inteligente baseadas no que a câmara captura. Com efeito, esta funcionalidade permite não só fazer a distinção entre humanos, animais ou veículos, como também fazer uma deteção facial de cada sujeito.

É verdade, a partir do iOS 14, a aplicação Casa vai passar a notificar-te se algum dos teus contactos aparecer à frente de alguma das tuas câmaras de segurança que tenhas instalada em casa. Assim, poderás passar a receber notificações do tipo "João chegou a casa" ou "Joana está a tocar à campainha".

Como é que a aplicação Casa sabe quem são os meus contactos, perguntas tu? A aplicação Casa vai buscar os rostos à aplicação das Fotografias onde, já atualmente, podes treinar o teu iPhone para reconhecer as pessoas que estejam presentes nas tuas fotos e associá-las aos teus contactos. Assim podes facilmente encontrar os teus amigos na aplicação das fotografias sem teres de percorrer a galeria à procura de uma foto específica!

Anúncios de visitas

A funcionalidade de deteção de rosto referida acima está também integrada com a coluna inteligente da Apple. Assim, quando alguém tocar à campainha (no caso desta ser compatível com HomeKit), o HomePod irá anunciar quem está a tocar a porta. Claro é que essa pessoa tem de estar identificada na aplicação de Fotografias da Apple.

Infelizmente, o HomePod não tem programa beta pelo que, para utilizar esta funcionalidade teremos de esperar até ao lançamento oficial. De qualquer modo, o HomePod não está disponível para venda em Portugal, sendo que não haverá muita gente a usufruir desta funcionalidade por aqui.

Zonas de atividade para câmaras

Zonas de atividade

De forma a colmatar as falhas existentes nesta área da domótica, a gigante de Cupertino desenvolveu ainda mais novidades relacionadas com câmaras.

A Apple trouxe, este ano, a possibilidade de definir zonas de atividade. Por outras palavras, se tiveres uma câmara compatível com HomeKit poderás, através da aplicação Casa, definir quais as áreas que queres que a aplicação examine.

Isto é de facto um bom avanço na área das câmaras inteligentes uma vez que, pessoas que tenham câmaras que apanham zonas com passeios e estradas, não vão sofrer com infinitas notificações de deteção de movimento durante o dia. Com efeito, poderão escolher zonas específicas a serem analisadas pela aplicação.

Em adição, poderás também combinar esta funcionalidade com outras oferecidas pelo HomeKit Secure Video e excluir, por exemplo, animais ou veículos, garantindo assim que só serás notificado quando algo de interesse acontecer realmente em frente à tua casa!

Mudanças na Apple TV

Centro de controlo na Apple TV

Se tens uma Apple TV, vais gostar destas novidades. Os controlos da aplicação Casa estão agora disponíveis na central de controlo e, desse modo, acessíveis facilmente através de um pressionar longo do botão Home do comando.

No entanto, a lista de acessórios e cenas visíveis nesta janela é um reflexo dos acessórios adicionados como favoritos na aplicação Casa.

Também na Apple TV poderás passar a receber uma notificação com uma transmissão em direto da câmara, no caso de alguém tocar à campainha. Além disso, poderás ainda selecionar qualquer câmara para ver a transmissão em direto e em tamanho completo na tua televisão.

Câmaras na Apple TV

Futuro do HomeKit

A Apple tem investido bem nesta área nos últimos tempos. O HomeKit e a aplicação Casa têm visto um crescimento contínuo ao longo dos anos que esperemos que não pare.

O futuro, no entanto, pode ser um pouco imprevisível uma vez que a Apple se juntou a outras empresas com a Google e a Amazon para criarem um standard para domótica. Mesmo assim, o futuro será certamente brilhante para esta área!