O que te falta descobrir da aplicação Saúde da Apple

O que te falta descobrir da aplicação Saúde da Apple

Apesar de muito utilizada, a aplicação de Saúde da Apple tem muitas funções “escondidas” para o utilizador comum. Está na altura de as descobrires!

Joana Cabral
∙ 4 minutos de leitura

A aplicação Saúde da Apple já é conhecida pela maioria, se não mesmo todos. A secção de Atividade é provavelmente a mais utilizada, ao analisar movimento, calorias, e frequência cardíaca.

No entanto, há mais por baixo da superfície para descobrir, imensas funções que te poderão ser bastante úteis no futuro. Fizemos a compilação de cinco para ti.

1. Controlo do Ciclo Menstrual

É uma das áreas que sempre contou com aplicações bastante completas a nível da App Store, mas já há algum tempo que dentro da app Saúde podes encontrar esta função, construída dentro da aplicação de forma discreta.

Podes inserir o início e fim da tua menstruação, definindo assim a duração - mas se estiveres com dúvidas a lembrar-te, a aplicação assume por defeito os 28 dias, e ajustará de acordo com os teus dados de mês a mês. Além de te avisar de quando será a tua próxima menstruação, poderá avisar também do período provável para ovulação, e até podes registar os sintomas que sentes mês após mês se precisares de consultar mais tarde.

É importante fazer este acompanhamento do ciclo, muito mais que saber quando terás o teu próximo período. É extremamente útil para quem quer engravidar, ou para quem comece a ter queixas graves que possa indicar algum problema de saúde.

2. Dados de movimento

Se andares com o teu iPhone no bolso – ou ainda melhor, se tiveres um Apple Watch, há certa informação a que poderás aceder.

  1. Abre a aplicação da Saúde
  2. Seleciona o ícone Explorar
  3. Desliza até movimentos na Lista de Categorias de Saúde.

Ha muita informação que poderás rever aqui.

Tempo de Suporte Duplo

Este tempo significa o período em que ambos os pés estão no chão enquanto andas. Numa situação saudável, o ideal é que este seja entre 20 a 40% durante uma caminhada. Se esta percentagem foi superior, poderá haver um problema de balanço

Comprimento do passo

Sabias que a distância entre o pé que pões à frente e atrás pode ter significado? Dependendo da tua velocidade, altura, e do terreno onde te encontras, podem ser detetadas doenças, problemas de saúde (perda de força ou coordenação), ou lesões.

Assimetria nos passos

Normalmente, há uma certa simetria nos nossos passos: cada passo é dado sensivelmente à mesma velocidade. Se um pé anda mais depressa ou devagar relativamente ao outro, pode indicar algum problema neste. Se fores acompanhando a simetria a nível da aplicação, poderás notar quando há alguma alteração brusca.

Velocidade de caminhada

Medida quando andas em terrenos planos, esta é gravada quando andas com o teu dispositivo no bolso ou ao menos ao nível da cintura.

Para tal, é importante a tua altura estar atualizada na aplicação. Não te esqueças de verificar tal.

3. Medicação e Acompanhamento de dados de saúde

Precisas de usar um inalador? Medir níveis de glicose ou administrar insulina? Precisas de ver os sinais vitais? A aplicação poderá registar, de forma a poderes transmitir ao teu médico quer a tua condição, quer a tua evolução de sintomas e a eficácia de algum tratamento.

Indo até à área Explorar, consegues ver todas as informações que a aplicação pode armazenar, e ainda ficares chocado com a quantidade em “Outros dados”

4. Audição

Preocupado com quão alto ouves música?

É fácil de nos esquecermos do volume, especialmente de headphones, mas pode ser-nos extremamente prejudicial. A visar combater este problema, a Apple tem notificações a acompanhar o volume a que ouves música.

Ativando as Notificações de Auriculares na aplicação Saúde, receberás uma notificação sempre quer ultrapasses o limite recomendado de exposição áudio para sete dias. Nessa altura, o volume será automaticamente reduzido.

Para ativares as notificações apenas terás de seguir estes simples passos:

  1. Abrir a aplicação Apple Saúde;
  2. Clicar em Explorar;
  3. Selecionar Audição;
  4. Escolher Notificações dos Auscultadores e ativar.

Tendo Apple Watch, a aplicação também te poderá notificar através desta, sempre que estejas exposto a sons de volume elevado à tua volta.

5. Acompanhamento de Sono

Se andas preocupado com quanto efetivamente dormes cada noite, a aplicação Saúde poderá ajudar-te. Desde definir um período de sono, duração, tempo próprio para o iPhone entrar em Modo Sono e limitar ações que possas fazer com ele.

Além de já contar com muitas funcionalidades, ainda poderás integrar com outras aplicações destinadas a medir a tua qualidade de sono. Há imensas que poderás procurar na App Store!

Dedicares-te a perceber

Há muitos fatores significativos médicos que poderás acompanhar na aplicação Saúde, mas depende sempre de seres pro-ativo, ao adicionar todos os dados que possas e que queiras acompanhar e ir fazendo revisões regulares a este.

Por mais útil que seja, não faças de uma aplicação o único rastreio médico. Nunca substituas uma consulta ou aconselhamento médico. Tudo funciona melhor quando integrado.

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.