Se és um utilizador antigo de iPhone certamente que, em determinada ocasião, já te deparaste com um erro no mesmo que diz que "É possível que este acessório não seja suportado". Esta mensagem surge após conectares algum acessório na porta lightning, seja ele um cabo de carregamento ou passagem de dados, ou até mesmo uns auscultadores com fio.
Ora, se em certas alturas este erro desaparece por si só, noutras tantas insiste em permanecer no ecrã dos nossos smartphones da maçã, com potencial para impedir o correto funcionamento do mesmo. Com isso em mente, vamos deixar aqui algumas sugestões que podem ajudar-te a ultrapassar esta situação.
Desliga e volta a ligar o acessório
Esta é a forma mais simples de resolver o problema em questão: o desligar e voltar a ligar o acessório que está a fazer surgir o erro. Apesar de simples, é a solução com menor potencial de resolução, mas também não custa nada tentar, certo?
Reinicia o iPhone
Alguns problemas menores de software podem causar o surgimento deste género de mensagens... Por vezes, um simples reinício do teu iPhone acaba por os conseguir corrigir, pois, durante o arranque, todo o iOS é carregado de novo, de uma forma limpa e sem erros remanescentes.
Para levares a cabo esta tarefa basta que desligues o iPhone, aguardes trinta segundos, e o voltes a ligar. No final, testa o acessório errático novamente e vê como reage o sistema.
Tenta outro acessório
Por vezes o surgimento da mensagem "É possível que este acessório não seja suportado" deve-se, literalmente, ao acessório em questão. Para te certificares disso, podes procurar por quebras no cabo ou defeitos na ligação, mas a forma mais simples é mesmo testares outro acessório semelhante no teu iPhone, e também ligar o acessório errático noutro smartphone da maçã que não o teu. Conforme o que acontecer, consegues concluir qual a origem do problema.
Verifica o adaptador de corrente
Se o acessório que está a fazer nascer o erro é um cabo lightning ligado a um adaptador de corrente, a fonte do problema pode ser o próprio adaptador, e não o cabo, contrariamente ao que possa parecer óbvio.
Procura por danos ou sujidade na ligação do carregador em causa, e, no limite, testa o cabo com outro carregador e analisa a reação do iPhone.
Limpa a porta de carga
Lixo e sujidade na porta lightning são fatores com potencial para causar comportamentos como o que estamos aqui a abordar, dado que impedem o contacto necessário ao bom funcionamento de qualquer acessório.
Utiliza uma lanterna e verifica o interior da ligação lightning do teu iPhone e, no caso de te aperceberes da presença de algum "intruso", procede à remoção do mesmo com cuidado, utilizando para isso uma ferramenta de remoção da gaveta do cartão SIM, por exemplo.
Assegura-te que a porta lightning está seca
Já aqui fizemos todo um artigo dedicado exclusivamente a esta temática, contudo nunca é demais lembrar que a junção entre componentes eletrónicos e líquidos não dá bom resultado...
Analisa as dicas que te deixamos anteriormente, pois as mesmas têm potencial para ajudar tambem nesta situação.
Utiliza acessórios com certificação MFI
A sigla MFI significa "Made for iPhone" (feito para iPhone, em português) e está presente apenas em acessórios certificados pela própria Apple, sendo então estes os mais adequados para usares no teu próprio smartphone da maçã.
Mencionamos isto porque a mensagem "É possível que este acessório não seja suportado" pode surgir na presença de acessórios contrafeitos ou de baixa qualidade, potencialmente prejudiciais à saúde e bom funcionamento do teu iPhone. Como tal, evita-os a todo o custo.
Certifica-te que estás a usar um acessório compatível
Certas especificidades, quer de alguns acessórios, quer de alguns equipamentos, podem causar incompatibilidades na interação entre eles. O simples facto de algo encaixar na porta lightning não significa, por si só, que a correspondência está garantida.
Se desconfiares que estás perante uma situação deste género, consulta o fabricante do acessório em questão e verifica a compatibilidade do mesmo com o teu iPhone.
Atualiza o iPhone
As atualizações de software não existem apenas para dotar os equipamentos de novas funcionalidades, mas também para corrigir erros e comportamentos estranhos que muitas vezes se verificam. Como tal, certifica-te que tens sempre a versão mais recente do iOS instalada e, se não for o caso, procura pela mesma na secção respetiva, existente nas definições do teu iPhone.
Restaura as definições do iPhone
Um dos últimos recursos em que te podes apoiar é no restauro das definições do teu iPhone. Esta solução poderá fazer desaparecer certos erros existentes, mas sem comprometer nem eliminar os teus dados pessoais.
Para levares esta tarefa a cabo, abre as "Definições", de seguida toca em "Geral", desliza até "Transferir ou repor o iPhone", toca em "Repor", e por fim "Repor todas as definições". Depois é só aguardar, e testar de novo.
Quando tudo isto falha, significa que está na hora de procurares ajuda técnica especializada... Recorre preferencialmente à própria Apple ou a um agente autorizado, e garante que as peças utilizadas na reparação são originais e têm garantia. Acima de tudo, salvaguarda-te sempre em todos os aspetos.
Deixa o teu comentário