• Home
  • Dicas
  • Quanto deve durar a bateria de um MacBook?
MacBook pousado sobre uma superfície de madeira com um cabo ligado do lado esquerdo.
Miguel Valente

Quanto deve durar a bateria de um MacBook?

De um modo geral, a bateria de um portátil dura entre dois a cinco anos antes de perder a sua capacidade. Todavia, trata-se de uma estimativa em relação ao utilizador comum; a durabilidade de uma bateria vai sempre depender do quão rápido esta completa os ciclos de carga.

Um ciclo de carga ocorre quando a bateria vai de uma carga completa até uma descarga completa, ou seja, dos 100% aos 0%. As baterias comuns duram entre 300 e 500 ciclos de carga antes de demonstrarem perdas significativas de capacidade. Se usares o teu MacBook menos vezes, vais conseguir prolongar estes ciclos, porém, se deixares de o usar completamente, podes estar a encurtar a "vida" da tua bateria.

É relevante considerar ainda que a duração de um ciclo de carga difere de portátil para portátil. Se a bateria do teu MacBook durar, por exemplo, 12 horas com a carga completa, provavelmente só vais completar um ciclo de carga a cada dois dias; por outro lado, se a bateria durar 5 horas, podes ter que "gastar" vários ciclos por dia.

Fatores que afetam a duração de uma bateria

Carregador de um MacBook pousado numa superfície com o cabo mal enrolado.
  • Ciclos de carga;
  • Qualidade da bateria - as baterias OEM (Original Equipment Manufacturer) têm melhor durabilidade;
  • Cuidado no carregamento - a duração da tua bateria é preservada se usares o carregador original do teu MacBook ou um carregador de terceiros com os mesmos watts. Um carregador com mais watts vai deteriorar a qualidade da tua bateria;
  • Níveis de calor - a bateria pode ser danificada ​​por fontes de calor internas ou externas. Deves evitar usar o teu MacBook em condições climatéricas extremamente quentes e garantir que as aberturas de ventilação inferiores estão sempre desbloqueadas, tendo atenção ao uso de programas ou aplicações que sobreaqueçam o teu dispositivo;
  • Falta de uso - a falta de uso pode degradar a bateria do teu Mac, principalmente se esta ainda tiver carga. Se pretenderes deixá-lo parado durante algum tempo, o melhor é descarregares completamente a bateria.

A durabilidade da bateria é uma qualidade fundamental num MacBook. Ainda que a degradação seja inevitável, pode ser mitigada se tiveres em conta os fatores enumerados acima.

Quando a bateria do teu MacBook estiver esgotada, o nosso conselho é que a substituas por uma bateria original da Apple ou uma de terceiros com a mesma qualidade.

Queres saber todas as novidades da Apple? O iFeed é o sítio certo para ti:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Dicas