Como ativar a rede móvel no teu Apple Watch

Como ativar a rede móvel no teu Apple Watch

Sabe como podes ativar a rede móvel no teu Apple Watch para tirar o máximo proveito desta funcionalidade.

André Morais
∙ 1 minuto de leitura

Recentemente chegaram a Portugal os primeiros modelos de Apple Watch com Cellular, algo que já era bastante comum no estrangeiro.

O Apple Watch (GPS + Cellular) utiliza a tecnologia eSIM que te permite usufruir da tua rede móvel em qualquer lugar, estando completamente independente do iPhone. Sem dúvida, uma funcionalidade bastante conveniente para muitos.

Para poderes ativar esta funcionalidade no teu Apple Watch precisas, primeiramente, de ter um modelo que disponibilize a mesma, ou seja, um Apple Watch com GPS e Cellular. Precisas também, à postriori, de uma operadora que te disponibilize o serviço eSIM para Apple Watch. Em Portugal, para já, a única operadora que disponibiliza este serviço é a NOS.

A ativação da rede móvel no teu Apple Watch ocorre no momento do emparelhamento do mesmo com o teu iPhone, ou caso contrário, pode ser feita manualmente através da aplicação "Watch" quando este já estiver emparelhado.

Para procederes à ativação manual segue os seguintes passos:

  1. Abre a aplicação "Watch" no teu iPhone;
  2. Abaixo de "Geral" vais ver a opção "Rede móvel";
  3. Seleciona "Configurar rede móvel"
  4. Vais ser redireccionado para o site da tua operadora onde podes acabar a configuração.

Parabéns! Já podes saír de casa sem o teu iPhone!

Podes consultar o estado da tua rede móvel na Central de Controlo, arrastando de baixo para cima, ou através de pontinhos verdes presentes em alguns mostradores. Sempre que tiveres o iPhone por perto, o Apple Watch vai usufruir da rede do mesmo para economizar bateria.

Caso não estejas a gostar da experiência ou precises simplesmente de poupar bateria, podes desativar a rede móvel diretamente a partir do teu Apple Watch abrindo a Central de Controlo e clicando no símbolo de rede móvel.

Se possuis um Apple Watch e detetaste algum comportamento que não consideras normal, o melhor que tens a fazer é dirigires-te a um Centro de Assistência Autorizado Apple. Agora, em tempo de pandemia, é também útil serviços como o iOS Repair que permitem assitência e reparações de equipamentos Apple à distância.

O que achas desta funcionalidade? Deixa a tua opinião nos comentários.