Shazam: identifica músicas de várias formas com o teu iPhone

Se estás a ouvir uma música que gostas, sabe como identificá-la de maneiras diferentes com o Shazam.
Escrito por Samuel Pinto e
6 mins de leitura
Shazam: identifica músicas de várias formas com o teu iPhone
Publicidade
Publicidade

O Shazam é daquelas aplicações que é uma espécie de must-have e que tens de ter instalada no teu iPhone ou em qualquer outro dispositivo. Serviço adquirido pela Apple em setembro de 2018, o Shazam permite-te identificar canções/músicas (e respetivas letras) a tocar à tua volta a qualquer hora e em qualquer lugar.

Gradualmente o serviço foi integrado de forma mais orgânica nos dispositivos da Apple, mas continua disponível para download na Google Play Store para equipamentos Android e navegadores de computadores em forma de extensão. Nesse sentido, conhece 4 métodos diferentes para identificares músicas com o serviço Shazam.

Método 1 - identifica músicas com a aplicação Shazam

Sendo a app de identificação de músicas mais popular da App Store e sem qualquer tipo de publicidade ou anúncios, o Shazam até pode identificar música tocada através dos fones de ouvido. Descobre qual a música que está a tocar no rádio, num bar com boa música ambiente ou em qualquer outro cenário:

  • Faz o download gratuito da aplicação Shazam na App Store.
  • Abre a app e toca no ícone redondo do Shazam no centro do ecrã para começar a identificar a música.
  • Aguarda alguns segundos até que a aplicação exiba os resultados.

Poderás ver todo o teu histórico de músicas identificadas com o Shazam abrindo a opção Minha música na parte inferior do ecrã. Podes vincular o Shazam ao Apple Music ou ao Spotify para ouvires essas músicas numa lista de reprodução com o nome As minhas faixas no Shazam ou As minhas músicas no Shazam.

Método 2 - identifica músicas através da Central de controlo

A partir do iOS 14.2 e posteriores, é possível adicionares controlos rápidos nos widgets da Central de controlo. Um controlo que podes adicionar à central de controlo é precisamente o widget do Reconhecimento de música do Shazam. Dessa forma, podes aceder rapidamente ao serviço de reconhecimento de músicas, independentemente do que estejas a fazer no iPhone, esteja ele bloqueado ou não. Para adicionares o widget do Shazam na Central de controlo, segue os seguintes passos:

  • Vai às Definições e depois à opção Central de controlo.
  • Encontra Reconhecimento de música na secção Mais Controlos no fundo do ecrã.
  • Toca no botão verde mais (+) ao lado de Reconhecimento de música para dessa forma adicioná-lo à secção Controlos incluídos na parte superior.  

A partir de agora já tens acesso ao ícone do Shazam na Central de controlo. Num iPhone com Face ID desliza o ecrã para baixo a partir do canto superior direito para acederes à Central de controlo e por consequência ao ícone do Shazam, ao passo que num iPhone com Touch ID tens de deslizar o ecrã de baixo para cima para acederes ao mesmo.

Quando tocares no ícone do Shazam, o teu iPhone iniciará o processo de identificação de qualquer música, incluindo aquelas que tocam nos fones e altifalantes do iPhone. Receberás uma notificação com a música identificada, ou então a mensagem "Nenhum resultado" se porventura o iPhone não ouvir a música ou não constar na base de dados do Shazam. Toca e segura na notificação para teres acesso à opção Ouvir na aplicação Música.

Método 3 - identifica músicas perguntando à Siri

Outra opção é pedires à Siri para identificar uma música que esteja a tocar em qualquer lugar que te encontres. Podes fazê-lo com um iPhone, iPad, Apple Watch ou um HomePod. No meu caso, pedi à Siri em português do Brasil para executar essa tarefa apenas como teste (a ausência da Siri em português europeu faz-me preferir a Siri em inglês). Os comandos de voz também podem ser pedidos noutros idiomas aos quais a Siri está disponível. Para que a Siri em português do Brasil te identifique músicas, tenta estes passos:

  • Chama pela Siri dizendo: "E aí Siri". Ou então segura durante alguns segundos o botão lateral num iPhone com Face ID ou o botão Home se for um iPhone com Touch ID para ativares a Siri.
  • Pede-lhe o seguinte: "Que música é esta?"
  • Aguarda alguns segundos enquanto a Siri ouve a música.

A Siri dir-te-á o resultado e mostrará uma notificação com todos os detalhes da música bem como uma miniatura da capa do álbum. Toca na notificação para veres a música no Apple Music, Spotify ou na app Shazam.

Método 4 - identifica músicas com o Apple Watch

De igual forma, também podes usar a aplicação Shazam ou pedires à Siri para te identificar uma música no Apple Watch. Instala a app Shazam através da App Store no Apple Watch, carregando duas vezes no botão lateral que se encontra debaixo da Digital Crown.

Em alternativa podes adicionar a aplicação com recurso ao iPhone que está emparelhado com o Apple Watch. Abre a aplicação do Apple Watch e na secção Aplicações Disponíveis instala a app Shazam caso ainda não esteja instalada no relógio.

A utilização da aplicação Shazam no Apple Watch é basicamente igual à do iPhone ou iPad. Toca no ícone do Shazam e aguarda o resultado.

Para identificares músicas através da Siri no Apple Watch segue os passos:

  • Ativa a Siri no Apple Watch pressionando e segurando a Digital Crown até que ela fique à escuta.
  • Em alternativa levanta o pulso para ativares o Apple Watch e diz "E aí Siri".
  • Se tiveres o recurso Levantar para falar ativo, só precisas de levantar o pulso e a Siri começará a ouvir, ainda que não vejas o ícone da Siri no relógio. Para que este funcione, tens que ativar a funcionalidade Levantar para falar nas Definições da Siri no Apple Watch.
  • Seja qual o método que uses para ativares a Siri, pergunta-lhe qual é música que está a tocar.
  • Aguarda alguns segundos enquanto o Apple Watch identifica a música. Quando terminar, o Apple Watch toca e mostra-te uma notificação com os resultados da música.

Onde posso encontrar a lista das músicas identificadas com o Shazam?

Como já supracitado, as músicas identificadas pelo Shazam estão salvas dentro da app na opção Minha música na parte inferior do ecrã. Com o iOS 16 ou posterior, os resultados fornecidos pela Siri ou pelo widget do Shazam na Central de controlo serão sincronizados com a aplicação Shazam, para que também fiquem disponíveis na app.

Também podes encontrar as músicas identificadas pelo widget do Shazam na Central de controlo mantendo premido o ícone do Shazam. Desse modo, podes navegar por toda a lista de músicas e deslizar para a esquerda em cada música para excluí-la da lista. Se tocares numa música, ela é aberta na aplicação Shazam.

Todavia, se o teu iPhone tem uma versão do iOS anterior ao iOS 16 fica a saber que só encontrarás os resultados das músicas identificadas pela Siri num local, digamos, pouco lógico: na aplicação iTunes Store. Vê como podes encontrar as músicas identificadas pela Siri na iTunes Store:

  • Abre a app iTunes Store.
  • Toca no ícone em forma de lista no canto superior direito.
  • Escolhe o separador Siri para teres acesso à lista de músicas identificadas pela assistente virtual Siri no iPhone ou no Apple Watch. No iOS 16, os resultados pedidos à Siri não aparecem mais na iTunes Store, então só verás a lista dos resultados antes da atualização do iOS 16.

Em conclusão, da próxima vez que estejas a ouvir uma música que gostes muito, escolhe um destes 4 métodos para identificá-la rapidamente com o teu iPhone, Apple Watch ou a Siri.

E tu, conhecias todos estes 4 métodos para identificar músicas? Fica atento às dicas do iFeed nesta página dedicada.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo