Dicas

PureVPN: a melhor VPN para a tua Apple TV!

“Spirited” chega à Apple TV+ a tempo do Natal, mas não brilha o suficiente (Crítica)

“Spirited” chega à Apple TV+ a tempo do Natal, mas não brilha o suficiente (Crítica)

PUB

lyca lyca

Spirited é o novo musical de Natal da Apple TV+, protagonizado por Will Ferrell e Ryan Reynolds. A obra cinematográfica é uma adaptação do conto clássico de Charles Dickens, A Christmas Carol, embora seja contada da perspetiva dos fantasmas. É uma atitude corajosa do realizador Sean Anders, sobretudo por já existirem adaptações de relevo desta obra, como é o caso de O Conto de Natal dos Marretas (disponível no Disney+). Ao contrário das habituais comédias românticas de Natal a que temos oportunidade de assistir na TV, este filme tem um enredo denso, onde tudo parece acontecer e, simultaneamente, há espaço para canções de Natal. Mas será isso suficiente para destacar Spirited nesta quadra natalícia?

No mundo de Spirited, os fantasmas fazem parte de uma grande organização que todos os anos escolhe alguém para redimir. A função destes fantasmas é abrir os olhos — e o coração — da pessoa para o verdadeiro significado do Natal, convertendo-a em alguém melhor. Este ano, o Fantasma do Natal Presente, interpretado por Will Ferrell, está determinado a mudar o executivo insensível e avarento Clint Briggs (Ryan Reynolds). Para Present, o Sr. Briggs é o candidato perfeito, apesar de ter sido classificado como "irredimível" pela organização espiritual.

Ryan Reynolds e Will Ferrell em "Spirited" (Apple TV+)

O que Present não espera é que o seu alvo vire o jogo contra ele, obrigando-o a examinar o seu próprio passado, presente e futuro – com a ajuda de alguns episódios musicais, que aligeiram estas cenas. Trata-se de uma reviravolta inteligente na adaptação de um conto tão familiar como A Christmas Carol, mas revela-se também bastante arriscada. Se, por um lado, Spirited nos deixa à vontade com as suas graçolas sobre ser mais uma adaptação (e algumas têm efetivamente piada), por outro, esta decisão acaba por menosprezar a sua própria existência como musical. As canções são frequentemente interrompidas por outros personagens e, durante as cenas do Natal Passado, são até mesmo esquecidas. Uma piada como "não, não é preciso mais uma atuação" ajuda a quebrar o ritmo da longa-metragem para que possamos mastigar a história, mas não deve ser repetida vezes sem conta, dando a impressão de que Spirited é demasiado cool para ser considerado um musical. A sensação com que fiquei após ver as cenas musicais é que este filme é algo confuso quanto ao que pretende transmitir e ao que pretende ser.

Para lá das canções, Spirited oferece-nos um enredo com desenvolvimentos genuinamente inesperados e o mundo dos fantasmas é criado de forma satisfatória. Contudo, as piadas imprevisíveis dependem demasiado do padrão loquaz a que Reynolds já nos habituou.

Ferrell e Reynolds formam uma dupla interessante e carismática, se não tivermos em conta as suas fragilidades como cantores. Sente-se o peso de um argumento exagerado nos ombros de ambos, onde ainda há espaço para uma história de amor subdesenvolvida entre Present e a colega de trabalho de Clint, Kimberly (Octavia Spencer), que arrasta a duração do filme para umas desconfortáveis duas horas.

Spirited é um pouco confuso quanto ao tom e à mensagem. A impressão com que fico é de que pretende dar um toque cínico à ideia de que uma pessoa pode mudar da noite para o dia, mas acaba por fazer precisamente isso, principalmente quando os fantasmas começam a ser liderados por Clint.

A longa-metragem não é tão má ao ponto de se poder considerar "irredimível", mas está longe de ser um momento de entretenimento mágico. Há vários elementos ao longo do filme que brilham e nos tocam de maneira apropriada, especialmente durante a interpretação das canções. Contudo, esperava um pouco mais desta adaptação.

Aproveitem a quadra natalícia para ver este musical em família e tirem as vossas próprias conclusões. Podem deixar ainda a vossa opinião na secção de comentários abaixo.

Nota: 6/10
Spirited (Estados Unidos, 18 de novembro de 2022 [streaming])
Duração: 2 h 7 min
Realização: Sean Anders
Argumento: Sean Anders e John Morris
Elenco: Will Ferrell, Ryan Reynolds, Octavia Spencer, Sunita Mani, Patrick Page, Marlow Barkley, Andrea Anders, Joe Tippett, Jen Tullock, Loren Woods, Tracy Morgan


PUB

lyca lyca

📬 Inscreve-te na nossa newsletter

Recebe os nossos artigos mais relevantes diretamente no teu email.

Inscrever
📬 Inscreve-te na nossa newsletter

Ótimo! Inscreveste-te com sucesso.

Bem-vindo de volta! Fizeste login com sucesso.

Inscreveste-te com sucesso no iFeed.

Sucesso! Verifica o teu email para obter o link mágico de login.

Sucesso! As tuas informações de cobrança foram atualizadas.

A tua cobrança não foi atualizada.