Torna-te num especialista da Calculadora do iPhone

Torna-te num especialista da Calculadora do iPhone

A Calculadora é uma aplicação considerada básica por muitos, mas tem várias funcionalidades que vais gostar de conhecer.

Ricardo Crespo
∙ 5 minutos de leitura

A aplicação Calculadora é provavelmente uma das aplicações da Apple mais utilizadas no iPhone. No entanto, possui alguns truques que poucos conhecem. Atenta no artigo a seguir para ficares a saber mais.

Fazer aparecer a calculadora científica

Quando o iPhone está na vertical é-te apresentada a interface de calculadora padrão, útil para cálculos aritméticos básicos. No entanto, ela pode transformar-se numa calculadora científica, com opções de cálculos avançados, para isso, basta girares o iPhone na horizontal.

Irás encontrar opções mais variadas e avançadas como o cosseno (cos), tangente (tan), raiz quadrada (v) e o gerador de números pseudo-aleatórios (Rand) que são mais úteis para áreas como a ciência, a engenharia e a matemática avançada.‌                                          

Apagar dígitos que acabaste de inserir

Enganaste-te a escrever um dígito? Não te preocupes. Há uma forma muito rápida de apagares o último número inserido sem teres que apagar o campo todo. Para isso, basta deslizares o dedo sobre o campo de digitação, para a esquerda ou para a direita, e o último dígito inserido será eliminado imediatamente.

Se a intenção for refazer o número inteiro, basta carregares na tecla "C" que significa "Limpar". Isto vai apagar apenas a tua última entrada, e não o progresso que está para trás.

Começar tudo de novo

Por outro lado, se quiseres mesmo recomeçar o teu cálculo inteiro, fazendo com que o iPhone esqueça as últimas células, só tens de utilizar a tecla "AC", que significa "Tudo Limpo". Caso não encontres um botão "AC" é porque terás de primeiro limpar o campo de digitação, ou seja, primeiro clica na tecla "C" e posteriormente irá aparecer a "AC". Clica nela e poderás começar tudo de novo. (Relembra-te que forçar o encerramento da Calculadora não irá resultar visto que ela lembrar-se-á do último resultado.)

Copiar e colar números

Existem várias formas de copiar e colares números na Calculadora do teu iPhone. Segue em baixo algumas delas:

  • Clica e segura o número que pretendes copiar. Clica em “Copiar” no menu para copiar o número ou clica em “Colar” se tiveres um número previamente selecionado que desejas utilizar no cálculo.
  • Clica duas vezes no número exibido. Clica em “Copiar” no menu para copiar o número ou clica em “Colar” se tiveres um número previamente selecionado que desejas utilizar no cálculo.
  • Clica no ecrã com três dedos. Clica no ícone “Copiar” (botão do meio) para copiar o número exibido atualmente ou clica no ícone “Colar” (à direita de Copiar) se tiveres um número previamente selecionado que desejas utilizar no cálculo. (Apenas disponível no iOS 13 ou posterior).
  • Aperta o ecrã com três dedos, como uma beliscadela. Isso irá copiar o número exibido atualmente.
  • Clica no ecrã com três dedos e afasta-os, como o oposto de uma beliscadela. Isso irá colar o número exibido atualmente. (Apenas disponível no iOS 13 ou posterior).

Copiar o último resultado

Ecrã principal / Pesquisa / Central de controlo

Mesmo que feches a aplicação Calculadora, esta não se irá esquecer dos teus últimos cálculos. Assim, é possível que copies o teu último resultado, mesmo que estejas fora da aplicação.

  • Passa o dedo para abrir a Central de Controlo e pressiona o ícone da Calculadora.
  • Mantém pressionado o ícone da Calculadora no ecrã principal.
  • Mantém pressionado o ícone da Calculadora na Biblioteca de Aplicações.
  • Mantém pressionado o ícone da Calculadora na Pesquisa.

De qualquer uma das opções que escolheres, verás uma opção “Copiar último resultado” e mostrará o último resultado, para que saibas que é o correto.

Realizar cálculos na Pesquisa

Queres fazer uma conta rápida sem ter que abrir a app da Calculadora? É possível!

Para isso, basta abrires a Pesquisa - deslizando o dedo para baixo no ecrã principal. Agora é so inserires o cálculo que queres fazer, e irá aparecer uma caixa com a conta e o seu resultado. Caso queiras continuar o cálculo, basta clicares na janela que te apareceu, e serás redirectionado para a Calculadora.

Deixa a Siri fazer o trabalho por ti

A Siri também pode realizar os cálculos por ti na Calculadora. Aciona a assistente e pergunta-lhe um cálculo qualquer, a Siri não irá abrir a Calculadora, e vai dar-te a resposta no momento.                                                                                              

Repensa como utilizas os botões

Alguns botões irão ter funções diferentes quando os pressionares, em vez de clicares. Por exemplo, se quiseres converter % para a forma décimal, normalmente digitarias o número e, em seguida, clicavas na tecla %. No entanto, é possível fazer de outra forma, clicando e pressionando a tecla %, e depois digitar o número. Experimenta com outros botões e símbolos e vais descobrir que alguns casos vais poupar tempo.

‌Clica em ‘2nd’ para encontrares mais opções

Uma vez que todas as opções não cabem no teclado, algumas teclas podem ser descobertas ao clicar na tecla '2nd'. Por exemplo sin vai ser substituído por sin -1, ln por logY, eX por yX, etc.

Faz o teu iPhone ditar os números

O teu iPhone pode também ditar os teus resultados. Na aplicação Calculadora, podes clicar e pressionar o número atual ou clicar duas vezes nele e, em seguida, selecionar “Falar” para ouví-lo. Se não encontrares esta opção, terás de a ativar em Definições > "Acessibilidade" > "Conteúdo enunciado" > "Enunciar seleção".

Se carregares em soletrar, o iPhone irá falar cada número um a um. Neste caso diria: "um, nove, nove, sete".



Conhecias alguma destas dicas? Ficou a faltar alguma que conheces? Partilha connosco nos comentários!