Tudo o que precisas de saber sobre o MagSafe da Apple

Tudo o que precisas de saber sobre o MagSafe da Apple

A Apple reviveu a funcionalidade MagSafe no seu mais recente modelo de iPhone que parece ter agradado os seus utilizadores. Eis tudo o que precisas de saber.

Ricardo Crespo
∙ 4 minutos de leitura

Com a chegada dos últimos modelos do iPhone 12, a Apple reviveu uma funcionalidade já utilizada no passado, o MagSafe.

O MagSafe apesar de não ser uma novidade promete revolucionar o carregamento sem fios como o conhecemos.

O que é o carregador MagSafe?

Este novo carregador tem como particularidade o facto de funcionar de forma magnética, corrigindo uma das falhas do carregamento sem fios. Assim que encostas lá o teu iPhone (com ou sem capa MagSafe), este adapta-se magneticamente à posição ideal de carregamento.

Eis um vídeo para te demonstrar como funciona a tecnologia MagSafe:

E é esta a magia do MagSafe: são utilizados ímanes para prender o carregador ao teu iPhone, de maneira a assegurar um carregamento sem fios até 15 W de potência. Em perspetiva, carregadores wireless normais podem carregar o iPhone até 7,5 W de energia.

Carregador duplo MagSafe

A Apple mais tarde, acabou por lançar outro carregador, o carregador duplo Magsafe, mas este não será para todas as carteiras.

O novo carregador duplo MagSafe chega ao mercado português por 149€ e permite-te carregar o teu iPhone e o teu Apple Watch em simultâneo, num equipamento moderno, rápido e portátil.


Que iPhones e acessórios podem utilizar o carregador MagSafe?

Há uma vasta gama de iPhones e acessórios que podem utilizar esta nova linha de carregadores MagSafe.

É impotante relembrar que qualquer dispositivo com suporte a carregamento sem fios poderá utilizar o carregador MagSafe. Da mesma maneira, embora alguns modelos de iPhone antigos possam utilizar MagSafe, eles não serão capazes de tirar proveito do recurso magnético. iPhones anteriores ao iPhone 8 não suportam carregamento sem fio.

Modelo do iPhone Carregamento Wireless MagSafe Recurso Magnético MagSafe
iPhone 8 Sim Não
iPhone 8 Plus Não
iPhone X Não
iPhone XS Não
iPhone XS Max Não
iPhone XR Não
iPhone SE (2ª geração) Não
iPhone 11 Não
iPhone 11 Pro Não
iPhone 11 Pro Max Não
iPhone 12 Sim
iPhone 12 Pro Sim
iPhone 12 Pro Max Sim
iPhone 12 mini Sim

Juntamente com os iPhones, podes também carregar alguns acessórios Apple no carregador MagSafe. Isso inclui AirPods (2ª geração), AirPods Pro e a caixa de carregamento sem fios para AirPods (1ª geração).


O MagSafe carrega mais rápido do que um cabo Lightning?

Depende das situações e do adaptador utilizado. Um cabo Lightning tem potencial para carregar mais rápido do que o MagSafe se a saída de energia do adaptador usado for maior que 15W (a saída do carregador MagSafe).

Podes utilizar o adaptador de energia USB-C de 20W da Apple para obter um carregamento mais rápido, por exemplo.

Atenta que, se o teu iPhone estiver no carregador MagSafe e conectares um cabo Lightning ao mesmo tempo, o iPhone dará prioridade ao cabo Lightning.


O MagSafe prejudica a bateria?

Não, o MagSafe não é perigoso para a bateria do teu iPhone. O que podes ter que te preocupar é com o calor excessivo.

Qualquer transferência de energia envolve produção de calor. Isto verifica-se quando estamos a carregar o nosso smartphone quer seja via cabo ou wireless. Isso significa que o carregador e o iPhone ficarão um pouco quentes durante o carregamento. Isso é normal e não é perigoso de forma alguma para ti, no entanto, as baterias que são constituídas por elementos químicos, sofrem com temperaturas demasiado altas (e também demasiado baixas). Mas não te preocupes, o iPhone tem um sistema de segurança que diminui a potência de carga se a temperatura aumentar acima do devido.

No entanto, não é aconselhável utilizar programas que utilizem muito CPU enquanto o dispositivo carrega pois pode originar alguns problemas. Gravar um vídeo em 4K, jogar um jogo com gráficos robustos ou fazer FaceTime por longos períodos de tempo são exemplos de processos com uso intensivo de CPU, que podem acelerar o aquecimento do iPhone durante o carregamento.

Também é importante salientar que deves conectar o carregador MagSafe primeiro, antes de colocar o iPhone nele. Isto garante que o MagSafe esteja numa posição segura para começar a carregar.


Acessórios e Capas MagSafe

Além dos dois carregadores MagSafe, a Apple oferece vários acessórios para a linha iPhone 12 que tiram proveito do recurso MagSafe. Isto inclui capas de pele ou silicone, e ainda as novas carteiras que se encaixam magneticamente na parte detrás do teu iPhone.


Outros Acessórios MagSafe

O MagSafe é uma porta de entrada a um novo mundo de acessórios, assim fabricantes de acessórios de terceiros podem utilizar o MagSafe de várias maneiras.

A Belkin é uma delas, que possui um dock 3 em 1 que mantém o teu iPhone e Apple Watch no ar enquanto carrega os teus AirPods em baixo. Ela também já vende um suporte de ventilador de automóvel com MagSafe.

Além de carregadores, capas, bolsas, carteiras e suportes mais acessórios MagSafe estão a caminho.


O MagSafe é ótimo. Mesmo sem um iPhone 12, podes aproveitar as vantagens do conveniente carregamento sem fios, sem teres que te preocupar com cabos. E tu, já experimentaste esta tecnologia? Conta-nos tudo na secção de comentários!