Notícias

Apple confirma sobreaquecimento do iPhone 15 Pro e trabalha em correção

Typora: um editor Markdown de texto simples e minimalista

Typora: um editor Markdown de texto simples e minimalista

PUB

lyca lyca

A Apple tem vindo a investir bastante no Modo Concentração para combater as torrentes infinitas de informação com que somos bombardeados diariamente. O mesmo se aplica ao nosso trabalho. Aqui tens o Typora, um editor Markdown perfeito.

Se não nos conseguirmos abstrair dos intensos estímulos que nos rodeiam, como poderemos raciocinar de modo concentrado? Para mais, a quantidade de ferramentas que temos à disposição nos softwares que utilizamos, embora úteis, são muitas vezes em demasia para o que estamos a fazer em determinado momento.

E eis, então, que surgem editores de texto simples, "limpinhos" e minimalistas: poucos menus, tela branca, e apenas com o que é preciso para os nossos objetivos.

Typora: simples, minimal, excelente

Acede ao website da Typora, e numa questão de escassos minutos estás pronto a começar. Literalmente. Por apenas €17,44 (com IVA), poderás utilizar este software em três máquinas para o resto da tua vida.

Para além dos nossos Mac, é também compatível com Windows e com Linux. Mas se quiseres apenas experimentar, tens 15 dias gratuitos com tudo a funcionar.

Mas antes, vamos falar um bocadinho sobre Markdown

Perguntarás do que estarei eu a falar. Permite-me elucidar: trata-se de uma "linguagem" criada por John Gruber em 2004. Nas suas palavras:

Markdown é uma ferramenta de conversão de texto para HTML (...). Permite-te escrever utilizando um formato de texto simples, fácil de ler e escrever, e depois convertê-lo num XHTML (ou HTML) estruturalmente válido.
Assim, "Markdown" é duas coisas: (1) uma sintaxe de formatação de texto simples; e (2) uma ferramenta de software, escrita em Perl, que converte a formatação de texto simples para HTML.

Disto isto, o Markdown serve para, basicamente, simplificar-te a vida, uma vez que é compatível com blogs, mensagens instantâneas, fóruns, e.o., evitando problemas de conversões de formatação.

Imagina, quando tens um texto pronto, e depois vais copia-lo e cola-lo noutro lado, mas fica tudo desformatado. Pronto. Com o Markdown, não terás esse problema.

Typora: para um trabalho concentrado

Abner Lee criou o Typora em 2015 porque considerava que processadores de texto como o Google Docs e o Microsoft Word estavam repletos de distrações, circunstância impeditiva de uma concentração no que neles se faz: escrever.

Seja código, seja escrita criativa, o enfoque é tudo. E, portanto, era fundamental criar uma ferramenta que fizesse justamente isso.

Características do Typora

  • Tela branca: literalmente mais nada senão o texto que estás a escrever. Só se passares o rato no canto superior direito do ecrã é que podes aceder à contagem de palavras, ativação da barra lateral, tempo de escrita, entre outras informações importantes.
Tela em branco do Typora
  • Barra lateral poderosa: para além de poderes viajar ao longo do teu índice (aplicando cabeçalhos H1, H2, etc.), nesta barra podes gerir todos os ficheiros que introduzes no corpo de texto, de que são exemplo as imagens.
Ecrã do Typora já com texto escrito e barra lateral ativada
  • Organizador de ficheiros fenomenal: cria uma pasta só com os ficheiros que precisas para o teu trabalho e a barra lateral apresenta-tos e organiza-tos com o detalhe que necessitas. Inclusivamente abre a pasta de origem se precisares de lá ir.
Barra lateral do Typora com o organizador de ficheiros
  • Modos de concentração: tal como nos teus dispositivos Apple, tens o Focus Mode, mas também o Typewriter Mode, podendo, inclusivamente, combinar os dois. O primeiro esbate todo o texto, exceto o parágrafo que estás a escrever. O segundo, tal como se de uma máquina de escrever se tratasse, vai "subindo a folha" à medida que escreves. Combinando os dois modos, e caso te adaptes bem, ficas com olhos de lince unica e exclusivamente na parcela de texto que está a fluir do teu cérebro.
Modo de concentração. Texto esbatido, exceto o que está a ser escrito.
  • Secções com inserções simples e claras: queres colocar uma tabela? Sem problema! Escolhe o número de linhas e de colunas, e segue! E que tal um bloco em código? Simplesmente introduz uma Code Fence, escolhe a linguagem no canto inferior direito e começa!
Tela do Typra com uma tabela e um campo de código
  • Escolher temas: a tua concentração pode variar consoante o aspeto do teu ecrã. Para uns, uma tela em branco é quanto baste, para outros, tudo preto em modo noite. O Typora oferece-te, desde logo seis opções: Github, Gothic, Newsprint, Night, Pixyl e Whitey. Mas este ponto está longe de ficar por aqui: Tens uma multitude de temas adicionais para escolher! Basta que acedas à página com a galeria de temas do Typora. Para os instalares, acede aqui, e terás todas as instruções passo-a-passo. Finalmente, poderás ainda construir um tema e submete-lo à Typora. Uma ideia extremamente interessante!
Tela do Typra com uma tabela e um campo de código

E muito mais!

Se continuasse a destacar as interessantíssimas características do Typora, este artigo seria extremamente longo. Como te disse, é muito ao estilo a que estamos habituados na Apple: "much more than meets the eye".

Desde trabalhar em fórmulas matemáticas, construção de diagramas, criação de listas, tudo isto e muito mais é possível no Typora.

Uma parte fantástica é poderes entrar em Source Mode para poderes copiar todo o código e colar num blog ou noutra plaforma, como te disse acima, para que tudo mantenha a sua formatação.

Typora em modo Source

Nada como experimentar. Nunca pensei muito nisto, e já tive a oportunidade de testar alguns editores de texto minimalistas. Mas o Typora é, de facto, excelente. Nada à vista, mas nada falta para que o trabalho aconteça.

A aprendizagem de utilização deste software é intuitiva e rápida. Num piscar de olhos, já sabes onde está tudo. Certo que algumas ferramentas poderiam estar noutros menus, mas nada é perfeito. No entanto, certo é que deixas de perder tempo à procura.

E se sentires alguma dificuldade, não te preocupes: o Typora tem uma excelente página de suporte, que não apenas te ajuda explica uma infinidade de questões que possas ter, como também, no caso de seres um utilizador já experiente, inclui uma lista com todas as versões, explicando-te todas as novas características que vão sendo disponibilizadas. Não há bots irritantes. Texto claro e imagens informativas. Minimal e eficaz, como seria de esperar.

O Typora é o claro exemplo do ditado: "separar o trigo do joio". Simples, direto, eficiente. Se não soubesse, até diria que se tratava de uma app feita pela própria Apple. Experimenta também, e escreve descontraído e focado com o Typora.


PUB

lyca lyca

📬 Inscreve-te na nossa newsletter

Recebe os nossos artigos mais relevantes diretamente no teu email.

Inscrever
📬 Inscreve-te na nossa newsletter

Ótimo! Inscreveste-te com sucesso.

Bem-vindo de volta! Fizeste login com sucesso.

Inscreveste-te com sucesso no iFeed.

Sucesso! Verifica o teu email para obter o link mágico de login.

Sucesso! As tuas informações de cobrança foram atualizadas.

A tua cobrança não foi atualizada.