Como vimos na WWDC 2020, a Apple está a trazer muitas novidades para as suas plataformas iOS 14, iPadOS 14, tvOS 14, macOS Big Sur e também o watchOS 7.

Aprofundando o novo watchOS 7, entre as novidades, tracking de sono e a deteção da lavagem das mãos, anuncia-se o fim de um recurso que faz parte do Apple Watch desde o modelo original.

Apesar de não ter sido mencionado na keynote, percebe-se ao usar a beta do watchOS 7 que a Apple está a abandonar o suporte ao Force Touch. Um recurso de hardware parecido ao 3D Touch do iPhone e que permitia funções extra no UI ao pressionares a tela.

A Apple está a orientar os desenvolvedores a reformularem as suas apps, retirando todas as funções de pressão na tela, para estarem preparados quando a versão final do watchOS 7 for lançada em setembro.

Não é a primeira vez que isto acontece, a Apple desistiu do 3D Touch no iPhone com os seus flagships iPhone 11 e 11 Pro. Preferiu antes usar o Haptic Touch, que já tinha introduzido no iPhone XR no ano anterior. O Haptic Touch é uma solução de software com as mesmas funcionalidades do 3D Touch, só que não necessita do hardware de reconhecimento de pressão na tela.

Com isso, faz todo o sentido que o próximo Apple Watch venha já sem o componente que habilita o Force Touch na tela. Quem sabe em favor de uma bateria maior!!!

O que achas da novidade? Será que essa mudança vai afetar o nosso uso? Escreve nos comentários!!