WaterMinder: um companheiro divertido para o teu equilíbrio hídrico

Há muitas apps para te lembrar que tens beber água. Mas são aborrecidas e incomodativas. Outras, como a WaterMinder, já é outra conversa...
5 mins de leitura
WaterMinder: um companheiro divertido para o teu equilíbrio hídrico
Publicidade
Publicidade

Ter um telefone no bolso ou um relógio no pulso suplanta largamente a possibilidade de contactar alguém ou de saber que horas são. Duas décadas volvidas do século XXI, o prefixo smart manifesta-se no consumo e estilos de vida de milhões de pessoas em todo o globo, mantendo-as conectadas a uma maciça rede virtual, sem a qual a vida do dia a dia já não é praticamente imaginável.

Sensores e Inteligência Artificial estabelecem uma nova era, há não muitos anos considerada futurista, mas tida contemporaneamente como normalizada e facilitadora das azafamadas rotinas quotidianas. Ir ao banco ou ao centro comercial, pagar as compras, ou assistir a um concerto no outro lado do oceano, tornaram-se práticas instantâneas, tão imediatas quanto a nossa capacidade de escrever umas quantas palavras no campo de busca de uma app.

Todavia, se vozes críticas conjeturam sobre os malefícios das costas curvadas e da dependência dos dispositivos móveis, uma coisa é certa: vivemos num novo paradigma em que estes aparelhos vieram para ficar.

Assim sendo, cabe a cada utilizador destes dispositivos a responsabilidade de procurar equilíbrios, no sentido de mitigar as consequências deste estilo de vida, no que concerne à saúde e à interação social.

Mas este é igualmente um século repleto de fervilhante de criatividade. Ao mesmo tempo, um mundo que, paradoxalmente, quanto mais informação produz e debita, maior o seu maniqueísmo em tantas matérias.

E porque não, nesta realidade de dois princípios opostos, destacar os benefícios destes dispositivos? Porque não conjeturar que estes ditos aparelhos, não substituindo, evidentemente, um médico, poderão ser benéficos para a nossa saúde?

Neste sentido, digamos, otimista, milhares de criativos enveredam diariamente numa busca das melhores formas de potenciar os sensores e a Inteligência Artificial destes dispositivos, de que resulta a produção de software orientado para uma vida mais saudável.

É o caso da Funn Media que, fundada em 2013, que já colocou no mercado mais de 20 apps na área da Saúde e Fitness. Uma dessas apps foi incluída no Best of 2019, no Editor’s Choice e na App of the Day da Apple. Falo-vos da WaterMinder.

Manter o equilíbrio hídrico

James L. Lewis III, médico especialista neste campo do conhecimento, escreveu no Manual MSD (versão saúde e família) indicando que “a água representa entre metade e dois terços do peso médio de uma pessoa” e que “a água ingerida deve estar em equilíbrio com a água que se perde. Para poder manter o equilíbrio hídrico e para se proteger contra a desidratação, o surgimento de pedras no rim e outros problemas clínicos, os adultos saudáveis devem beber, pelo menos, aproximadamente dois litros de líquido por dia.

Não te esqueces de ir à casa de banho, momento em que perdes água, mas de beber a água que necessitas para compensar, a isso já talvez não dês tanta importância. A premiada WaterMinder surge precisamente para te ajudar a manter este equilíbrio.

O teu “assistente hídrico” pessoal

Como a Inteligência Artificial ainda não é assim tão brilhante, a WaterMinder lança-se, desde o primeiro momento em que a ativas, na construção de um afinado enquadramento dos teus hábitos diários. Sendo afinado, a app não te engana: diz-te que só o conseguirá ao fim de 21 dias. E aí, sim, poder-te-á ajudar a criar uma rotina saudável e exclusivamente adaptada a ti.

Acompanhando os teus progressos por via da criação de objetivos a atingir, esta app está desenhada para que não te sintas pressionado a beber quando não te apetece, mas antes para te sentires motivado a cumprir os objetivos, que não mais são do que a quantidade de líquido que necessitas para viver bem.

Seja água, um chá ou um batido, tudo conta para que consigas ganhar a perceção de que estás no bom caminho. Com o correr dos dias, podes consultar os teus consumos anteriores, obtendo dados valiosos para manteres o que estás a fazer, ou para adotares novas estratégias que melhor se adequem ao teu estilo de vida.

Registar o teu consumo pode parecer uma chatice. Em muitos casos é verdadeiramente desencorajador. Nunca se encontram as dimensões dos recipientes e as bebidas que consumimos. Mas a WaterMinder pensou nisso, permitindo-te definir a quantidade exata de líquido que os copos que tens em casa ou no trabalho comportam.

Por outro lado, se fores um ávido consumidor de café como eu, a WaterMinder também te possibilita registar a quantidade diária de café que injetas no teu organismo. Conta como elemento de hidratação, mas oferece-te a vantagem de saberes que, em determinada altura do dia, já talvez chegue de cafeína.

Intuitiva, detalhada e motivadora

A WaterMinder interliga-se muito facilmente com a app Saúde e é transversal a literalmente todos os teus dispositivos Apple.

Quanto a instalas, no caso de seres mulher, existe a possibilidade de definir que estás grávida ou em fase de amamentação, condições que requerem naturalmente outras necessidades de hidratação.

Registado o teu peso, a intensidade do teu estilo de vida (de sedentário a muito ativo) e o tipo de clima da zona em que habitas, a WaterMinder define o teu objetivo diário, que no meu caso, por exemplo, foi estabelecido em 1922 ml. Bem aproximado ao que o especialista que citei acima recomenda.

Divertidamente a zelar por ti

Aborrecido ter noção que tenho que beber quase dois litros de água por dia?

Talvez não seja. Se olhares para a barra lá em baixo, tens o Handbook, que te disponibiliza um conjunto de desafios e apresenta as tuas conquistas. Desafios como passar um único dia sem uma substância. Café, cafeína, açúcar ou álcool, passas bem sem todos ou sem um deles durante um dia.

Todas estas substâncias, e muitas outras, integram bebidas que contêm água. Para além de conheceres melhor o que consomes, ultrapassar alguns destes desafios poderá, quem sabe, contribuir para a criação de novos, e mais saudáveis hábitos, que te permitirão viver melhor e por mais tempo.

WaterMinder - Sempre contigo, todos os dias

É isso. Ter um telefone ou um relógio no pulso significa também teres um conjunto de lembretes para manteres o teu corpo hidratado. Uma forma divertida e motivadora para ultrapassares desafios e alcançares novas conquistas no teu dia a dia. A vida não é um jogo, mas porque não zelar pela nossa saúde, brincando?

Mente sã, corpo são. Sem qualquer dúvida! Perdoem-me o trocadilho, mas diria mais: corpo hidratado, cérebro regenerado. E nunca antes foi tão fundamental termos o nosso cérebro são para lidar com as complexidades do dia a dia, tão características deste sinuoso século XXI.

Publicidade
Publicidade
Partilhar artigo