17 "coisonas e coisinhas" que a Apple apresentou na WWDC 2023

17 "coisonas e coisinhas" que a Apple apresentou na WWDC 2023

7 minutos de leitura

Tenho sentimentos contraditórios em relação ao absolutamente extraordinário Vision Pro, o primeiro "computador espacial" da Apple que irá revolucionar tudo a médio prazo. Adorei o lançamento do MacBook Air de 15 polegadas.

Contudo, senti um certo turbilhão na estratégia da Apple. Tem sido mais do mesmo. Os SoC da Apple mudaram tudo para tão melhor, mas a gestão do seu lançamento nas mais recentes versões dos novos dispositivos tem sido, no mínimo, atabalhoada. Por exemplo, o titã Mac Pro: tão atrasado. Tão insípido.

E, à falta de melhor, a Apple lançou um vídeo com as 17 "coisonas e coisinhas" que pretendeu destacar nesta WWDC 2023. Vou-tas elencar praticamente todas, porque ainda assim, entre coisas que considerei fantásticas, algumas não valeram mesmo a pena. Mas deixei 17 na mesma.

NameDrop

Fonte: Apple

Esta nova funcionalidade permite que duas pessoas, pela simples aproximação dos seus iPhone (e também iPhone -> Apple Watch), possam partilhar automaticamente um ficheiro, fotografias, e informações de contacto entre si. Mas esta abordagem não se resume aos iPhone.

Este gesto, a que todos estamos cada vez mais habituados (sobretudo para quem tem HomePods em casa, ao transferir para lá a música que está a tocar no iPhone), também permitirá partilhar conteúdos ou iniciar o SharePlay para ouvir música, ver um filme ou jogar um jogo entre iPhones que estejam próximos um do outro.

Personalização das tuas chamadas

Fonte: Apple

A partir do momento em que instales o iOS 17, a forma como é representada a pessoa a quem estás a fazer a tua chamada vai poder ser personalizada! Do mesmo modo em que, desde o iOS 16 podes mudar o tipo de letra, a cor e a imagem do teu ecrã de bloqueio, assim poderás começar a fazer o mesmo para os teus contactos, incluindo utilizares um Memoji!

Live VoiceMail

Fonte: Apple

Quando alguém te deixa uma mensagem de voz, surge-te no teu ecrã, uma transcrição em tempo real, mantendo o telefone a tocar. Assim, poderás ler primeiro e decidir se queres ou não atender o telefone. Esperemos que esta funcionalidade se aplique à língua portuguesa, porque será muito interessante!

CheckIn

Fonte: Apple

Todos utilizamos apps de Instant Messaging e redes sociais. O CheckIn não é, por isso, propriamente uma novidade. Mas o facto de a podermos ter, de modo nativo no iOS é sempre agradável. Tudo o que a Apple possa integrar nativamente, e de modo transversal entre todos os dispositivos da empresa, constitui sempre um ganho.

Stickers Personalizados

Fonte: Apple

Poucos deram valor, na última versão do iOS, à capacidade de remover o fundo às nossas fotografias. Na prática, podemos recorta-las automaticamente, para mantermos apenas o elemento que queremos. A Apple, como sempre, leva as coisas mais à frente. Então, na prática, este tipo de recorte/remoção de fundo, permitir-te-á criar um sticker a partir de qualquer fotografia que tenhas no teu álbum, e subsequentemente, utiliza-lo no teu iMessage.

Deixa mensagem de áudio ou vídeo quando não podes atender uma chamada de Facetime

Fonte: Apple

Esta funcionalidade fala por si. Um passo à frente nas mensagens que podes deixar quando não podes atender o telefone. Adeus, velhos atendedores de chamadas!

FaceTime na Apple TV

Fonte: Apple

Para quem, como eu, tem uma Apple TV em casa, esta nova possibilidade é fascinante! De repente, poder ter a minha chamada FaceTime projetada para a minha televisão, oferece toda uma extraordinária experiência! Só falta mesmo venderem o clip para acoplar o iPhone à televisão, tal como já existe para os Mac (destinados a tirar o melhor partido da funcionalidade câmara de continuidade).

StandBy

Fonte: Apple

Tendo um suporte MagSafe para carregar o iPhone, já por si é engraçado utiliza-lo durante a noite. Mas na verdade, a não que seja um iPhone com ecrã always-on, de pouco serve. E mesmo assim...

Posto isto, a Apple decidiu transformar literalmente o iPhone num acessório multiuso de grande utilidade, quando estiver em modo StandBy: podes ter um relógio, um calendário, um music player, entre várias outras funcionalidades.

App Journal

Fonte: Apple

Cria o teu diário, inserindo datas, fotografias e muitos outros elementos decorrentes das tuas apps. Colocares o número de passos que deste durante o dia, os sítios por onde andaste. É, com efeito, o diário que todos esperávamos e que já tardava em surgir no ecossistema Apple.

Áudio Adaptativo

Fonte: Apple

Misturando o Modo Transparência com o Cancelamento Ativo de Ruído, o Áudio Adaptativo permitir-te-á, como o nome indica, adaptar-te o ruído para cada ambiência, local e interações em que te encontres no teu dia-a-dia.

Mapas topográficos e offline

Fonte: Apple

Mais um exemplo do lançamento de uma funcionalidade que já existe há muito tempo na concorrência. Mas, mais uma vez, se a passarmos a ter de modo nativo no sistema operativo da Apple, é um ganho para todos. É como sempre disse: quando a Apple faz, faz sempre melhor.

Assim, com a possibilidade de teres mapas descarregados para utilização offline, podes aceder à navegação turn-by-turn, enquanto utilizas o Apple Maps, sem precisares de estar ligado à Internet. Poderás ainda ver a hora prevista de chegada, encontrar locais, entre outras possibilidades.

Além disso, embora com o arranque apenas nos Estados Unidos, a app Apple Maps será reforçada com novos mapas topográficos, pontos de partida de trilhos, ganhos de elevação e muito mais.

App Saúde: demonstra como te estás a sentir em cada momento

Fonte: Apple

Transversal ao Apple Watch, iPad e iPhone, poderás demonstrar a todos como te estás a sentir em cada momento. Uma funcionalidade importante nos dias que correm!

Diz apenas "Siri"

Fonte: Apple

Finalmente! Estar sempre a dizer "Hey Siri" já se tornava cansativo. Mesmo até porque a concorrência há algum tempo que dispensa este elemento introdutório. A partir do momento em que os novos sistemas operativos estejam instalados em todos os nossos dispositivos, bastará apenas dizer "Siri", para que esta maravilhosa assistente virutal da Apple nos venha ao nosso auxílio.

Uma espécie de "Find My" para o comando da Apple TV

Fonte: Apple

Não é bem um Find My... não se sabe bem porquê. Mas o facto é que, tal como se um AirTag se tratasse, vais poder encontrar o teu comando da Apple TV. Todos sabemos que os nossos comandos, tal como os gatos, têm uma capacidade de teletransporte para dimensões paralelas. Esta funcionalidade vai ser mesmo muito útil.

Mostrador do Snoopy e Woodstock

Fonte: Apple

Já tínhamos os icónicos Minnie e Mickey. Chegou a vez dos saudosos Snoopy e Woodstock. Esta parelha vem trazer mais alegria e vida aos nossos Apple Watch. Mas muito há mais no watchOS que aí vem. Talvez a mais interessante evolução deste sistema operativo para os nossos queridos smartwatches da Apple.

Autocorrector melhorado

Fonte: Apple

Espero bem que seja verdade. A Apple afirma que o iOS 17 incluirá um modelo linguístico de última geração para a previsão de palavras que irá melhorar significativamente a correcção automática no iPhone. Supostamente, sempre que se escreva alguma coisa errada, o autocorretor terá melhor precisão que nunca.

Este sistema de aprendizagem automática, aprenderá os teus hábitos de digitação ao longo do tempo. A ver vamos...

Visual Lookup em vídeos

Fonte: Apple

Já dava tanto gosto ver esta funcionalidade em operação no iOS anterior. Agora, vai passar a estar disponível em fotogramas de vídeo enquanto o tens em pausa. Poderás identificar alimentos, montras, sinais e símbolos, bem como objectos individuais a partir de fotografias e vídeos.

17 "coisonas e coisinhas" que Apple lançou. Todas elas a estrear no iOS 17. Muitas delas tão úteis, outras... nem tanto. Mas quando se está constantemente na vanguarda, tendo-se a si próprio como principal concorrente, e a concorrência a anos-luz de distância, não é fácil inovar. Sobretudo porque as expectativas dos utilizadores (habituados há tantos anos ao que há de melhor), são cada vez mais difíceis de alcançar.

A cobertura de um evento Apple com esta envergadura requer a mobilização de diversos meios, quer técnicos, quer humanos. Assim, é com enorme satisfação que fazemos um agradecimento especial a quem ajudou o iFeed a tornar tudo isto possível: falamos da Funn Media, que gentilmente aceitou patrocinar a nossa cobertura à WWDC 2023. A Funn Media é a empresa por trás da criação e desenvolvimento de um leque variado de aplicações, tais como Waterminder, QuickAI, Hit the Island e FitnessView, entre outras. Sem o seu apoio, seria muito difícil à nossa equipa reunir os recursos necessários para fazer chegar até ti, em tempo útil, o conteúdo de qualidade que a ocasião exige. Obrigado Funn Media!

Ajuda o iFeed a crescer partilhando este artigo nas redes sociais!
O link foi copiado!

Deixa o teu comentário

Também vais gostar deste conteúdo...
Pedro Henrique Carvalho / / 2 minutos de leitura

iPhone 17 Pro - Rumores: Vai a Apple desistir do titânio?

André Fonseca / / 1 minuto de leitura

A transformar vidas: AirPods Pro 2 em destaque no anúncio de Natal da Apple

André Fonseca / / 3 minutos de leitura

Qual o melhor iPhone a comprar em 2024?

André Fonseca / / 4 minutos de leitura

iPhone 16: ajudamos-te a escolher o melhor modelo para ti