Será que precisas de um antivírus no iPhone? Nós respondemos!

Uma questão que nos colocam com alguma frequência e que nós respondemos (finalmente) com este artigo!

És novo no iPhone? Se sim, é legítimo teres este tipo de dúvidas. Esta é quase tão antiga como o próprio iPhone.

Independentemente da fabricante em questão, todos os dispositivos têm o risco de serem infectados com malware. A Apple não é exceção à regra, porém de todos os sistemas operativos no mercado o iOS é considerado dos mais seguros.

É claro que, se fizeres uma pequena pesquisa na App Store, vais encontrar aplicações antívirus de empresas bem conhecidas no mercado como a McAfee, Avast ou mais recentemente a NordVPN. Mas se o software (iOS) já faz este trabalho de proteção do utilizador, ou pelo menos o básico, vale a pena instalar ou utilizar um antivírus no iPhone?

Atenta nos seguintes pontos e vais perceber que não, não é necessário um antivírus no iPhone.

Aplicações só através da App Store

Para se instalar uma aplicação, a única hipótese é através da App Store, e esta é uma das políticas da empresa da maçã que já deu muito que falar. Por um lado limita o utilizador, pois não oferece a liberdade de conseguir um leque maior de aplicações que não estão validadas pela Apple. Por outro, é mais um mecanismo de segurança, pois o utilizador pode confiar que o que está a instalar foi validado pela empresa e considerado seguro de utilizar.

Safari à prova de cibercriminosos

O Safari vai sendo atualizado frequentemente com novos recursos de segurança, que protegem os nossos dados dos cibercriminosos. O Safari também fornece um bom indicador quando visitas um site, se ele é seguro ou fraudulento/ inseguro.

Nas definições de cada aplicação também podemos editar as permissões destas, para que não consigam aceder a alguns recursos do iPhone constantemente.

Não descarregues ficheiros suspeitos

A Apple permite-te descarregar ficheiros através do Safari no iPhone e apesar de ser um recurso muito útil, tem um lado negro e perigoso para a tua segurança.

Como em tudo na atividade online, precisas de ter cuidado. Diria que é a única tarefa que não deves executar no iPhone de ânimo leve. Descarrega ficheiros só de sites confiáveis ou contactos confiáveis que te enviem. Caso contrário, não o faças. E para este filtro não precisas de um antivírus. Só de ti próprio.

iPhone sempre atualizado

Uma das melhores medidas de prevenção é manter os dispositivos sempre atualizados com a última versão de software disponível, pois esta além de oferecer os recursos mais atuais também protege dos perigos ou falhas recentemente detectadas.

Para atualizares o teu iPhone para a última versão do iOS é só ires às Definições > Geral > Atualização de software.

Com estas medidas todas, podes-te considerar seguro sem a necessidade de um antivírus.