• Home
  • Notícias
  • Apple anuncia mais opções para aplicações distribuídas na UE
Apple anuncia mais opções para aplicações distribuídas na UE
Miguel Valente

Apple anuncia mais opções para aplicações distribuídas na UE

PUB

Com a última atualização do sistema operativo do iPhone, a Apple introduziu a possibilidade de utilização de lojas de aplicações alternativas na União Europeia, entre outras novidades.

Hoje, além daquelas que chegaram com o iOS 17.4, a fabricante americana anunciou mais três mudanças significativas para os developers na UE, abrindo novas possibilidades para a distribuição de aplicações e promoções personalizadas.

Novas possibilidades na distribuição de aplicações

Apple

O que há de novo:

  • As lojas de aplicações de terceiros podem ter exclusivamente aplicações do seu próprio catálogo. Por exemplo, um estúdio de jogos pode criar uma loja de aplicações para iOS que oferece exclusivamente os seus próprios jogos;
  • Os developers passam a poder escolher como projetar as suas promoções, descontos e ofertas dentro da aplicação, no caso dos utilizadores serem direcionados a concluir uma transação no seu site. Os modelos da Apple para projetar estes links para websites são agora opcionais;
  • Os developers poderão distribuir aplicações a partir dos seus websites, desde que cumpram critérios específicos - como ser membros do Programa de Developers da Apple durante dois anos consecutivos ou mais e ter uma aplicação para iOS com mais de um milhão de instalações na UE no ano anterior - e se comprometam com requisitos contínuos, como a publicação de políticas transparentes de recolha de dados. As aplicações distribuídas desta forma devem cumprir os requisitos de notarização da Apple, como todas as outras aplicações para iOS, e só podem ser instaladas a partir de um domínio web registado no App Store Connect.

Os developers autorizados terão acesso a APIs para facilitar a distribuição de aplicações a partir da web, integração com funcionalidades do sistema, backup e restauração, e muito mais. A distribuição web estará disponível após uma atualização de software na primavera, permitindo, pela primeira vez no iOS, o download de aplicações diretamente de um website.

Importa relembrar que estas últimas mudanças, tal como aquelas introduzidas com o iOS 17.4, têm a finalidade de cumprir as diretrizes do Digital Markets Act (DMA) e aplicam-se apenas dentro da União Europeia.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Notícias