• Home
  • Rumores
  • Apple pode alargar pagamentos NFC a outros sistemas
Mão direita a segurar um iPhone com o Apple Pay ativo sobre um terminal multibanco nas mãos de outra pessoa.
Miguel Valente

Apple pode alargar pagamentos NFC a outros sistemas

Os últimos rumores apontam para uma abertura da Apple em relação ao uso do sistema NFC (Near Field Communication) por parte de outros sistemas de pagamento além do Apple Pay.

Todavia, esta abertura não tem origem na boa vontade da fabricante, surgindo após objeções formais da União Europeia que remontam a 2022. A UE afirmava que a limitação imposta pela gigante da maçã era um entrave à inovação e à competição.

Pagamentos via NFC no iPhone vão deixar de estar limitados ao Apple Pay

iPhone com o Apple Pay ativo pousado numa mesa, na vertical, junto a uma planta, na parte superior da imagem.

O Apple Pay permite-te realizar um transação numa loja ou restaurante, por exemplo, de forma wireless, através do teu iPhone. A ligação entre o iPhone e o terminal de pagamento acontece por via do sistema NFC e é bastante conveniente.

O uso desta tecnologia cresceu bastante aquando da Pandemia de Covid-19, dada a necessidade de se evitar o uso de dinheiro físico e qualquer tipo de contacto, no geral. Porém, o mesmo não podia ser feito com outros sistemas de pagamento, como o PayPal, por exemplo.

Segundo a Reuters, a Apple terá aberto o acesso aos pagamentos tap-and-go no iPhone a outros sistemas usados para as carteiras móveis. Ao que tudo indica, esta mudança de postura em relação aos pagamentos NFC deve-se à necessidade de cumprimento das exigências da União Europeia, já que a gigante da maçã pretende, com certeza, evitar uma futura multa.

A Comissão Europeia estará a considerar a oferta e a consultar outras empresas antes de tomar uma decisão.

Queres mais novidades da Apple? Tens tudo aqui no iFeed:

Miguel Valente profile image Miguel Valente
Publicado a
Rumores