Apple poderá saltar o iPhone 19 e lançar diretamente o iPhone 20 em 2027
Partilhar

Apple poderá saltar o iPhone 19 e lançar diretamente o iPhone 20 em 2027

Numa altura em que ainda estamos a desvendar todos os segredos do iPhone 17 e companhia, começam a surgir rumores sobre o iPhone 19. Melhor dizendo, o iPhone 20.

Segundo informações avançadas pela consultora Omdia, a Apple prepara-se para uma mudança curiosa na sua linha de smartphones. Isto é, em vez de apresentar um iPhone 19, a empresa norte-americana deverá avançar diretamente para o iPhone 20, previsto para o outono de 2027.

A decisão não é inédita. Recorde-se que, em 2017, no 10.º aniversário do iPhone, a Apple ignorou o “iPhone 9” e lançou o iPhone X em paralelo com os modelos 8 e 8 Plus. Um ano difícil de esquecer na medida em que, muito provavelmente até hoje, há quem ainda discorde do nome do iPhone – se X (xis) ou X (dez). Mas deixemos isso de lado.

Agora, a estratégia parece repetir-se, desta vez para assinalar os 20 anos do dispositivo que revolucionou a indústria móvel. De acordo com a Omdia, a Apple deverá alterar também o ritmo de apresentação dos modelos, a começar no próximo ano, ou seja:

  • Segunda metade de 2026: lançamento dos iPhones 18 Pro e 18 Pro Max, iPhone Air 2 e o iPhone Fold.
  • Primeira metade de 2027: lançamento dos iPhones 18 e do 18e.
  • Segunda metade de 2027: chegada do iPhone Air 3, dos iPhones 20 Pro e 20 Pro Max e do segundo modelo dobrável da marca.

Esta mudança de calendário tem como objetivo espalhar as vendas ao longo do ano, evitando a concentração típica no último trimestre, após os eventos de setembro. Contudo, é algo controverso com o objetivo inicial da Apple, que era apresentar os equipamentos após o verão e a tempo de se tornarem uma estrela entre outubro, novembro e dezembro, mesmo a tempo do natal.

Mais do que uma questão de marketing, o salto numérico para o “iPhone 20” parece ser uma jogada simbólica, dado que reposiciona a linha de produtos em torno do marco dos 20 anos e reforça a ideia de renovação da empresa de Cupertino.