A Apple está a planear algo gigantesco para celebrar os 20 anos do iPhone. E não, não é o tão falado modelo dobrável. De acordo com os últimos rumores, a gigante de Cupertino quer fazer um iPhone 20, previsto para chegar no outono de 2027, um modelo verdadeiramente especial, digno de marcar duas décadas do produto que revolucionou o mundo e a tecnologia.

O plano? Um design totalmente em vidro, com ecrã envolvente e sem qualquer recorte ou margem visível. Mas a maior surpresa pode estar mesmo nos detalhes: a Apple parece quer eliminar todos os botões físicos deste aparelho, incluindo os de energia, volume, ação e controlo da câmara, substituindo-os por uma solução com feedback háptico, que simularia a sensação de clique através de vibração.

Curiosamente, esta ideia não é nova, algo semelhante foi concretizado no iPhone 7, em 2016, quando a Apple quis tornar o botão home menos problemático. Também chegou a estar em cima da mesa uma solução idêntica para todos os botões do iPhone 16 Pro, mas acabou por não avançar. Desta vez, porém, parece que a Apple quer mesmo levar a coisa a outro nível. E se há modelo que justifique uma mudança tão drástica, é precisamente o iPhone comemorativo de vinte anos.
Se os rumores se confirmarem, estaremos perante a maior evolução estética do iPhone desde o X, lançado em 2017, que também marcou uma década de história ao despedir-se do botão Home e ao trazer o Face ID, entre outras novidades.

Uma coisa é certa: Faltam dois anos para este importante lançamento e a Apple não quererá que o iPhone 20 seja só mais um telefone. um símbolo do futuro dos smartphones para a próxima década, à semelhança daquilo que prometeu em 2017 com o X, combinando design diferenciado, tecnologias de ponta e uma experiência completamente nova. Se vai ser uma vez mais bem sucedida, só o futuro dirá…