Ficar sem acesso à conta Apple pode tornar-se um verdadeiro pesadelo. Sem a palavra-passe correta, podes perder o controlo sobre os teus dispositivos, o iCloud, as subscrições e outros dados importantes. A Apple sabe disso e, para facilitar a recuperação da conta, introduziu uma funcionalidade que te permite configurar um contacto de recuperação.
O que é um contacto de recuperação?
Um contacto de recuperação é uma pessoa da tua confiança (um familiar ou amigo, por exemplo) que pode ajudar-te a recuperar o acesso à conta Apple, caso te esqueças da palavra-passe ou do código do dispositivo. Este contacto não tem acesso aos teus dados pessoais, mas pode gerar um código de recuperação temporário que te permite aceder à conta.
Requisitos desta funcionalidade
Antes de ativares esta funcionalidade, deves verificar se os teus dispositivos estão atualizados. Estes devem possuir as seguintes versões dos sistemas operativos:
- iOS 15 ou posterior
- iPadOS 15 ou posterior
- macOS Monterey ou posterior
- watchOS 8
Além disso, a autenticação de dois fatores tem de estar ativa e o teu contacto de recuperação deve ter mais de 13 anos, usar um dispositivo da Apple compatível, ter a autenticação de dois fatores igualmente ativa e ter um código de bloqueio definido no dispositivo.
Como adicionar um contacto de recuperação no iPhone ou iPad
- Abre a app Definições e toca no teu nome
- Acede a Início de sessão e segurança
- Toca em Contactos de recuperação
- Lê a explicação, escolhe o contacto desejado e segue os restantes passos para te autenticares
- Após o contacto aceitar o convite, verás uma mensagem a informar que o mesmo foi adicionado como contacto de recuperação da tua conta

Como ajudar alguém a recuperar a conta
Se, por outro lado, fores designado como contacto de recuperação, segue estes passos para gerares um código de recuperação:
- Abre a app Definições e toca no teu nome
- Vai a Início de sessão e segurança > Recuperação da conta
- Toca no nome da pessoa que está a pedir ajuda
- Seleciona a opção Obter código de recuperação
- Lê o código em voz alta ou partilha-o com a pessoa (assim que ela o inserir no dispositivo, poderá redefinir a palavra-passe e recuperar o respetivo acesso)