As aplicações secretas para guardares os teus ficheiros no iPhone

As aplicações secretas para guardares os teus ficheiros no iPhone

Apesar de termos possibilidades de segurança nos nossos iPhones como o Face ID ou Touch ID, esses, em certas ocasiões, podem não ser suficientes. Sabe como proteger ainda mais os teus ficheiros no iPhone.

Diogo Alvo
∙ 4 minutos de leitura

Não é propriamente uma novidade que todos os dispositivos da Apple são seguros. É bastante complicado entrar nos aparelhos tanto fisicamente como digitalmente.

Mas, a segurança nunca é demais. Se tens muita da tua informação privada no teu iPhone ou iPad, podes sempre adicionar mais segurança.

Além de bloqueares o iPhone com Face ID ou Touch ID, há várias aplicações que te podem ajudar a aumentar a segurança para quando passas o teu telemóvel para as mãos de alguém que te pediu para ver qualquer coisa.

Secure Folder:

Esta é uma das melhores opções para salvar todo o tipo de ficheiros no teu iPhone. Podes mover fotografias para pastas ou tirar e guardá-las imediatamente num sítio seguro.

Além disso, podes guardar todo o tipo de ficheiros - incluindo mudar o nome, mover ou eliminar sempre que quiseres.

Há também suporte para Dropbox e Google Drive para puderes fazer um backup na nuvem. Mas, nunca te podes esquecer da tua password (não há forma de a recuperares).

Secure Folder Pro:

Se a versão anterior é gratuita, há uma opção paga com o nome Secure Folder Pro. O preço é de 1,99€, mas vale, sem dúvida, a pena se queres uma aplicação ainda mais segura.

Podes guardar de tudo, desde ficheiros a fotos, passando pelas notas ou até pelos contactos. Além disso, tens um browser dentro da aplicação para procurares tudo.

Há ainda a opção de criares passwords falsas para esconderes a informação real e se alguém tentar entrar recebes um aviso com a localização e a informação da pessoa que o fez.

Photo Vault:

Se queres apenas guardar ou esconder fotos e vídeos, esta é uma boa escolha. Podes guardar e mexer nestes formatos no teu iPhone ou iPad.

Tens também a hipótese de editar dentro da aplicação e mandar as fotos via email ou através das mensagens.

Além disso, podes criar uma password falsa para esconder as fotos reais. Se alguém tentar entrar com essa pass vai-lhe mostrar fotografias diferentes e esconder as outras.

Caso te esqueças do código, a aplicação deixa-te recuperar se responderes a uma questão de segurança.

Secret Calculator:

O nome não é um erro. Esta aplicação é mesmo uma calculadora secreta. Secret Calculator disfarça-se de calculadora para esconder os teus ficheiros.

Guarda fotos, vídeos, música e vários tipos de ficheiros dentro da própria aplicação. Há suporte para iCloud, Google Drive ou Drpobox.

E, se quiseres, podes mesmo fazer contas na aplicação - desde que não insiras o código da app.

Locker:

É, literalmente, um cadeado. Podes guardar tudo o que quiseres sem qualquer problema.

Além do habitual, podes esconder aplicações do ecrã principal e guardá-las dentro da biblioteca desta app.

A nível de segurança podes colocar um pin, usar Face ID ou Touch ID. No entanto, para teres todas as funcionalidades tens que pagar uma mensalidade.

Podes esconder fotografias dentro da aplicação de fotos:

Pode parecer estranho, mas é uma possibilidade. Se não queres gastar dinheiro em nenhuma nova app, podes esconde-las na própria aplicação de fotografias.

A funcionalidade álbum escondido não está propriamente oculta, mas podes mandar as fotos para esta pasta e ninguém vai descobrir na biblioteca principal.

Para esconderes qualquer foto na app de Fotografias do iPhone/iPad basta:

  1. Ires até à aplicação Fotografias.
  2. Escolheres a foto que queres esconder.
  3. Clicares nas opções na parte inferior esquerda do ecrã.
  4. Escolheres a opção "ocultar".

Se quiseres que ninguém se lembre de ir a esse álbum enquanto está a mexer no teu iPhone, podes ainda acrescentar um outro nível de "segurança". Para tal:

  1. Vai às definições do teu iPhone
  2. Seleciona "Fotografias"
  3. Desmarca a opção “Álbum oculto"

Agora já não precisas de te preocupar com aquelas fotogragias mais privadas ou os ficheiros que não queres que ninguém saiba que tens.

Usas alguma destas aplicações? Conheces alguma da mesma categorias que utilizes e que não foi mencionada? Partilha connosco na secção de comentários!