Tim Cook abriu o evento com um dos dispositivos mais utilizados durante a pandemia: o Apple Watch. Cook destacou as principais funcionalidades do relógio como Home Control, o streaming de música, deteção de quedas, monitorização do ritmo cardíaco, etc. Para enfatizar estas questões da saúde foram apresentadas uma série de casos reais em que o relógio da Apple ajudou muitas pessoas em muitos aspectos da vida quotidiana e até em situações de emergência médica.

E é então que é apresentado o novo Apple Watch Series 6. Este vem substituir o modelo do ano passado, Series 5, e traz novidades que te vão ajudar a manter mais saudável, juntamente com grandes melhorias ao nível de hardware, novas cores, novas braceletes e recursos para a família. Continua a ler para saberes tudo.

Conhece as novidades do Apple Watch Series 6

Novas cores

Já lá vamos às funcionalidades. Vamos começar pelas cores. o Novo Apple Watch Series 6 terá novas cores disponíveis e em diferentes materiais. Temos um azul feito de alumínio, um cinza grafite, um dourado em aço e ainda em vermelho. O azul e o vermelho são ambos produzidos com alumínio 100% reciclado.

Deteção do nível de oxigénio no sangue

A Apple tem trabalhado em parceria com centros de investigação em algumas universidades e acaba de lançar um sensor capaz de medir o nível de oxigénio no sangue. Este novo sensor é capaz de medir os níveis de oxigénio no sangue em cerca de 15 segundos, utilizando tanto a luz vermelha como os infravermelhos.

Como é que tudo funciona? Os LED verdes, vermelhos e infravermelhos emitem luz para os vasos sanguíneos e os fotodíodos medem a quantidade de luz que é refletida. O passo seguinte é o cálculo do nível de cor do sangue por algoritmos avançados, o que vai indicar qual o volume de oxigénio presente naquele momento.

As medições manuais podem ser feitas enquanto o utilizador está parado, e as periódicas são realizadas em segundo plano, quando a pessoa está inactiva, por exemplo quando está a dormir. Todos os dados ficam guardados e visíveis na aplicação Saúde, permitindo uma constante monitorização.

Novo processador e performance

O novo relógio vem com um novo processador dual-core S6, baseado no chip A13 e 20% mais rápido que o do modelo anterior.

Na prática isto significa que as aplicações estarão 20% mais rápidas, com a mesma bateria que dura até 18 horas por dia. Em contrapartida, este novo modelo terá um carregamento mais rápido, atingindo a carga completa em menos de uma hora e meia.

Por outro lado, o ecrã de retina é 2,5 vezes mais brilhante garantindo que tudo fica visível mesmo com muita claridade exterior. E, mesmo com o pulso para baixo, o utilizador pode aceder à central de notificações, ao centro de controlo e mudar de mostrador sem ativar o ecrã.

Novidades nos mostradores e nas braceletes

Haverá muitos novos mostradores para todos os gostos e feitios. Podes escolher dentre uma com fusos horários, cronómetro/voltas, um com tipografias especiais, outro com Memojis, etc.

O interessante aqui é que haverá mostradores adequados a diferentes atividade e personalizáveis. Por exemplo, se fores surfista, terá um mostrador com tudo o que precisas de saber para a prática e o mesmo se fores médico ou profissional de saúde.

Em termos de braceletes, o grande destaque vai para a Solo, sem cortes, simples, feita em silicone elástico, com tamanhos diferentes para se ajustar a todos os pulsos e disponível em cinco cores. Haverá ainda uma nova pulseira de couro.

Family Setup

Até então cada Apple Watch teria que ser emparelhado com um iPhone, mas agora, as crianças, por exemplo, podem ter um relógio sem necessidade de ter um iPhone. Como? Com o Family Setup. Este novo recurso permite aos pais emparelhar os relógios dos filhos no seu iPhone com a grande vantagem poderem controlar os contactos das crianças, ou seja para quem telefonam e enviam mensagens. Podem ainda colocar o relógio em modo “Não Incomodar” para os momentos de estudo e configurar alertas de localização.

Os preços e quando estão disponíveis

E quanto significam todas estas novidades em euros? Os valores variam entre 439€ para o modelo de 40 mm e 469€ para o modelo de 44 mm.

Ah, e já podes encomendar o teu modelo preferido. Os envios serão feitos entre dois a quatro dias úteis.