Nem a Apple foi imune aos efeitos da pandemia. Mas finalmente, com um mês de atraso em relação aos anos anteriores, habemos novos iPhones!

O iPhone 12 chegou e acabou de ser lançado no evento de hoje, “Hi Speed”, conforme a Apple lhe decidiu chamar. Vamos conhecer-lo?

Compatibilidade com 5G

A primeira novidade foi a compatibilidade com o 5G. O que irá permitir? Maiores velocidades, mesmo em zonas muito populadas, maior privacidade e segurança. Para terem uma ideia, estamos a falar em velocidades de download até 4Gb em condições ideais e 200 Mb de upload.

O Design

O iPhone 12 tem 6,1 polegadas e vem em 5 cores: preto, branco, verde, vermelho e azul - a nova cor revelada aquando do evento dedicado ao Apple Watch. À primeira vista, temos um iPhone mais fino, mais pequeno e mais leve do que o anterior, iPhone 11.

Conforme os rumores indicavam, o design é semelhante ao iPad Pro. Ou seja, surge com as bordas mais quadradas como nos antigos iPhones 4 e 5, em comparação com as bordas arredondadas a que estamos habituados desde o iPhone 6.

O ecrã

O novo iPhone vem equipado com um Super Retina XDR Display com a tecnologia OLED que permite contrastes mais ricos e pretos mais profundos.

Em termos de material, este novo modelo vem mais resistente a quedas e impactos com uma nova proteção de cerâmica (Ceramic Shield).

Processador

O iPhone 12 vem equipado com o A14 Bionic um chip de 5nm. Este novo processador é capaz de realizar 11 triliões de operações por segundo.

Câmara

A câmara é sempre um dos temas mais falados. Por isso vamos por partes. Temos duas câmaras traseiras com um sistema dual - Grande Angular e Ultra Grande Angular - com capacidade panorâmica de 120 graus.  A lente tem 7 elementos, permitindo melhores fotografias com pouca luz e abertura f/1.6.

Quanto à câmara frontal, essa também recebeu melhorias em relação ao modo noturno.

iPhone Mini

Depois da apresentação das principais funcionalidades do iPhone, surge a versão Mini. Os rumores estavam certos, mais uma vez, e este modelo tem 5,4 polegadas.

Quais as diferenças entre o iPhone 12 e o iPhone mini? Para além da óbvia, ou seja, o tamanho, falamos de uma resolução de 2340x1080 pixels a 476 ppp no iPhone mini e o 12 tem uma resolução de 2532x1170 píxeis a 460 ppi.

As funcionalidades comuns aos dois modelos são:

  • Ecrã HDR
  • True Tone
  • Vasta gama de cores (P3)
  • Toque háptico
  • Relação de contraste 2.000.000:1 (normal)
  • Luminosidade máxima de 625 nits (normal); Luminosidade máxima de 1200 nits (HDR)
  • Revestimento oleofóbico resistente a dedadas
  • Compati­bilidade com a apresentação simultânea de vários idiomas e caracteres

Na imagem abaixo é possível ver um resumo de todas as funcionalidades do iPhone 12, em ambos os tamanhos disponíveis.

Os preços

Outro ponto muito importante: quanto é que os novos iPhones vão custar? Bem, anotem:

  • iPhone Mini desde 829€;
  • iPhone 12 desde 929€.

O iPhone 12 está disponível para pré-venda no dia 16 de outubro e chega às lojas no dia 23. A versão mini chega mais tarde, com as pré-vendas a começar no dia 6 de novembro. Nas lojas só estará disponível a partir do 13 de novembro.