Energy Sistem Style 3: uma alternativa aos AirPods?

Energy Sistem Style 3: uma alternativa aos AirPods?

Os Energy Sistem Style 3 são uns auscultadores de excelente qualidade que pelo seu preço se apresentam como uma alternativa aos AirPods Pro da Apple.

João Valente
∙ 4 minutos de leitura

Recentemente tive oportunidade de experimentar os Energy Sistem Style 3, os Earphones wireless da Energy Sistem. Notando que tenho já uns AirPods Pro como meus companheiros diários há mais de um ano, tenho que assumir que fiquei surpreendido com estes Style 3.

Aqui verás uma opinião sincera da utilização destes auscultadores Bluetooth da Energy Sistem. Serão eles uma boa alternativa aos AirPods da Apple?

Design apelativo e agradável

O design dos Style 3 da Energy Sistem é elegante e agradável. Desde a própria caixa de carregamento aos auscultadores em si, as linhas são elegantes e modernas.

Energy Sistem Style 3 Caixa Unboxing
Energy Sistem Style 3

A acompanhar o design apelativo, os materiais de construção têm um toque suave e confortável. Como é visível nas imagens, os auscultadores não têm pontas de borracha, como acontece com os AirPods Pro, por exemplo, algo que faz com que possam não encaixar bem em todas as pessoas. Além disso, podem tornar-se um pouco descofortáveis ao fim de algum tempo de uso.

Na parta exterior da caixa existem quatro pequenos LEDs que indicam o seu nível de bateria bem como o nível de carregamento. Já os próprios auscultadores têm um pequeno LED que alterna entre azul e vermelho mediante se este estiver conectado a algum dispositivo ou a tentar conectar-se. Esses mesmo LEDs acabam por ser um pouco estranhos, na minha opinião, pois por vezes piscam enquanto os tenho nas orelhas.

Ainda assim, o meu balanço geral do design dos Style 3 é positivo, sendo que, pessoalmente, até os acho mais bonitos quando em uso do que os AirPods originais.

Controlos úteis e práticos

Cada um dos auscultadores tem controlos embutidos que permitem controlar o volume, pausar/reproduzir e mudar a faixa de música para a seguinte ou para a anterior.

Tenho de admitir que estes controlos são bastante úteis, contudo, enquanto não me habituei a eles, admito que se tornaram um pouco estranhos. Dei por mim a tentar ajustar o posicionamento dos auscultadores nas minhas orelhas e a ter músicas em pausa, vídeos do YouTube a começarem do ínicio ou a salterem para o seguinte. É, de facto, uma questão de hábito.

Conectividade de ponta

Em termos de ligações os Enery Sistem Style 3 surpreenderam bastante. Primeiramente porque contam com uma entrada USB-C, que vem de encontro ao futuro – podemos até ja dizer o presente – das ligações USB e facilita tendo em conta que aqui por casa já se encontram mais cabos USB-C do que Lightning.

Energy Sistem Style 3 USB-C
Energy Sistem Style 3 USB-C

Passando para as ligações wireless, estes auscultadores contam com Bluetooth 5.0, o que lhes confere boa qualidade de ligação, sobretudo a maiores distâncias. Este é um ponto bastante importante na minha utilização uma vez que muitas vezes estou em casa a fazer alguma tarefa e a ouvir música ou algum podcast enquanto me desloco entre as divisões e, com estes auscultadores, a ligação é sempre estável.

Apesar da ligação se manter mesmo quando me afasto do dispositivo ao qual os auscultadores estão ligados, senti alguns problemas de estabilidade mesmo quando estava em frente ao mesmo. Alguns soluços ou pequenas falhas foram perceptíveis sobretudo enquanto assistia a vídeos no YouTube. A sensação era de que um dos auscultadores se tinha atrasado e depois a tentou correr para apanhar o outro, causando um pouco de má experiência na visualização do vídeo.

Ainda assim, foi um acontecimento exporádico que, honestamente, não me permitiu perceber se de facto a causa seria efetivamente dos auscultadores ou de algum fator externo.

Easy Connect

Para ligar os Style 3 ao iPhone ou iPad basta abrir a caixa de carregamento e tirá-los da caixa. Assim que esse passo estiver cumprido, indo a Definições > Bluetooth, os Sytle 3 irão aparecer listados para emparelhar. No caso de já estarem emparelhados, basta tirar um deles da caixa para que se ligue automáticamente ao dispositivo onde já esá emparalhado.

Apesar de não aparecer a famosa janela pop-up dos AirPods, o emparelhamento e a ligação Bluetooth aos dispositivos é rápido e prático. Mais uns ponto positivos para estes pequenos grandes auscultadores.

Som armonioso e autonomia

A qualidade de som dos Style 3 foi outro ponto positivo e que me surpreendeu imenso quando os usei. Estes têm uma boa qualidade quando assisto a vídeos, faço chamadas ou ouço música.

Energy Sistem Style 3 vs. AirPods Pro
Energy Sistem Style 3 vs. AirPods Pro

Ainda em relação ao som, mas desta vez ao de entrada, as pessoas com quem falei em chamada afirmaram que o som do microfone é "normal" e não sentiram quaisquer ruídos ou quebra de qualidade quando alternei entre o microfone no iPhone para o dos auscultadores. Algo que também deve ser tomado em consideração.

Claro que, para quem está habituado aos AirPods Pro da Apple, sente-se a falta do cancelamento ativo de ruído, mas ainda assim, nada que se possa exigir tendo em conta o seu valor de mercado.

Autonomia dos Style 3

A Energy Sistem afirma que os seus auscultadores Style 3 têm uma autonomia de 20 horas. Na verdade, 4 horas dos auscultadores mais 16 horas da caixa de carregamento. Dada a minha utilização desfasada dos Style 3, não posso confirmar ou negar este valor, no entanto, parece-me bem aceitável e credível tento em conta os valores que estou acostumado dos AirPods Pro.

Vale a pena?

Podes encontrar os Earphones Style 3 True Wireless por valores a rondar os 35€! É um valor incrivelmente baixo tendo em conta a qualidade do produto!

Energy Sistem Style 3 Apple Logo
Energy Sistem Style 3

Considerando este valor, e todas as suas características como um design elegante, 20 horas de autonomia, ligação USB-C e Bluetooth 5.0 e, ainda, som stereo e confrontando tudo isto com o seu valor, estes auscultadores são uma excelente escolha.


Eis outros produtos que já fizemos review e que vais adorar:

A tua subscrição no iFeed foi efetuada com sucesso.
Bem-vindo de volta! Iniciaste sessão com sucesso.
Perfeito! O teu registo foi concluído com sucesso.
O teu link expirou
Parabéns! Verifica o teu e-mail e utiliza o link para iniciar sessão.