Se fizeste o upgrade para o iPhone 15 e não tinhas o iPhone 14 Pro/Pro Max, a Ilha dinâmica é um mundo novo por explorar.
Há pouco mais de um ano, aquando do lançamento do iPhone 14 Pro, a Apple surpreendeu com a introdução de uma forma cilíndrica no topo do ecrã, a Ilha dinâmica. Agora, com a chegada do iPhone 15, todos os novos modelos também têm a mesma "ilha".
O que é a Ilha dinâmica e como funciona

No iPhone 14 Pro e em todos os modelos do iPhone 15, os píxeis que rodeiam a “Ilha Dinâmica” organizam-se para dar origem a uma área cilíndrica que muda de tamanho e forma para acomodar vários tipos de alertas, notificações e interações, apresentando-se como uma espécie de hub de informações centralizado.
Deixamos-te uma lista das várias funcões da Ilha dinâmica:

Informações e alertas
- Confirmações de transação do Apple Pay
- Indicadores de privacidade quando o microfone ou a câmera estão em uso
- Transferências de ficheiros por AirDrop
- Estado de conexão dos AirPods e duração da bateria
- Estado de carregamento do iPhone e duração da bateria
- Alertas de bateria fraca
- Modo silencioso ativado ou desativado
- Desbloqueio por Face ID
- Bloqueio/desbloqueio da chave do carro
- Desbloqueio do Apple Watch
- Interações NFC
- Conexões por AirPlay
- Mudanças no Modo de concentração
- Ações de atalhos
- Modo avião/sem alertas de dados
- Alertas do cartão SIM
- Acessórios conectados
- Alertas do Find My
Atividades em segundo plano
- Direções dos Mapas passo-a-passo
- Receção de chamadas e duração das chamadas
- Tempo restante de reprodução de música
- Temporizadores ativos
- Resultados desportivos em tempo real
- Sessões de SharePlay
- Gravação do ecrã
- Gravações do dictafone
- Conexões do hotspot pessoal
É possível interagires com a Ilha dinâmica em determinados tipos de conteúdo. Por exemplo, se a "ilha" estiver a mostrar algum tipo de atividade em segundo plano, basta que lhe toques para ires diretamente para a aplicação em causa. Em certas atividades, como a reprodução de música, podes ficar a pressionar a "ilha" para abrires o widget correspondente.

Além disso, podem ser mostradas várias atividades em simultâneo. Imagina que estás a ouvir música enquanto cozinhas e ativaste um temporizador; a Ilha dinâmica divide-se em dois: uma área cilíndrica e, à direita, uma área circular mais pequena, para que possas visualizar e interagir com ambas as atividades.
Caso as animações, a determinada altura, te distraiam de algo que exija mais concentração, podes deslizar para a esquerda ou para a direita sobre a "ilha" para que ela volte à sua forma original.
A Ilha dinâmica é um dos pormenores que nos fideliza tanto como utilizadores da Apple. Trata-se de uma integração de software e hardware que torna a utilização do iPhone muito mais apelativa, ainda para mais se tivermos em conta a possibilidade de developers terceiros explorarem todo o seu potencial, o que abre a porta a novidades que a podem vir a tornar ainda melhor e mais útil.
Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed: