Eu instalei o iOS 26 Beta, e tu? Numa altura em que a Apple ultima alguns aspetos do novo sistema operativo do iPhone, bem como o dos restantes dispositivos – iPad, Mac, Watch, etc –, há quem se questione se ainda é possível voltar atrás, ao iOS 18, por exemplo.
Se instalaste a beta dos sistemas operativos da Apple, – através do Programa de Desenvolvedores da Apple ou do Programa de Betas de Software – podes sempre voltar atrás.
As versões beta do iOS e do iPadOS são conhecidas por serem instáveis, sobretudo nesta fase inicial do seu desenvolvimento. É normal encontrares apps que não funcionam bem, a bateria a durar menos, ou ver o teu equipamento sobreaquecer mesmo muito. Felizmente, dá para restaurar o teu iPhone ou iPad para a versão anterior.

Se fizeste uma cópia de segurança arquivada antes de instalar o iOS 26 Beta, consegues remover a versão de teste e repor o backup. Se não o fizeste, ainda assim podes fazer o downgrade, mas vais perder os dados e definições que tinhas antes da atualização.
Antes de leres o restante, toma atenção ao seguinte! Se também instalaste o watchOS 26 no teu Apple Watch, este deixa de ser compatível com o iPhone assim que voltares ao iOS 18. E reverter o Apple Watch não é algo que consigas fazer por ti. Nesse caso, tens mesmo de o enviar para a Apple.
Ora, como podes fazer o downgrade?
Segue os passos:
- No Mac, abre o Finder (ou a app Dispositivos Apple num PC com Windows).
- Liga o iPhone ou iPad ao computador com um cabo Lightning ou USB-C.
- Coloca o dispositivo em modo de recuperação.
- Quando aparecer a janela de diálogo, clica em Restaurar para apagar o dispositivo e instalar a versão pública mais recente do iOS ou iPadOS.
- Aguarda até o processo terminar.
Como podes entrar no modo recuperação no teu dispositivo iOS
- iPad com Face ID: Prime e larga rapidamente o botão de Aumentar Volume. Prime e larga rapidamente o botão de Diminuir Volume. Mantém o botão superior premido até o iPad reiniciar e entrares no modo de recuperação.
- iPhone XS ou posterior: Prime e larga rapidamente o botão de Aumentar Volume. Prime e larga rapidamente o botão de Diminuir Volume. Depois, mantém o botão lateral premido até veres o ecrã do modo de recuperação.
Assim, ficas livre para poder tomar a tua decisão. Não é um processo imediato, mas também não é complexo. Basta seguires os passos e teres em consideração que um backup é sempre o melhor a fazer neste tipo de situações.