iOS 18 Beta 3 - Avanços, recuos e todas as novidades
  • Home
  • Notícias
  • iOS 18 Beta 3 - Avanços, recuos e todas as novidades
Pedro Henrique Carvalho

iOS 18 Beta 3 - Avanços, recuos e todas as novidades

PUB

Setembro ainda está longe, mas a atenção está toda virada para o iOS 18 e restantes atualizações de software que a Apple disponibilizará após a apresentação dos iPhones. Para já, quem quiser testar as novidades das seguintes versões terá de se contentar com a beta de cada uma dessas. 

Com efeito, o iOS 18 beta 3 foi lançado para programadores. Com ela trouxe algumas mudanças notáveis no que respeita à personalização do ecrã principal, várias melhorias na interface, entre outros aspetos mais pormenorizados. 

Atualmente disponível para programadores, tal como referido anteriormente, espera-se que a beta 3 fique apta a ser descarregada pelo público entusiasta ainda este mês. Dessa forma, tem em atenção que, tal como advertido anteriormente, a versão para programadores é bastante instável e não recomendamos a sua instalação no teu dispositivo principal.

Agora, com a mais recente versão beta do iOS 18, é possível converter, de forma automática, os ícones de aplicações do ecrã principal para o formato Dark Mode, e vice-versa. Isto é, tal como acontece hoje com a mudança de um para outro no sistema operativo por si só, passa a ser possível ver o ícone das apps alterar-se de light para dark. Tudo, de modo automático. Ainda neste âmbito, o dark mode do ícone da aplicação de Mapas da Apple foi alterado, e ainda bem. 

Do mesmo modo, o papel de parede que vem por defeito com o iOS 18, que apresenta um efeito dinâmico, não precisa ser igual durante o dia. Com a nova beta 3, há agora uma opção para manter o papel de parede dinâmico, mas fazer com que este altere a sua palete de cores ao longo do dia

Um dos recursos já abordado no iFeed é a nova lanterna, cujos recursos inovadores são, no entanto, exclusivos dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max. Pelo menos para já, uma vez que deverão estar disponíveis nos modelos a lançar em setembro deste ano. Aqui, a alteração tem que ver com a Interface da mesma aquando da sua utilização com a Dynamic Island.

black and yellow smartphone case

Por outro lado, na aplicação Fotografias, o botão “Selecionar” passa a ser fixo no ecrã e não fica mais no topo da galeria como anteriormente. Isto é, a qualquer momento, tal como acontece hoje no iOS 17, poderás carregar nesse botão para selecionares fotos que pretendes partilhar, apagar ou mover. O mesmo aplica-se ao gesto pinch-to-zoom, que tinha sido alterado face ao iOS 17 e que voltou à sua ideologia inicial. 

Finalmente, outra novidade trazida com a nova versão tem que ver com o envio de mensagens RCS. Agora, nas Definições, na aplicação Mensagens, poderás encontrar informação adicional acerca do envio de Mensagens RCS

Do mesmo modo, o teclado de Emojis é agora maior, isto é, apresenta menos emojis de uma vez dado que estes são maiores. No Modo de Concentração, por sua vez, a aplicação das Mensagens deixa de mostrar o remetente da mensagem no momento em que as notificações são silenciadas, revelando apenas que há "mensagens recebidas".

Estas são algumas das alterações trazidas pelo iOS 18 Beta 3, que certamente trouxe ainda mais novidades por descobrir. Ainda que não sejam o tópico mais aguardado da nova versão - nomeadamente a Apple Intelligence - são recursos interessantes e melhorias que se pediam.

Fica por aí para não perderes nada acerca deste e outros tópicos.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Notícias