7 novidades que chegarão ao teu iPhone e iPad e que provavelmente não conheces
  • Home
  • Dicas
  • 7 novidades que chegarão ao teu iPhone e iPad e que provavelmente não conheces
Pedro Henrique Carvalho

7 novidades que chegarão ao teu iPhone e iPad e que provavelmente não conheces

PUB

A WWDC já foi há algum tempo, mas ainda há novidades que a Apple apresentou sobre as quais pouco se sabe – na medida em que as mesmas receberam pouco ou nenhum destaque. Contudo, isso não quer dizer que só aquilo do qual já se falou torna melhor os novos iOS e iPadOS. 

Com efeito, houve várias features ou introduções – dependendo do modo como as vês – que tornarão não só os dispositivos da Apple mais produtivos, como interessantes no uso diário. Estas são algumas que merecem destaque: 

  • Agendar o envio de mensagens: Finalmente! Já todos tivemos momentos em que pensamos em qual a razão que torna impeditivo o envio de mensagens num outro momento que não agora. Desse modo, é com as novas versões de software que isso passará a ser possível, efetivamente. Seja por causa de um aniversário que só acontece daqui a três dias e do qual te lembraste hoje, seja por um recado que ficaste de confirmar que fizeste. Não haverá mais desculpas. Esta foi um recurso pouco abordado pela Apple durante a WWDC, mas será, para muitos, uns dos mais importantes com certeza. 
  • Efeito no ecrã ao aumentar/diminuir o volume: Este foi um dos que provavelmente já conhecerás se segues o Instagram do iFeed. Agora, no iOS 18, será possível ver um pequeno efeito no ecrã ao clicar nos botões de volume. Este não é um game-changer, mas é um detalhe que só se poderia esperar algum dia observar no iPhone. Também não foi dos mais comentados durante a keynote, mas vale a pena considerar.
  • Limites de carregamento da bateria: Outro detalhe do novo iOS 18 é potencializar ao utilizador a escolha do limite máximo de carregamento da bateria do seu dispositivo – entre 85 e 95%. Esta é uma questão antiga que remonta a telefones com ecrãs a preto e branco, isto é, a partir de que ponto e até quando é que se deve carregar a bateria do telemóvel? Até aos 100% ou nem por isso? Ora, se essa é uma questão com a qual te deparas, o novo update poderá ajudar-te na tomada de decisão. Atenta, todavia, que este recurso é exclusivo dos modelos 15 e posteriores.
  • Amplitude do foco da lanterna: Se até aqui sempre pudeste pressionar no botão da lanterna para aumentar ou diminuir a intensidade da mesma, agora a Apple permite algo mais. Com o iOS 18 nos modelos 15 Pro e 15 Pro Max, os utilizadores também terão a possibilidade de alargar ou diminuir a amplitude da luz que é emitida, ou seja, se a querem mais abrangente ou direcionada para um único ponto. Ainda que possa parecer algo pouco necessário, certamente que te verás a usar esta feature mais vezes do que imaginas. 
  • Imagem mágica nas Notas: Aqui, a Apple Intelligence representa uma funcionalidade quase mágica em que, de acordo com um determinado contexto numa nota, ou num prompt dado por ti, é criada uma imagem na própria nota. Tudo de um modo simples e extretamente futurista.
  • Botão de desligar no Control Center: Ui, que detalhe tão diferenciador! De verdade! Agora, com a nova versão do iOS 18, não terás mais de perder tempo e paciência no momento em que pretendes desligar o telefone. Um novo botão estará no teu ecrã, clicável, no canto superior direito no momento em que olhares para o Control Center.
  • Redimensionar os ícones para widgets no Ecrã principal: Talvez uma das minhas favoritas. No iOS 18 será possível redimensionar o ícone da aplicação para widget com um clique, na medida em que, ao carregares em cima do mesmo para "organizar" o ecrã, terás logo várias opções à tua disposição para que o ícone passe a ser um widget e tenha o tamanho que pretendes.

Fica a par de todas as novidades da Apple aqui no iFeed:

Pedro Henrique Carvalho profile image Pedro Henrique Carvalho
Publicado a
Dicas